DESIGN INSTRUCIONAL PARA FORMAÇÃO COLABORATIVA EM AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE SALVADOR/BA
Design instrucional. Formação colaborativa. Avaliação institucional. Escola municipal. Educação infantil.
Nesta tese, desenvolve-se um protótipo de “Design instrucional crítico-dialógico” para formação colaborativa em avaliação institucional tendo como base uma escola municipal de educação infantil de Salvador/BA. Este protótipo foi desenvolvimento a partir da práxis de educadores, tendo em vista a necessidade de fomentar a construção e difusão de conhecimentos colaborativos sobre avaliação institucional que tensiona contribuir com um (re)pensar essa avaliação e sua funcionalidade, para além da perspectiva avaliativa estandardizada, que promove o controle e a regulação dos estabelecimentos de ensino por parte do Estado e considerando a carência de formação sobre avaliação educacional no âmbito da educação básica.. Optou-se, assim, pela abordagem metodológica Design Based Resarch (DBR) coadunada com a teoria da ação dialógica de Freire (1987), originando a DBR Dialógica, composta por um ciclo de quatro fases complementares. Sendo assim, realizou-se, inicialmente, pesquisa exploratória com natureza qualitativa, que possibilitou um levantamento bibliográfico sistemático, fator que propiciou maior familiaridade entre pesquisador, estudos e estudiosos que versavam sobre a temática, desencadeando, com isso, três categorias teóricas que fundamentaram a proposta formativa desenhada, a saber: design instrucional, formação colaborativa e avaliação institucional. Os dados produzidos colaborativamente entre os partícipes do estudo foram estruturados, organizados e analisados por intermédio da análise de dados crítico-dialógica. Consequentemente, demonstrou-se a relevância em se pensar e conceber espaços e tempos destinados à formação colaborativa de educadores, por meio da valorização e utilização de suas experiências, saberes e fazeres oriundos das práticas profissionais.