DMMDC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO (DMMDC) FACULDADE DE EDUCAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARCOS VINICIUS CASTRO SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS VINICIUS CASTRO SOUZA
DATA : 24/02/2025
HORA: 14:30
LOCAL: on line
TÍTULO:

DESIGN INSTRUCIONAL PARA FORMAÇÃO COLABORATIVA EM AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE SALVADOR/BA


PALAVRAS-CHAVES:

Design instrucional. Formação colaborativa. Avaliação institucional. Escola municipal. Educação infantil.


PÁGINAS: 294
RESUMO:

Nesta tese, desenvolve-se um protótipo de “Design instrucional crítico-dialógico” para formação colaborativa em avaliação institucional tendo como base uma escola municipal de educação infantil de Salvador/BA. Este protótipo foi desenvolvimento a partir da práxis de educadores, tendo em vista a necessidade de fomentar a construção e difusão de conhecimentos colaborativos sobre avaliação institucional que tensiona contribuir com um (re)pensar essa avaliação e sua funcionalidade, para além da perspectiva avaliativa estandardizada, que promove o controle e a regulação dos estabelecimentos de ensino por parte do Estado e considerando a carência de formação sobre avaliação educacional no âmbito da educação básica.. Optou-se, assim, pela abordagem metodológica Design Based Resarch (DBR) coadunada com a teoria da ação dialógica de Freire (1987), originando a DBR Dialógica, composta por um ciclo de quatro fases complementares. Sendo assim, realizou-se, inicialmente, pesquisa exploratória com natureza qualitativa, que possibilitou um levantamento bibliográfico sistemático, fator que propiciou maior familiaridade entre pesquisador, estudos e estudiosos que versavam sobre a temática, desencadeando, com isso, três categorias teóricas que fundamentaram a proposta formativa desenhada, a saber: design instrucional, formação colaborativa e avaliação institucional. Os dados produzidos colaborativamente entre os partícipes do estudo foram estruturados, organizados e analisados por intermédio da análise de dados crítico-dialógica. Consequentemente, demonstrou-se a relevância em se pensar e conceber espaços e tempos destinados à formação colaborativa de educadores, por meio da valorização e utilização de suas experiências, saberes e fazeres oriundos das práticas profissionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.447.767-** - JOSÉ KARAM FILHO - LNCC
Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS DOS SANTOS SOUZA
Externa à Instituição - CELIA TANAJURA MACHADO - UNEB
Externo à Instituição - JOSE JACKSON REIS DOS SANTOS
Externo à Instituição - JOSÉ DAMIÃO DE MELO - IFSE
Externo à Instituição - MARIA RAIDALVA NERY BARRETO
Notícia cadastrada em: 20/02/2025 10:48
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