PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA NO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA: APLICAÇÃO EM ESCOLAS DO CABULA PARA MOBILIZAÇÃO DO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA
Socioconstrutivismo. História. Geografia. Quilombo Cabula. Turismo de base comunitária.
A presente tese sob o título “Proposta Didática Baseada no Ensino de História e Geografia: aplicação em escolas do Cabula para mobilização do turismo de base comunitária”, vinculada ao programa DMMDC, tem como problema de investigação que inexiste uma proposta didática baseada no ensino de História e Geografia aplicada nas escolas municipais do Cabula, que mobilize para o turismo de base comunitária. Tendo como objetivo geral construir uma proposta didática baseada no ensino de História e Geografia nas escolas municipais do Cabula, visando a uma educação para o turismo de base comunitária. A abordagem utilizada para a construção do contexto foi o materialismo histórico dialético, por meio do método Pesquisa Aplicação, conhecido como Design Based-Research (DBR), que prevê o desenvolvimento de ciclos de aprimoramento e aplicação, ajustamento, refinamento e avaliação do protótipo desenvolvido a partir de princípios teóricos modelados e aplicados em duas unidades escolares do Miolo da cidade de Salvador. Como arcabouço teórico, adotou-se o Socioconstrutivismo como base epistemológica; os objetivos de aprendizagem dos componentes da História e da Geografia com o foco no território do Cabula; e os princípios do Turismo de base comunitária. Foram obtidos como resultados a criação de uma proposta didática baseada no Ensino de História e Geografia, enquanto uma alternativa de educação implicada no contexto do território de quilombo Cabula que sustenta a mobilização para o turismo de base comunitária. Ressaltando que o outro resultado significativo foi a validação desta proposta pelas professoras das unidades municipais.