Banca de DEFESA: ANA PAULA DE JESUS CAPISTRANO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA DE JESUS CAPISTRANO
DATA : 17/10/2024
HORA: 13:00
LOCAL: Sala Iguape - Faculdade de Educação - UFBA
TÍTULO:

LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS


PALAVRAS-CHAVES:

Concepções docentes. Linguagem escrita. Educação Infantil.


PÁGINAS: 176
RESUMO:

No âmbito de um campo polêmico de perspectivas e práticas docentes envolvendo o ensino da leitura e escrita com crianças pequenas da primeira etapa da educação básica, esta pesquisa teve o objetivo de conhecer concepções docentes relativas à abordagem da linguagem escrita na Educação Infantil na rede municipal de Feira de Santana. Em termos metodológicos, ao levar em conta o caráter subjetivo das concepções que são elaboradas pelas professoras, optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa. Quanto ao procedimento técnico de pesquisa, lançou-se mão do estudo de campo, uma vez que, in loco, busca conhecer novos fenômenos e suas relações. Da mesma forma, a pesquisa bibliográfica foi realizada com o propósito de buscar fundamentação para o debate realizado. Nesse sentido, o primeiro capítulo inicia tratando do significado do termo concepção, tematizando-o no campo da docência e, em seguida, discute-se sobre os saberes que as professoras constroem ao longo da sua trajetória pessoal e profissional. Já o segundo capítulo, contempla as discussões sobre as concepções de criança, infância e Educação Infantil, evidenciando como a linguagem escrita foi considerada na constituição desta última. A coleta de dados foi feita mediante entrevista semiestruturada com sete professoras da Rede Municipal de Feira de Santana, atuantes no Grupo 5 da Educação Infantil. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas com base na técnica de análise de conteúdo desenvolvida por Bardin. A partir das análises dos dados, foram elaborados três grupos de categorias que manifestam as possíveis concepções docentes referentes a abordagem da linguagem escrita na Educação Infantil. Como resultado da organização e análises dos dados obtidos, concluímos que os discursos das professoras do primeiro grupo demonstram o entendimento do trabalho com a leitura e escrita na primeira etapa da educação básica a partir do viés do letramento, sem associação à faceta linguística da apropriação da língua escrita. A segundo grupo engloba as docentes que demonstram conceber o ensino da linguagem escrita mediante a alta valorização dos conhecimentos pertinentes ao funcionamento do sistema de escrita, apartado da cultura da escrita. Notou-se uma possível vinculação às concepções empiristas, associacionistas que alicerçam os métodos clássicos de alfabetização. Já o terceiro e último grupo comportou os discursos docentes que indicaram a compreensão da abordagem da linguagem escrita na Educação Infantil que consideram tanto aspectos socioculturais quanto linguísticos, embora estas facetas não demonstrem estar integradas nas práticas cotidianas relatadas. Assim, conclui-se que os dados da pesquisa ratificam a complexidade e diversidade de concepções em relação aos conhecimentos referentes à cultura escrita e ao funcionamento do sistema de notação que são pertinentes a etapa da Educação Infantil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2115183 - LIANE CASTRO DE ARAUJO
Interna - 2338567 - SILVANNE RIBEIRO VELAZQUEZ
Externa à Instituição - ANA CAROLINA PERRUSI BRANDÃO
Notícia cadastrada em: 18/09/2024 10:47
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