EXPERIÊNCIA LUDO-COMPREENSIVA:
O QUE COMPREENDEM OS DOCENTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE LUDICIDADE E MEDIAÇÃO DIDÁTICA
Ludicidade. Didática. Mediação. Ensino Médio.
Esta dissertação apresenta uma investigação sobre a compreensão de docentes do ensino médio acerca da ludicidade e da mediação didática de suas práticas pedagógicas. Com base em uma abordagem qualitativa de inspiração fenomenológica, a pesquisa buscou compreender como esses elementos se manifestam no cotidiano escolar, contribuindo para o debate da didática e da formação docente voltada para práticas lúdicas. Mediante a criação metodológica da experiência ludo-compreensiva realizada como dispositivo de pesquisa, docentes foram convidados a compartilhar seus conhecimentos e reflexões sobre a ludicidade e a mediação didática em suas práticas pedagógicas. Foram utilizados como instrumentos um questionário inicial com quatro professores, uma experiência ludo- compreensiva com registro em áudio e vídeo envolvendo 21 docentes — sendo 5 da área de Humanas, 8 de Linguagens do currículo do Ensino Médio, 6 de Ciências da Natureza e 1 de Matemática — e, ao final, uma entrevista individual com quatro questões. A pesquisa pretende colaborar para o aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino médio, propondo a ludicidade como caminho para potencializar o trabalho docente, enriquecer projetos e tornar o ambiente de aprendizagem mais significativo e motivador. A investigação destacou a valorização da ludicidade no Ensino Médio, ressaltando a importância de ambientes criativos e acolhedores na escola. Apontou também a necessidade de superar o isolamento docente e de reconhecer a integralidade da vida escolar. Os resultados indicam que a ludicidade é vista como uma experiência subjetiva, individual e coletiva, essencial para a docência e mediação didática, especialmente na integração dos conteúdos programáticos. Ao reconhecer o lúdico como elemento estruturante da prática pedagógica, a pesquisa confirma seu papel na formação integral e crítica dos estudantes, estimulando a imaginação e promovendo a autonomia.