Banca de DEFESA: TATIANE LEMOS ALVES

DISCENTE : TATIANE LEMOS ALVES
DATA : 27/07/2024
LOCAL: on line (plataforma virtual)

PRÁTICAS DE LETRAMENTO INFORMACIONAL DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO IFSERTÃO/PE

Letramento informacional. Educação Inclusiva. Estudante com deficiência. Educação Superior.

No Século XXI, o letramento informacional é um atributo fundamental para todos, principalmente no ambiente educacional. Neste contexto, a presente pesquisa buscou responder a seguinte questão: como são desenvolvidas as práticas de letramento informacional de estudantes com deficiência no âmbito da educação superior no IFSertãoPE?. Teve como objetivo compreender as práticas de letramento informacional utilizadas pelos estudantes com deficiência na educação superior para a busca do conhecimento. Especificamente propôs identificar as estratégias de acesso à informação para atividades acadêmicas; descrever o processo de busca e uso da informação para a construção do conhecimento; analisar as práticas de inclusão relacionadas ao acesso à informação no ambiente educacional; e propor serviços e produtos de letramento informacional para a biblioteca que auxiliem a inclusão de estudantes com deficiência, bem como a permanência e a continuidade dos seus estudos, levando em consideração suas especificidades. A metodologia adotada fundamentou-se na abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O caso estudado foi o processo de letramento informacional relatado por oito estudantes com deficiência da educação superior. Os participantes foram estudantes com deficiência física, auditiva, visual e Transtorno do Espectro Autista. O lócus da pesquisa foi o Campus Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Sobre a categoria de análise Conhecimento sobre biblioteca, identificou-se que não houve nenhuma menção pelos entrevistados aos serviços e aos produtos relacionados ao letramento informacional e que existem algumas barreiras significativas para o acesso à informação. Sobre as Práticas de letramento informacional, observou-se que eles são influenciados pelo professor. Apesar de não ter as estratégias de busca e acesso à informação ainda bem desenvolvidas, os estudantes citaram como critérios de avaliação da informação. Sobre o gerenciamento e organização das informações, os entrevistados empregam abordagens distintas utilizando as tecnologias para facilitar a escrita acadêmica. Diante das falas dos discentes, entendeu-se que eles não podem tomar decisões éticas sobre o uso da informação ou desenvolver estratégias de pesquisa adequadas se não reconhecerem as implicações sociais e éticas envolvidas no processo. E, por fim, apesar dos esforços da Instituição investigada no atendimento aos estudantes com deficiência, ainda há muito a ser feito para que eles se tornem indivíduos totalmente letrados informacionalmente. Como contribuições deste estudo, do ponto de vista teórico, apresentou uma nova perspectiva dentro da temática, indicando letramento informacional acessível, de forma a ser possível reestruturar atividades para acesso, busca e uso da informação pelas pessoas com deficiência.  Do ponto de vista prático, a pesquisa colabora com a elaboração do Guia de serviços e produtos de letramento informacional para pessoas com necessidades educacionais especiais, visando ações informacionais tanto para as necessidades acadêmicas quanto para a busca de novos conhecimentos.

Presidente - ***.773.265-** - THERESINHA GUIMARAES MIRANDA - UFBA
Interna - 2353091 - FERNANDA MATRIGANI MERCADO GUTIERRES DE QUEIROZ