DIVERSIDADE RACIAL ATRAVESSANDO O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO CMEI TERTULIANO DE GÓES
Educação Infantil. Currículo. Práticas Pedagógicas. Relações Raciais
Ao longo dos tempos foi possível testemunhar o apagamento e silenciamento que pessoas negras sofrem nos currículos da educação básica, e isso inclui a educação infantil. As pesquisas realizadas no campo da primeira etapa da educação básica não deixam dúvidas em relação a reprodução de estereótipos ofensivos, pouca ou nenhuma abordagem sobre as contribuições de povos africanos, afro-brasileiros e originários para a formação desse país e o problema relacionado à formação de professoras para essa etapa da educação básica em relação a temática racial. Entretanto, se faz pertinente rememorar essas pesquisas que trazem denúncias acerca de como se dão as relações étnico-raciais dentro de espaços de Educação Infantil, mas também é importante realizar anúncios e mostrar novas possibilidades de um fazer pedagógico. Portanto, essa pesquisa possui o objetivo geral de realizar uma análise das práticas curriculares desenvolvidas pelo CMEI Tertuliano de Góes que são voltadas para o trabalho de valorização da cultura e história africana e afro-brasileira.. Já os objetivos específicos são: são: identificar elementos no comportamento das crianças que mostrem os efeitos do trabalho voltado para as relações raciais que é desenvolvido dentro do CMEI; levantar as estratégias pedagógicas que estão sendo utilizadas pelo CMEI para trabalhar com as relações étnico-raciais; discutir o papel que os profissionais da educação exercem no trato das relações raciais dentro do CMEI; analisar as relações que são estabelecidas entre as crianças e seus pares e entre as crianças e os adultos do espaço; mostrar como que o trabalho desenvolvido reverbera dentro e fora dos muros da escola. O estudo em questão se trata de uma pesquisa empírica de natureza qualitativa, sendo o caminho metodológico escolhido para a realização da mesma enquadrada dentro do escopo do estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação participante e entrevistas semiestruturadas realizadas com as professoras do espaço. Os resultados desse estudo mostram que obtivemos avanços com a criação da Lei nº 10.639/03, apesar de ainda termos um longo caminho para percorrer, e que o CMEI Tertuliano de Góes realiza esforços para seguir o que está posto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Referencial Curricular para Educação Infantil da Rede Municipal de Salvador. Além disso, os resultados encontrados mostram que as práticas desenvolvidas pelo CMEI Tertuliano de Góes pensam essencialmente nos sujeitos que são atendidos pelo espaço: crianças negras e que são moradoras de um bairro periférico. São práticas que pensam o território do Alto das Pombas, localidade onde o CMEI Tertuliano de Góes se encontra, e demonstram uma grande parceria com a comunidade e aparelhos sociais do bairro. Foi possível compreender também que a formação docente é crucial para a realização de um trabalho intenso e sólido acerca das relações raciais e que as professoras não tiveram acesso a discussão racial na formação inicial e a formação continuada dessas profissionais aconteceu ou por conta própria ou quando elas chegaram até o CMEI Tertuliano de Góes, que é uma instituição que tem essa preocupação e promove essa formação. Portanto, chego a conclusão de que a instituição possui um compromisso social e político com o trabalho voltado para as relações raciais e realiza esforços para incorporar isso ao currículo que é praticado na instituição