Currículo da/na/para a Creche: Reflexões sobre a produção acadêmica dos Programas de Pós-Graduação em Educação das Universidades Federais Nordestinas.
Palavras-chave: Currículo. Creche. Educação Infantil. Universidades Federais. Nordeste.
Bebês. Crianças pequenas.
A presente dissertação é do tipo bibliográfica de abordagem qualitativa (Minayo, 2009; Deslauries, 1991) e visa analisar as concepções curriculares das creches pesquisadas pelos programas de pós-graduação em educação das universidades federais nordestinas. Entendendo que ainda há um desafio na delineação de um currículo para o segmento, surge o incômodo a partir de questionamentos refletidos nos encontros do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Educação Infantil, Infâncias e Crianças (GEPEICI – UFBA) em identificar o que as teses e dissertações acadêmicas têm trazido de dados e discussões sobre a temática. Os dados foram levantados em dezesseis repositórios das universidades federais nordestinas com os descritores “currículo and Educação Infantil”, “creche”, “bebês” e “crianças bem pequenas”, com o recorte temporal de 2010 a 2023. Assim, para a escrita dos capítulos teóricos, apoiamos em autores como Campos e Barbosa (2015), Santos (2017), Rosemberg (2018), Barbosa e Ritcher (2009), Oliveira (2020), Haddad (1995), Rizzo (2012), Kuhlmann Jr. (1998), Kramer
(2005), entre outros estudiosos da área de currículo, creche e Educação Infantil. Enquanto resultado da análise, foi dividida em cinco dimensões do currículo: prática pedagógica, interações e brincadeiras, o educar e o cuidar, rotina e organização dos espaços, tempos, ambientes e materiais. Como resultado das análises desses eixos das 12 pesquisas nordestinas selecionadas, sendo 6 teses e 6 dissertações, encontramos em sua maioria, pouco avanços ao que dizem respeito ao currículo da/para/a creche, permeando concepções tradicionais e assistencialistas. Enquanto ponto comum, nas 12 dissertações, as autoras apontam enquanto resolução, o investimento na formação continuada das educadoras. Para nós, concluímos que currículos descritos nas pesquisas dos Programas de Pós-Graduação em Educação das Universidades Federais Nordestinas não atendem aos direitos e às especificidades de uma educação de 0 a 3 anos de idade. Indicamos e reforçamos a necessidade da realização de mais pesquisas na área do currículo da/na/para a creche e o investimento em políticas públicas de formação para os profissionais da área.