Banca de DEFESA: ELISAMA DE JESUS GONZAGA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELISAMA DE JESUS GONZAGA SANTOS
DATA : 08/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/andreia-maria-pereira-de-oliveira
TÍTULO:

UMA ANÁLISE SOBRE COMO LICENCIANDAS EM PEDAGOGIA REPERCUTEM COMPONENTES CURRICULARES DE MATEMÁTICA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

 

PALAVRAS-CHAVES:

 Formação Inicial em Pedagogia. Práticas Pedagógicas. Repercussões. Ensino de matemática. 

 

PÁGINAS: 94
RESUMO:
Esta dissertação está organizada como uma coletânea de dois artigos que tomam como objeto de estudo a formação inicial em Pedagogia e os componentes referentes ao ensino de Matemática. Estabeleceu-se um objetivo para cada um desses dois estudos: o primeiro artigo teve como objetivo realizar um mapeamento sobre as produções científicas que versam sobre a matemática na formação inicial das pedagogas, professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No segundo artigo, elegeu-se como objetivo analisar o que dizem as pedagogas sobre as repercussões dos componentes curriculares de Matemática do curso de Pedagogia nas práticas pedagógicas. Trata-se de dois estudos com as seguintes abordagens metodológicas: no artigo I, o estudo teve natureza bibliográfica com uma síntese de literatura do tipo mapeamento e, no artigo II, os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes prováveis concluintes do curso de Pedagogia de modo a assegurar que já tivessem cursado os componentes curriculares relacionados com o ensino de Matemática e realizado pelo menos um dos estágios obrigatórios. Os resultados do primeiro artigo, do tipo mapeamento, apontam que o currículo do curso de Pedagogia foi o elemento com destaque nas pesquisas que evidenciam a relação da formação inicial em Pedagogia e a matemática. Por sua vez, os resultados do segundo artigo apontam que os componentes curriculares de Matemática têm repercutido de modo favorável nas práticas pedagógicas das pedagogas, mas ainda necessita de melhorias no que diz respeito à superação das lacunas oriundas da Educação Básica, sugerindo também formações continuadas como um importante elo para auxiliar pedagogas no ensino e aprendizagem de seus/suas alunas/os. Os dois estudos convergem no sentido de apontar a necessidade de continuidade nas pesquisas dentro dessa temática, bem como apresentam as formações continuadas como um importante elemento para auxiliar nas demandas formativas das pedagogas que antecedem e/ou precedem a graduação. 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA
Interna - 1335772 - REJANE DE OLIVEIRA ALVES
Externa à Instituição - CARMEN LUCIA BRANCAGLION PASSOS - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 04/07/2024 08:59
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