Banca de DEFESA: SARAH LEMES DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SARAH LEMES DE ALMEIDA
DATA : 07/07/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Sala 308 - Pavilhão de Aulas do Canela
TÍTULO:

ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTO DE RACISMO: ESCREVIVÊNCIAS DE "UMA MENINA QUE AMAVA E NÃO GOSTAVA DO CABELO DELA"


PALAVRAS-CHAVES:

Racismo. Alfabetização. Dificuldade de escolarização.


PÁGINAS: 190
RESUMO:

Dados atuais do PNAID (2023) indicam que as taxas de analfabetismo, na faixa etária de 15 anos ou mais, são maiores entre pessoas pretas e pardas. Segundo o INEP (2024), há também uma taxa de distorção idade-série maior entre estudantes pretos ou pardos, comparadas aos estudantes brancos nos anos iniciais. Os dados são alarmantes e despertaram interesse para a realização dessa pesquisa de doutorado, que tem como objetivo geral compreender o processo de alfabetização de uma menina negra, em situação de pobreza e distorção idade-ano, moradora de uma região administrativa do Distrito Federal, em um contexto marcado pelo racismo, considerando seus movimentos de reexistência e as intervenções escolares que movimentaram sua história escolar. Os objetivos específicos consistiram: em analisar as situações de racismo e preconceitos de classe e gênero vivenciadas pela estudante em seu processo de alfabetização, à luz dos discursos do corpo técnico da escola (professores, gestores, coordenadores entre outros), rede de apoio, familiares e da própria estudante; compreender os modos de enfrentamento e reexistência presentes na história escolar da estudante diante das situações vivenciadas de racismo e preconceitos de classe e gênero; identificar e analisar as intervenções escolares que contribuíram para mudanças em sua trajetória escolar e em seu processo de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa intervenção, envolvendo o caso de uma menina. A construção da pesquisa de campo se organizou a partir de três caminhos: pesquisa documental; entrevista semiestruturada com as profissionais da escola, rede de apoio e familiares; e produções autoenunciativas com a estudante. Para pensar esse vasto campo discursivo, nos inspiramos na concepção enunciativa discursiva, dialogamos com autoras(es) que discutem educação antirracista, relações étnico-raciais, alfabetização em uma perspectiva discursiva e libertadora e medicalização. O material produzido a partir da pesquisa apontou para situações de racismo, preconceito de classe e gênero vivenciadas pela estudante ao longo da sua escolarização com base no estereótipo sobre pessoas negras e pobres. A intervenção no caso, feita em equipe, por meio de escuta sensível e mudanças de olhar para a estudante, mediações mais dialógicas em situações de conflito, organização de um trabalho pedagógico consistente e intervenções diversificadas comprometidas com a sua aprendizagem, mediações de produções textuais autorais, utilização de literatura, vídeos e imagem como representatividade e o laço de amizade com uma outra estudante foram importantes para que fosse alfabetizada. Intervenções coletivas permitiram criar estratégias diferenciadas que possibilitaram a estudante aprender, considerando as muitas formas dela dizer sobre o que lhe acontecia. Ao longo da sua história escolar, ela xingou, denunciou, escreveu sobre os incômodos e mostrou as contradições que vive, marcadas historicamente por um contexto de racismo. Esta pesquisa destaca a importância de desmedicalizar as dificuldades de escolarização, e, especificamente, os processos de alfabetização, considerando os atravessamentos de raça, gênero, classe e tantos outros marcadores que de forma desigual constituem a vida de estudantes. Por fim, aponta a importância de educação e alfabetização antirracista na formação para as relações étnico-raciais com vistas a contribuir para o processo de escolarização de todos(as) os(as) estudantes. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1813696 - ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA
Interna - 1878649 - LYGIA DE SOUSA VIEGAS
Interna - 2585621 - NANCI HELENA REBOUCAS FRANCO
Externa ao Programa - 1145643 - ELIANE SILVIA COSTA - UFBAExterna à Instituição - ADRIANA MARCONDES MACHADO - USP
Externa à Instituição - MARIA LUCIA HAGE MASINI - PUC - SP
Externa à Instituição - DENISE SILVA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 30/06/2025 15:33
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