CORPOS EM CENA: GÊNEROS E SEXUALIDADES NAS NARRATIVAS DOS/DAS PEDAGOGOS/PEDAGOGAS EM FORMAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA LAPA - BAHIA
Corpos, gêneros e sexualidades. Formação docente. Pesquisas pós- críticas.
O presente texto a ser submetido para exame de tese pretende discutir os sentidos que pedagogos e pedagogas em formação atribuem aos corpos, gêneros e sexualidades a partir de suas trajetórias de vida e escolarização. Das motivações aqui presentes emerge uma questão problema: Quais sentidos sobre corpos, gêneros e sexualidades são construídos pelos/pelas pedagogos/pedagogas em formação? Como objetivo geral, proponho analisar os sentidos sobre corpos, gêneros e sexualidades construídos pelos/as pedagogos e pedagogas em formação. Em seguida, outros objetivos surgem, como: a) Analisar as posições de sujeito a partir das experiências de vida dos/as pedagogos e pedagogas em formação na trajetória escolar; b) Identificar os discursos presentes sobre gêneros e sexualidades nas (auto)biografias dos participantes da pesquisa. Buscamos emergir nas teorizações pós- críticas sobre estudos foucaultianos, estudos de gênero e estudos queer. Metodologicamente será realizado discussões com pedagogos e pedagogas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no município de Bom Jesus da Lapa – Bahia, por meio de grupo focal, cujas narrativas de vida serão verificadas por meio da análise foucaultiana. Por meio das análises através das reuniões de grupo focal, percebemos que as (autobiografias em torno de corpos, gêneros e sexualidades são engendradas por discursos que permeiam o poder e instituem posições de sujeitos no cotidiano escolar e acadêmico. Tais análises provocam o questionamento: quem sou eu? Por que vim ao mundo assim?