Geopoética do curriculo: entre delirios, um colombiam dream
Palavras-chave: Geopoética, Cátedra da Paz, pós-acordo, educação para a paz, pós-qualitativo, delírio, rizoma.
Esta pesquisa investiga a geopoética do currículo no âmbito da implementação da Cátedra de la Paz na Colômbia, explorando a interconexão entre memória, delírio e educação no período pós-acordo. A partir de uma abordagem pós-qualitativa e de uma metodologia rizomática, a tese constrói um texto-mapa que mapeia os deslocamentos, as tensões e as fugas que emergem na educação para a paz na Colômbia.
Inspirada nos postulados de Deleuze e Guattari (2004) e na noção de delírio, esta pesquisa adota o delírio como uma chave interpretativa para analisar a transformação dos espaços educativos por meio da subjetividade e da memória. Nesse sentido, a Cátedra de la Paz não é entendida como uma política pública fixa, mas como um território em disputa, onde convergem as narrativas oficiais e a resistência pedagógica.
O estudo está estruturado em quatro movimentos principais: (1) o desenvolvimento da Cátedra de la Paz e sua inserção na política educativa colombiana; (2) as experiências dos professores que implementaram a Cátedra, explorando seus delírios, fugas e resistência à homogeneização de uma cultura de paz; (3) a construção do texto-mapa geopoético, em que a escrita se torna um espaço de experimentação metodológica; e (4) a análise das narrativas curriculares como territórios em constante reconfiguração, em que a memória e a educação para a paz se desdobram de forma plural e disputada.
Por meio do personagem Virgilio Colombiano, que assumiu o papel de guia narrativo nessa jornada metodológica, a pesquisa não apenas descreve a implementação da Cátedra de la Paz, mas também abre um espaço para a reflexão crítica sobre os significados da paz na educação colombiana. A pesquisa conclui que a Cátedra de la Paz, longe de se consolidar como um dispositivo homogêneo de reconciliação, configura-se como um campo de tensões, no qual convergem os rastros do conflito, as aspirações dos professores e a constante ressignificação do currículo a partir da memória e da geopoética da educação.