Os Desafios de Uma Educação Escolar Regular Para a Cultura Tradicional dos Originários do Extremo Sul da Cidade de São Paulo
Indígenas, cultura, diversidade, educação
Ao longo da História, a sociedade brasileira adquiriu como resultado de um condicionamento escolar, de um sistema que pouco se preocupou com as diferenças culturais, um estereótipo do ser indígena, ao passar do tempo criou todo um mecanismo de conservação desse modelo ilusório de indigenato através da educação escolar, na tentativa inútil de conservar o modelo nativo. Enquanto isso, destruía, ainda que de forma involuntária, toda essa cultura tradicional. Nessa visão, um belo discurso se tem ouvido por parte dos órgãos de educação, discurso sem nenhum valor efetivo, teorias não aplicáveis e que estão longe de representar o significado real da palavra educação para os indígenas, indo de encontro a sua conservação e resinificando seu indigenato, que para os originários pode representar o fim de sua cultura, portanto, o fim de seu povo. Contudo os originários do extremo sul da cidade de São Paulo, hoje, reconhecem que, se a educação um dia foi o grande inimigo de sua cultura, na atualidade pode representar uma ferramenta fundamental para a manutenção de sua existência enquanto grupo humano, ainda que com toda sua contradição. Considerando a potência de mudança que tem a escola, essa postura do grupo frente a educação regular tem se chocado com os argumentos dos que defendem a conservação de uma cultura indígena pura