NARRATIVAS MODULARES E A INOVAÇÃO EM CONTEÚDOS JORNALÍSTICOS EM MEIOS DA GERAÇÃO NATIVA DIGITAL OS CASOS AGÊNCIA TATU E O POVO+
jornalismo nativo digital; inovação jornalística; narrativa jornalística; narrativas modulares; jornalismo regional
Esta dissertação objetiva compreender de que forma o jornalismo nativo digital tem gerado inovações através de suas narrativas e conteúdos, dedicando especial atenção a como isso acontece nos casos dos produtos regionais estudados: Agência Tatu de Jornalismo de Dados (AL) e O Povo+ (CE). Exclusivos do berço on-line, os meios nativos diferem dos seus antecessores que realizaram a migração do impresso à rede. No Brasil, esses perfis têm ganhado força com inovações que envolvem ativos do jornalismo contemporâneo e digital, como as narrativas modulares — forma estrutural que dá a possibilidade de conteúdos novos, combinatórios e interativos, independentemente do suporte. Partimos de um referencial teórico que discute de modo primordial (1) o jornalismo digital e a conformação da nova mídia; (2) a inovação, suas características, tipologias e seu impacto no jornalismo; (3) a narrativa como elemento da inovação, desde o contexto tecnológico até o social; (4) o jornalismo regional, local e latino-americano, juntamente com o cenário do Nordeste. O corpus de análise é formado por materiais coletados entre os dias 1 e 31 de outubro de 2023, dividido em duas etapas: a primeira, composta por um formulário elaborado de modo manual para recolher e monitorar essas produções na homepage de cada um dos produtos, totalizando 10 reportagens; a segunda, é constituída de capturas de tela do Instagram de cada perfil que, por sua vez, foram submetidas à análise e classificação de imagem pela API de visão computacional Google Vision, totalizando 195 peças. Na metodologia empírica, realizamos um Estudo de Caso unido à Análise de Conteúdo e Análise de Imagem. Os resultados indicam que (1) os perfis nativos digitais lançam narrativas inovadoras e são, de fato, inovadores ao pensarem produtos inteiramente voltados para o digital; (2) a narrativa inovadora é, sobretudo, modular, sendo inerente a uma forma e organização mais complexa dos conteúdos na internet; (3) a reportagem e o conteúdo das mídias sociais são focos de inovação narrativa, agora altamente integrados; (4) há a predominância de perfis nativos de diferentes estruturas, equipes e negócios, colocando-os como híbridos; (5) ao serem produtos regionais, eles não só confirmam a tendência de nativos especializados, mas também combatem a desinformação e os desertos noticiosos, reposicionando a mídia regional.