A encenação teatral de Partiste à luz da poética de Harildo Déda.
Palavras-chave: Teatro, Harildo Déda, Partiste, Processo Criativo, Preparação de Atores.
Esta pesquisa integra a linha Poéticas e Processos de Encenação do PPGAC-UFBA e examina os procedimentos da poética do professor-encenador Harildo Déda à luz da montagem da peça Partiste, de Paulo Henrique Alcântara, dirigida pelo pesquisador. Na perspectiva metodológica de sujeito-trajeto-objeto, apresenta-se a trajetória artística do jovem encenador, seus encontros pedagógicos com o mestre, os princípios e procedimentos e as motivações para a montagem do texto. A seguir são desenvolvidas articulações teóricas da dramaturgia e das fricções texto-cena, a partir do lugar do teatro e da palavra na cena contemporânea através dos enfoques teóricos de Anne Ubersfeld, Jean Ryngaert, Renata Pallotini, Cleise Mendes em diálogo com estudos de Interseccionalidade, por meio do ponto de vista de Carla Akotirene e Winnie Bueno, devido as especificidades da montagem nesse campo de gênero e raça. Por fim, empreende-se um diálogo entre o texto dramático original e as escolhas poéticas da montagem, atravessadas por análises técnicas na construção de tópicos como: ritmo, criação de imagens, procedimentos de análise ativa do texto, exercícios para o desempenho de um papel, com base nos estudos e estratégias de encenação e atuação desenvolvidos por Harildo e suas adaptações e atualizações em função dos pontos de vista do encenador e das características e contribuições do elenco.