Banca de DEFESA: MARIA CLARA DE SOUSA TAVARES

DISCENTE : MARIA CLARA DE SOUSA TAVARES
DATA : 15/07/2024
LOCAL: remota (google meet)

Corpos-repertório e diversidades culturais: educação e juventudes a partir de uma perspectiva pluriversal

Educação Pluriversal, corpos musicais, corpo-repertório, Culturas Juvenis, Música na escola.

Esta pesquisa tem sua problematização em torno das articulações entre música e corpo que emergem de estudantes de Escolas Públicas no sertão do Nordeste do Brasil, questionados a respeito de suas preferências e vivências musicais. Buscamos compreender os entrelaçamentos entre música, corpos e expressões de arte de adolescentes no espaço escolar, considerando as diversidades culturais, numa perspectiva de educação pluriversal. A relevância do estudo se refere à constância de cada um desses temas no cotidiano escolar, embora, na maioria das vezes sequer são tratados, e quando muito, tratados de forma separada, o que impossibilita uma visão integralizada e de conjunto. É um trabalho de natureza qualitativa, com o uso de questionários mistos e grupo focal, e os resultados apontaram preferência dos estudantes pesquisados por estilos musicais já mencionados na literatura como ligados à dança, protagonismo juvenil, identidade e vivências de grupo. Os resultados apontaram também o interesse pelo estudo de instrumentos musicais e canto, que associamos ao desejo de realizar na prática os repertórios internos. Além disso, identificamos uma íntima relação emocional-corporal dos jovens com seus repertórios favoritos, o que conceituamos como corpo-repertório.

Presidente - 1166900 - MARIA CECILIA DE PAULA SILVA
Interno - ***.731.595-** - MIGUEL ANGEL GARCIA BORDAS - UFBA