Modelo Flipped Classroom: uma compreensão fenomenológica do modelo, no contexto de aulas de cirurgia veterinária.
Construção do Conhecimento, Sala de Aula Invertida, Fenomenologia, Analista Cognitivo, Cognição, Neurociências, TIC
O conhecimento tem sido fundamental na história da Humanidade, ao ponto de ser responsável pelas três grandes e classicamente reconhecidas revoluções do Homo sapiens: 1) Cognitiva, 2) Agrícola e 3) Científica. Na atualidade surge uma nova Revolução, desta vez Digital. No final do Século XX, a Revolução Digital representa um profundo impacto na produção e acumulação de novas informações, o que questiona e traz maior complexidade à construção do conhecimento Humano no Século XXI. Assim, torna-se ainda mais urgente a necessidade de opções para repensar o Modelo Tradicional de Ensino, em que o Flipped Classroom (FC) se apresenta como uma delas. Porém, o conhecimento que se tem do Modelo FC, de acordo com as duas investigações bibliográficas desenvolvidas nesta tese, é apresentado em um desenvolvimento superficial, suficiente apenas para fins pragmáticos. Assim, esta tese tem como objetivo observar, descrever e compreender como no Modelo Flipped Classroom se realiza o processo de ensino-aprendizagem e a construção do conhecimento a partir do Paradigma da Fenomenologia. Assim, está localizada na Linha 1 - Construção do Conhecimento: Cognição, Linguagens e Informação do Programa de Doutorado em Difusão do Conhecimento. A pesquisa empírica consistiu em um estudo de caso da experiência de utilização do Modelo FC durante um semestre em aulas de cirurgia veterinária na Universidade Católica de Temuco-Chile, com a participação de um docente e sessenta discentes. Os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante, entrevistas semiestruturadas presenciais, online e em grupos de discussão, bem como documentos (vídeo das aulas, transcrição de áudios de entrevistas, anotações do diário de campo). A interpretação dos dados baseou-se na Análise Textual Discursiva. Como “considerações ao finalizar”, com esta tese o objetivo foi alcançado, o que deu resposta à questão de pesquisa. Desse modo, é entregue o "conhecimento sobre" o Modelo Flipped Classroom, que se apresenta como uma possibilidade de cultivar e cuidar da nossa Humanidade, ao permitir a construção do conhecimento entre Homo sapiens, apesar dos efeitos da Revolução Digital.