Da costa ao alto-mar: práticas de leitura literária e atividade de estudo nos anos iniciais do ensino fundamental
Prática de leitura literária. Atividade de estudo. Anos iniciais. Pedagogia Histórico-Crítica. Psicologia Histórico-Cultural.
Diante da ausência da disciplina de literatura nos anos iniciais do ensino fundamental, a leitura de literatura neste nível de ensino tem sido comumente atrelada ao componente de língua portuguesa, ao ensino de atitudes ou restrita ao deleite estético. Partindo da fundamentação teórico-metodológica da Pedagogia Histórico-Crítica, da Psicologia Histórico-Cultural e do Materialismo Histórico-Dialético, este trabalho empreendeu uma análise dos limites das compreensões hegemônicas sobre o ensino de obras literárias e realizou uma investigação teórica que teve por objetivo formular princípios pedagógicos para orientar as práticas de leitura literária para a formação da Atividade de Estudo das crianças no ensino fundamental anos iniciais. Pautada na concepção de Educação Literária (Dalvi, 2018b, 2023a), esta dissertação propôs um ensino sistemático e intencional da literatura como parte da formação omnilateral do sujeito. E, orientada pelos conhecimentos sobre a necessária relação entre conteúdo-forma-destinatário para a organização do ensino, buscou na potencial atividade-guia dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, a atividade de estudo, a inspiração para a organização do processo de ensino do conhecimento literário. Ao fazê-lo, deparou-se com a especificidade do conhecimento estético e a necessária adequação da atividade de estudo para contemplar seu ensino. No processo, conceituou como práticas de leitura literária o conjunto de tarefas e ações de ensino e de estudo, executadas por adultos e estudantes antes, durante e após o contato com o texto literário. Por fim, foram formulados quatro princípios pedagógicos voltados à formação da Atividade de Estudo das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental frente ao conteúdo literário. Esses princípios tratam: 1) da apreciação estética da obra, 2) do estudo do objeto literário, 3) do desenvolvimento da autonomia frente ao estudo do objeto, e 4) da criação literária infantil. Todos esses princípios, em conjunto, objetivam a formação da Atividade de Estudo dos estudantes dos Anos Iniciais e visam orientar o trabalho docente sem prescrever fórmulas, respeitando as singularidades de cada contexto escolar.