FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: DEFESA DA FORMAÇÃO UNIFICADA E A RESISTÊNCIA ATIVA PROPOSITIVA FRENTE AS POLÍTICAS CURRICULARES ULTRANEOLIBERAIS.
Formação de Professores de Educação Física; Formação Unificada; Resistência ativa propositiva
A problemática mais geral é a situação que se encontra nesse momento histórico a Formação inicial dos professores de Educação Física, especificamente as contestações e confrontos dos setores organizados frente as políticas curriculares neoliberais e, as propostas para a Formação de Professores de Educação Física com base em um currículo unificado. Estamos nos perguntando na presente investigação: O que está sendo implementado na Formação de Professores de Educação Física, quais são as contestações apresentadas pelos setores organizados e, quais propostas para a Formação de Professores de Educação Física estão em confronto? A pesquisa será norteada pelas seguintes questões: 1) Qual o histórico da Formação de Professores de Educação Física? 2) O que diz as leis sobre a Formação de Professores de Educação Física? 3) Quais as contestações dos setores organizados mediante as políticas curriculares para Formação de Professores de Educação Física e com que argumentos? 4) Quais as proposições curriculares unificadas, para a Formação de Professores de Educação Física? Nosso objetivo geral foi investigar o que está sendo implementado na Formação Inicial de Professores de Educação Física, as contestações apresentadas dos setores organizados e suas propostas de um currículo unificado para a Formação de Professores de Educação Física. Os objetivos específicos foram: a) Apresentar o histórico da Formação de professores de Educação Física no Brasil; b) Analisar as leis que regem a Formação de Professores de Educação; c) Apresentar as contestações dos setores organizados mediante as atuais políticas curriculares para Formação Inicial de professores de Educação Física; d) Apresentar as proposições de um currículo unificado propostas pelos setores organizados para Formação Inicial de Professores de Educação Física; c) defesa da tese sobre os destrutivos ataques da política ultraneoliberal, sua expressão na formação inicial de professores de educação física e, a possibilidade de essência de superação das contradições na formação inicial de professores, em especial da Educação Física . Nossa hipótese de trabalho: As propostas que estão sendo encaminhadas pelas leis nas Instituições são um retrocesso teórico, as posições mais avançadas são as dos fóruns e Instituições que estão contestando a lei, as posições mais avançadas são as que estão baseadas em teorias críticas (pedagógica, do currículo, sobre a Educação Física). A pesquisa é de caráter bibliográfico e documental. O método de investigação que orientará o desenvolvimento deste projeto de pesquisa é fundamentado na teoria do conhecimento materialista histórico-dialética. Os procedimentos adotados neste projeto podem ser descritos em cinco etapas: 1- A pesquisa bibliográfica, sobre a História da Educação Física na Formação de Professores; 2- Análise documental das leis que orientam a Formação de Professores de Educação Física; 3- Balanço da produção do conhecimento dos trabalhos que tratam da Formação de Professores de Educação Física, do currículo, da defesa da Formação única nas dissertações e teses, e no GTT- Formação profissional e mundo do trabalho do CBCE; 4- Levantamentos dos cursos de Formação de Professores de Educação Física no Brasil, dos cursos que já fizeram a reformulação Curricular, a partir desse fazer um estudo de caso de uma proposta curricular mais avançada para Formação de Professores de Educação Física; 5- Análise documental do conteúdo do enfrentamento das entidades que estão contestando a Formação de Professores de Educação: ANFOPE, Fórum das licenciaturas ampliadas (FORLIA), MNCR, Grupo de Trabalho Temático (GTT) – Formação Profissional e Mundo do Trabalho / Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), Comitê Nacional contra as atuais DCNs da Educação Física.6- Análise da proposta do Curso Mais avançado. Para análise e tratamento dos dados coletados, utilizamos o método que nos permite estabelecer relações entre o lógico e o histórico, entre o singular, o particular e o geral. Concluímos que o movimento de resistência ativa propositiva, será mais ainda necessária na luta pelo Projeto de Formação Inicial e Continuada de Formação de professores, que vem sendo defendido historicamente pelas entidades da Educação e pela teoria pedagógica crítica, sobre formação de professores, na qual, sinaliza a consideração do projeto histórico-superador do capitalismo como referência na formação, diretrizes curriculares que superem as políticas ultra neoliberal, os fundamentos da teoria pedagógica Histórico Crítica e, a abordagem crítico superadora para a formação inicial de professores de Educação Física.