Banca de DEFESA: TARCISIO SANTANA GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TARCISIO SANTANA GOMES
DATA : 04/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/jairza-maria-barreto-medeiros
TÍTULO:

SAÚDE MUSCULAR EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA RENAL CRÔNICA NÃO DIALÍTICA: MARCADORES CLÍNICOS NUTRICIONAIS E DE QUALIDADE DE VIDA.


PALAVRAS-CHAVES:

doença renal crônica, sarcopenia, dinapenia


PÁGINAS: 126
RESUMO:

 

A progressão da doença renal crônica é acompanhada por múltiplas anormalidades nutricionais e metabólicas podendo gerar agravar a função renal, afetando o quadro clínico e nutricional desses pacientes. Entre os distúrbios nutricionais, destacam-se a sarcopenia e a dinapenia, termos utilizados para designar redução da massa muscular, da força muscular e do desempenho físico. OBJETIVOS: Identificar a associação de marcadores de qualidade muscular com aspectos clínico nutricionais e de qualidade de vida em pacientes com doença renal crônica não-dialítica. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal realizado no período de janeiro a setembro de 2012 com pacientes portadores de DRC, estadios 3 a 5 (estadio 5 não-dialítica), acompanhados no ambulatório de Nutrição e Nefropatias do Ambulatório Professor Francisco de Magalhães Neto. Participaram deste estudo pacientes adultos (20 e < 60 anos) e idosos (≥ 60anos), de ambos os sexos, que possuíam Clearance de Creatinina entre 89 a 15 ml/min/1,73m2. Foram avaliados indicadores antropométricos, de composição corporal, de força muscular, bioquímicos e de qualidade de vida. RESULTADOS: Os resultados apresentados permitem concluir que a sarcopenia e dinapenia são prevalentes em pacientes com DRC-ND e que, de acordo com a revisão realizada, são prognóstico de gravidade, incluindo a mortalidade. Além disso, observou-se que o ângulo de fase e a medida de FPM podem ser indicadores para avaliar a qualidade muscular nesses pacientes. CONCLUSÃO: nossos estudos reforçam a importância do acompanhamento dos indicadores nutricionais associados a qualidade muscular com o objetivo de reduzir possíveis complicações clínicas, nutricionais e do impacto em qualidade de vida em pacientes com doença renal crônica não dependente de diálise.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1107819 - ROSANGELA PASSOS DE JESUS
Externa ao Programa - 4453094 - MARIA HELENA LIMA GUSMAO - UFBAExterno à Instituição - CARLOS ALBERTO SOARES DA COSTA - UFRJ
Externa à Instituição - ERIKA VANESSA CADENA BURBANO
Externa à Instituição - LUDMILA FERREIRA MEDEIROS DE FRANÇA CARDOZO
Notícia cadastrada em: 02/10/2024 21:36
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA