Banca de DEFESA: RENATA DE SOUZA SANTOS DAMASCENO

DISCENTE : RENATA DE SOUZA SANTOS DAMASCENO
DATA : 24/05/2024
LOCAL: Escola de Administração

ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE (PEP) A PARTIR DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavras-chave: Educação Permanente em Saúde, Ensino-aprendizagem, Metodologias Ativas, Aprendizagem Significativa, Formação profissional.

Refletir sobre Educação Permanente atualmente, requer repensarmos as abordagens conservadoras de ensino, já que não se propõe um processo educacional conteudista, mas, um aprendizado prático e vivencial, necessário para colaboradores e usuários do sistema de saúde. Neste contexto, destaca-se a relevância da discussão dos modelos de educação permanente e dos processos de  ensino-aprendizagem já que se espera que tais programas sejam capazes de trabalhar as diversas competências possibilitando um ambiente crítico-reflexivo com impacto na prestação dos serviços. Este trabalho teve por objetivo geral analisar o programa de educação permanente de unidades de pronto atendimento (UPA’s) de Salvador, investigando a metodologia de construção atual e propondo um novo modelo de construção coletiva com adoção de estratégias de ensino-aprendizagem ativas de ensino, replicáveis para outras unidades de saúde do país. Para atingir esse objetivo, foi utilizada como principal estratégia metodológica, um estudo de caso em duas unidades de pronto atendimento da cidade de Salvador, partindo de três etapas e técnicas metodológicas: i) pesquisa documental a partir de análise de conteúdo de documentos institucionais; ii) pesquisa tipo Survey mediante a aplicação de um questionário; iii) construção de ferramentas e estratégias para aplicação do PEP nas unidades.  Essas etapas foram acompanhadas pela observação da pesquisadora, em uma amostra de análise estatística de documentos do ano de 2022, e pesquisa aplicada com uma amostra de 249 respostas. A análise dos dados foi feita a partir da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo proposta por Lefevre e Lefevre (2014) e por meio da análise de conteúdo conforme proposta de Franco (2005). O referencial teórico desta pesquisa tem como foco central o contexto histórico do SUS e os níveis de responsabilidade pela formação profissional, a análise do profissional de saúde e de seu processo formativo e a política de educação permanente incluindo o reconhecimento da mesma entre os envolvidos. Concomitantemente, analisa-se neste trabalho os diferentes modelos pedagógicos do processo de ensino e as metodologias ativas, bem como o cenário de formação profissional. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, do tipo exploratória, de cunho qualiquantitativo, com coleta e análise de dados. O resultado alcançado neste trabalho foi a construção de um guia orientador para implementação de programas de educação permanente com uso prioritário de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, contemplando a indicação dos métodos e os tipos de competência a serem trabalhadas.

Presidente - 394300 - GUILHERME MARBACK NETO
Interna - 1746035 - MARIA CAROLINA DE SOUZA SAMPAIO
Externo ao Programa - 2496302 - FRANCISCO JOSE ARAGAO PEDROZA CUNHA - UFBAExterno à Instituição - JOSÉ MANUEL MORAN - USP
Notícia cadastrada em: 28/06/2024 16:15