ORGANIZAÇÕES, SISTEMAS ADAPTATIVOS COMPLEXOS E APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
Palavras-chave: Organizações. Sistemas Adaptativos Complexos. Aprendizagem. Sociocognição.
O objeto do presente estudo é a tessitura de relações entre Organizações, Sistemas Adaptativos Complexos e Aprendizagem, partindo de uma questão primeira: é possível estabelecer relação entre organizações, sistemas adaptativos complexos e aprendizagem? Para responder a questão e formular as conclusões, foi realizada pesquisa bibliográfica e autobiográfica, visto que, o recorte temático feito pela pesquisadora deu-se em razão de sua experiência profissional como educadora especializada ambientes organizacionais. A temática de estudo é relevante para o campo organizacional e educacional e a investigação teórica inédita objetivou analisar os referidos temas, com ênfase nas dimensões conceituais e históricas, para identificar seus limites e possibilidades. A análise multirreferencial permitiu combinar o referencial teórico e a experiência da pesquisadora, para desenvolver o design das relações pretendidas. A abordagem qualitativa, guiou o processo investigativo e se reflete na pesquisa bibliográfica e as suas elaborações relacionais respondem à pergunta matricial e apresentam seus limites e possibilidades, dentre elas a sociocognição. A comunicação científica foi escrita a partir das relações estabelecidas entre referencial teórico e a experiência da pesquisadora, gerando um texto próprio e apropriado.