Banca de DEFESA: JOSENILSON LOPES LOLA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSENILSON LOPES LOLA
DATA : 04/11/2024
HORA: 14:30
LOCAL: RNP (Online)
TÍTULO:

UMA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE DERIVADA


PALAVRAS-CHAVES:

Discurso; Derivada; Realizações; Modelo Teórico.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Neste estudo, não estabelecemos um objetivo geral. Em vez disso, propusemos um macro
projeto de pesquisa baseado em objetivos independentes, que resultaram em três estudos
distintos, mas interconectados, que buscaram capturar a variabilidade discursiva emergente dos
diferentes repertórios mobilizados na comunicação do conceito em questão. A pesquisa foi
desenvolvida com base na abordagem qualitativa e, como procedimento metodológico para o
primeiro estudo, utilizamos as ideias do Estudo do Conceito para compreender os diversos usos
do conceito de derivada. Esta abordagem, combinada com as definições teóricas de Anna Sfard,
foi empregada como uma ferramenta de análise e produção de dados. O primeiro estudo teve
por objetivo estruturar e sintetizar as diferentes formas de comunicar o conceito de derivada,
identificadas nos artigos científicos que compõem o corpus, com a intenção de construir um
Modelo Teórico de Matemática para o Ensino desse conceito. Para compor o corpus da
pesquisa, selecionamos artigos publicados em periódicos da área de Educação Matemática, nos
quais as realizações identificadas foram categorizadas em seis panoramas: Definição formal,
Gráfica, Reta tangente a uma curva, Função derivada, Regras de derivação e Aplicações das
derivadas. A produção de dados para o segundo e terceiro estudos ocorreu durante quatorze
horas aula em uma turma composta por doze estudantes matriculados no primeiro curso de
Cálculo, sendo registrada por meio de filmagem, registros fotográficos e diário de campo. Para a
análise de dados, utilizamos o Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de
Derivada. O segundo estudo teve como objetivo identificar e caracterizar as realizações
mobilizadas pelos estudantes na transição entre os panoramas do Modelo Teórico mencionado.
Após análise do material produzido durante a execução das tarefas, concluímos que as
transições ocorreram com os propósitos de Confirmação, Verificação e Instrumental. O terceiro
estudo foi conduzido com o objetivo identificar e categorizar os conflitos commognitivos
observados na forma como os alunos transitam entre os diferentes panoramas do Modelo
Teórico. Após análise, identificamos cinco tipos de conflitos: Definição, Representacionais,
Estratégia, Linguístico e Contextual. Os resultados obtidos disponibilizam uma visão detalhada
do conceito de derivada, podendo contribuir como referência para novas pesquisas no campo da
Educação Matemática, além de auxiliar na formação de professores e produção de materiais
educativos relacionados ao ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1745317 - JONEI CERQUEIRA BARBOSA
Interna - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 287205 - GRACA LUZIA DOMINGUEZ SANTOS - UFBAExterna à Instituição - VANILDE BISOGNIN
Externo à Instituição - VINÍCIUS PAZUCH - UFABC
Notícia cadastrada em: 18/10/2024 10:13
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