CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE NA EPT: o percurso formativo em uma perspectiva autobiográfica
currículo; formação de professores; autobiografia; currere; percurso formativo.
Este estudo discorre sobre currículo e formação docente no contexto do percurso formativo de dez alunos dos cursos de Licenciatura do IFSertãoPE Campus Petrolina. Partindo do pressuposto de que o percurso formativo do aluno é construído e constituído a partir de suas experiências e que estas podem se configurar como elemento determinante da sua escolha em acessar e concluir um curso de licenciatura, mesmo não sendo a sua opção inicial, tem-se como questão de pesquisa: Que experiências levaram o aluno licenciando, ao longo do seu percurso formativo, a formar-se professor, mesmo não sendo sua opção inicial de estar neste lugar? E como objetivo: compreender quais experiências levaram o aluno licenciando, ao longo do seu percurso formativo, a formar-se professor. Ancorada na fenomenologia e na bricolagem, esta pesquisa desenvolveu-se em uma perspectiva autobiográfica, com base teórica e metodológica no método currere, de William Pinar. Este método subsidiou a constituição do instrumento de pesquisa denominado de Ateliê autobiográfico: revelando experiências, desvendando a formação docente, que se refere a dois encontros de escuta, em que os alunos puderam narrar suas histórias de vida e trajetórias educacionais, partindo dos seguintes questionamentos: O que te fez vir para este lugar? Que lugar [IFSertãoPE] é este? Como você se vê no futuro? Quem é você neste lugar? O que te fez ficar neste lugar? Permitindo um processo de autorreflexão e autoconhecimento a partir de cinco momentos: acolhimento, regressivo, progressivo, analítico e sintético. As respostas dos alunos ao longo dos momentos vivenciados no Ateliê Autobiográfico permitiram inferir que o percurso formativo do aluno se revela como um processo contínuo de reconfigurações, no qual as experiências, as relações humanas e o lugar compõem tal processo. Essas reconfigurações, guiadas pelas experiências e pela atualização constante das referências, formam a base de uma formação docente que transcende a mera instrução técnica, alcançando uma compreensão mais profunda do mundo e de si mesmos. À medida que os alunos percorrem o caminho da sua formação, eles não apenas acumulam conhecimento, mas transformam-se em sua condição de professores.