Banca de DEFESA: DILVAN PASSOS DE AZEVEDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DILVAN PASSOS DE AZEVEDO
DATA : 20/10/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Em formato híbrido
TÍTULO:

A COMUNICAÇÃO POPULISTA ONLINE: SUA CARACTERIZAÇÃO, SEGUIDA DO ESTUDO DE CASO DAS CAMPANHAS NO FACEBOOK DOS PRINCIPAIS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO BRASIL EM 2018


PALAVRAS-CHAVES:

populismo; retórica populista; comunicação populista; Facebook; eleições 2018.


PÁGINAS: 194
RESUMO:

Cada vez mais, líderes e partidos populistas de direita têm alcançado lugar de destaque nas democracias contemporâneas, graças ao bom desempenho nas eleições gerais e/ou regionais em diversos países. Embora essa onda conservadora possa estar relacionada a fatores conjunturais e estruturais, como questões econômicas e o ambiente político local, não se pode subestimar o papel crucial de uma comunicação política eficaz nesse contexto.

Esses líderes e partidos têm se apropriado dos recursos e da lógica das plataformas de redes sociais digitais (como Facebook, X, Instagram) em suas campanhas eleitorais. Por meio dessas plataformas, disseminam ideias, crenças e valores sem os filtros da mídia tradicional, ao mesmo tempo em que constroem, consolidam e articulam redes ativas de apoiadores.

O objetivo deste estudo é oferecer um arcabouço teórico-metodológico que contribua para a compreensão do fenômeno da comunicação populista online. Para isso, inicialmente, sistematiza-se o extenso e complexo debate acadêmico sobre a noção de populismo, destacando seus principais marcos teóricos e evidenciando dificuldades conceituais e metodológicas.

A partir dessa base, são propostas definições precisas e operacionais para os conceitos de populismo e retórica populista, alinhadas ao debate especializado contemporâneo. Em seguida, o estudo analisa como a retórica populista se articula com a lógica e as affordances das tecnologias de comunicação.

Por fim, o foco recai sobre o caso brasileiro, com o objetivo de caracterizar as estratégias de comunicação política utilizadas nas páginas do Facebook durante as campanhas dos principais candidatos à presidência em 2018, com especial atenção a Jair Bolsonaro.

As questões empíricas do estudo de caso buscaram avaliar o impacto da comunicação populista no engajamento dos usuários da plataforma. Foram coletados e analisados dados das postagens nas páginas oficiais das campanhas no Facebook, publicadas durante o primeiro turno das eleições.

A metodologia combinou análise de conteúdo categorial, voltada à caracterização das estratégias discursivas, com métodos estatísticos aplicados ao cruzamento de dados de engajamento e à comparação entre os candidatos. Assim, foi possível:

Caracterizar as ênfases de cada candidato quanto ao tipo de conteúdo e estilo de comunicação online;

Identificar os conteúdos que mais se destacaram nas campanhas;

Detectar candidatos com estilo de comunicação populista;

Comparar o desempenho comunicacional entre os candidatos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO - PUC - RJ
Externo à Instituição - RICARDO FABRINO MENDONÇA - UFMG
Externo à Instituição - SÉRGIO SOARES BRAGA - UFPR
Externo à Instituição - VIKTOR HENRIQUE CARNEIRO DE SOUZA CHAGAS - UFF
Presidente - 287712 - WILSON DA SILVA GOMES
Notícia cadastrada em: 02/10/2025 16:16
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