Banca de DEFESA: BEATRIZ VELAME RIOS CARVALHO SANTOS

DISCENTE : BEATRIZ VELAME RIOS CARVALHO SANTOS
DATA : 01/08/2024
LOCAL: FACULDADE DE EDUCAÇÃO

NARRATIVAS E MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO INICIAL NA LICENCIATURA EM FÍSICA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO

Formação de professores de Física. Rede Federal. História oral. Identidade profissional. Narrativas.

Este estudo investiga as trajetórias acadêmicas e formativas de professores de física formados em Institutos Federais, destacando a influência das experiências individuais na construção da identidade profissional. Utilizando a metodologia da história oral, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com egressos da Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Os relatos foram analisados considerando aspectos como os desafios enfrentados durante a formação, a integração entre teoria e prática, e a aplicação de políticas educacionais, como a Resolução Conselho Nacional de Educação / Conselho Pleno (CNE/CP) no 2/2015. Além disso, foi investigada a participação dos estudantes em atividades de pesquisa, extensão e iniciação à docência. Os resultados revelaram a importância de uma formação integrada entre ensino, pesquisa e extensão na preparação dos futuros professores, destacando a necessidade de uma reflexão contínua sobre as práticas educacionais nos Institutos Federais, contribuindo para uma compreensão mais ampla das experiências formativas dos professores de física e para o fortalecimento das licenciaturas na Rede Federal de Educação.

Externo à Instituição - FELIPE DA SILVA PONTES DE CARVALHO - UES-RJ
Interna - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA