Banca de DEFESA: CARLOS ANTONIO CAMILO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS ANTONIO CAMILO DOS SANTOS
DATA : 19/12/2024
HORA: 09:30
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/rosileia-oliveira-de-almeida-2
TÍTULO:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E DIÁLOGO INTERCULTURAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AS ORIGENS HISTÓRICAS E O CONTEXTO LOCAL (ALAGOA NOVA-PB) DA CANA-DE-AÇÚCAR E DA CACHAÇA DE ALAMBIQUE


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências Naturais; Educação Ambiental Crítica; Interculturalidade; Decolonialidade; Sequência Didática.


PÁGINAS: 416
RESUMO:

O caráter tecnicista e neoliberal da Base Nacional Comum Curricular faz-nos refletir sobre o currículo escolar formal e as dificuldades de contextualização do ensino de ciências naturais. As questões culturais e ambientais se encontram intrinsecamente ligadas à vida da população de Alagoa Nova, Paraíba, Brasil. Assim, é necessário incorporá-las aos currículos escolares locais. A pesquisa tem como objetivo geral investigar possibilidades de convergências teórico-metodológicas entre a abordagem da Educação Ambiental (EA), em sua corrente crítica-social, e a Educação Intercultural (EI) em perspectiva decolonial no Ensino de Ciências da Natureza (ECN), no contexto da elaboração, da validação e da aplicação de um protótipo de Sequência Didática (SD) de forma colaborativa com o(a) professor(a) de uma escola pública local, tendo por referência o processo histórico da cana-de-açúcar e da produção da cachaça de alambique. Os objetivos específicos foram: investigar as origens históricas e o contexto atual local da cana-de-açúcar e da produção da cachaça, nos aspectos culturais e ambientais; discutir possibilidades de convergências entre a EA, em sua corrente crítica-social, e a EI em perspectiva decolonial, como fundamento para o ensino de ciências naturais; validar princípios de design para o ensino de ciências naturais no 9° ano do Ensino Fundamental por meio da contextualização histórica da cana-de-açúcar e da produção da cachaça de alambique, pautadas na EI Decolonial e na EA em sua corrente crítica-social, mobilizando conteúdos em diferentes dimensões; e analisar, colaborativamente com o(a) professor(a) da turma, as contribuições da SD para a compreensão das origens históricas e do contexto atual local da cana-de-açúcar e da produção da cachaça de alambique, nos aspectos culturais e ambientais, pelos(as) estudantes. A pesquisa possuiu abordagem metodológica qualitativa, de cunho exploratório, descritivo e colaborativo, buscando aproximações com a pesquisa-ação, tendo como referencial para produção e análise dos achados a hermenêutica dialética (Minayo, 2014). Os resultados apontaram para o quanto a história local, em termos culturais e ambientais, favorece um olhar reflexivo e um aprofundamento teórico e prático frente às colonialidades do capitalismo. A elaboração, desenvolvimento e análise colaborativa da SD possibilitaram convergências teóricas e práticas a partir da tríade teórica (EA, EI e ECN) como também um olhar para a necessidade de formação continuada dos(as) professores(as) nesses campos teóricos e a urgência de políticas públicas educacionais que impulsionem mudanças nos currículos comprometidas com as premissas dessa tríade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1148606 - ROSILEIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Interno - 1052807 - BRUNO OTAVIO DE LACERDA ABRAHAO
Externo à Instituição - MARCELO ARANDA STORTTI - UNIRIO
Externa à Instituição - MARIA BETANIA HERMENEGILDO DOS SANTOS - UFPB
Externa à Instituição - AYANE DE SOUZA PAIVA - UFMT
Externo à Instituição - CELSO SANCHEZ - UNIRIO
Notícia cadastrada em: 26/11/2024 09:42
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