Banca de DEFESA: JAMILLE DE ALMEIDA FREITAS CAMPOS

DISCENTE : JAMILLE DE ALMEIDA FREITAS CAMPOS
DATA : 16/07/2024
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E GESTÃO SOCIAL (PPGDGS)

ESCOLA SEGURA: GESTÃO DA PREVENÇÃO DE INCÊNDIO E PÂNICO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REDE PÚBLICA DA PENÍNSULA ITAPAGIPANA

Gestão de risco de incêndio. Segurança contra incêndio. ARICA. Prevenção. Escola.

Este trabalho se concentrou na análise das condições de segurança contra incêndio das escolas estaduais da rede pública visando propor Tecnologia de Gestão Social para apoiar a gestão otimizada dos recursos disponíveis para prevenir e mitigar riscos de incêndio e pânico. A metodologia incluiu levantamento bibliográfico e documental, com a realização de pesquisa de campo, aplicando análise de risco do local a ser estudado, bem como entrevista semiestruturada com atores chave, por fim, foram realizadas visitas a órgãos através da Residência Social em outros estados, visando conhecer práticas de prevenção de acidentes no ambiente escolar já realizadas nessas localidades. Dessa forma, para atingir o objetivo geral foi realizado o levantamento das condições de segurança contra incêndio e pânico nas escolas/colégios da rede pública de ensino estadual através da aplicação do método semiquantitativo ARICA:2019, feita a descrição de práticas possíveis de serem desenvolvidas, com o apontamento de medidas de segurança mínimas necessárias ao local. Dentro dessa abordagem, foi proposta a elaboração da tecnologia social com a definição das ações a serem adotadas (resposta) para reduzir acidentes e potencializar a prevenção e proposição da Tecnologia de Gestão Social – Projeto Escola Segura.

Presidente - 2756971 - JAIR SAMPAIO SOARES JUNIOR
Interna - 2554465 - LUIZA REIS TEIXEIRA
Externo ao Programa - 1817597 - ADONIAS MAGDIEL SILVA FERREIRA - UFBAExterno à Instituição - VALDIR FERREIRA DE OLIVEIRA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 15/07/2024 14:53