Banca de DEFESA: FERNANDA SOUZA CORDEIRO

DISCENTE : FERNANDA SOUZA CORDEIRO
DATA : 24/09/2024
LOCAL: LINK DA SALA DE DEFESA: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/maria-da-purificacao-nazare-araujo-2

CONDIÇÕES DE TRABALHO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19: UM OLHAR SOBRE OS DOCENTES UNIVERSITÁRIOS

Trabalho remoto. Condições de trabalho. Professores universitários. SARS-CoV-2.

Introdução: A pandemia da COVID-19 gerou mudanças significativas na vida das pessoas e na organização do trabalho em todo o mundo. As IES figuram entre os setores, nos quais foi implementado o trabalho remoto emergencial, com novas conformações ao trabalho docente, de forma abrupta e compulsória, muitas vezes sem assistência ou qualificação tecnológica e pedagógica, podendo desencadear agravos à saúde dos docentes. As condições de trabalho remoto é um complexo construto, importante para compreender aspectos relacionadas ao adoecimento docente, cuja análise constitui-se um desafio metodológico. Objetivo: Investigar as condições de trabalho remoto emergencial dos docentes universitários durante a pandemia de COVID-19 e os fatores associados. Aspectos metodológicos: Duas abordagens metodológicas foram utilizadas: 1) Revisão bibliométrica com periódicos indexados nas bases de dados Scopus, Web of Science e Science Direct, no período de 2020 a 2023. Foram incluídos 57 estudos. Na análise, considerou-se as características metodológicas, dos autores e coautores, e dos periódicos. 2) Estudo transversal, integrante da pesquisa “Influência da pandemia da COVID-19 sobre a saúde mental e comportamento alimentar de discentes e docentes de instituições de ensino superior públicas e privadas: um estudo de coorte” – CoCASa. Foram utilizados dados autorreferidos de 2073 docentes de IES públicas e privadas das cinco regiões brasileiras, que responderam aos eixos temáticos do questionário on-line do baseline: Informações sociodemográficas; condições econômicas; caracterização e condições de trabalho na pandemia; saúde geral; estilo de vida e comportamento alimentar. O construto condições de trabalho remoto foi analisado considerando a taxionomia de Borges, et al. (2013) e a Análise de Classes Latentes (LCA).  Resultados: ). Foram produzidos dois manuscritos. O primeiro - Remote work and COVID-19: a bibliometric study of scientific production on the working conditions of university teachers - demonstrou prevalência de estudos internacionais (93%), no idioma inglês (94,7%), com primeira autoria masculina (50,9%), afiliação com IES pública (68,4%). Os desafios mais avaliados foram: saúde mental (44,2%), interação discente e docente (36,5%), ausência de recursos tecnológicos (32,7%) e adaptação pedagógica (30,8%). O segundo - II. Condições de trabalho remoto emergencial dos docentes universitários brasileiros durante a pandemia de COVID-19: uma Análise de Classes Latentes. – utilizou o modelo com cinco classes para representar o construto condições de trabalho docente remoto emergencial, pois apresentou melhores parâmetros de ajuste do modelo e a melhor interpretabilidade, assim nominadas: “condições de trabalho docente remoto péssimas” (CL1), “condições de trabalho docente remoto regular” (CL2), “condições de trabalho docente remoto aceitáveis” (CL3), “exclusivas condições de trabalho docente remoto” (CL4) e “boas condições de trabalho docente remoto” (CL5), com prevalência para cada classe de 23,8%, 31,8%, 15,1%, 5% e 24,3%, respectivamente. A análise bivariada identificou que a chance de adesão à CL2 foi significativa para os docentes com 40 anos ou mais (OR 1,43; IC95%: 1,11–1,83), com menor qualidade do sono (OR 1,72; IC95%: 1,35–2,19) e com excesso de peso (OR 1,33; IC95%: 1,04–1,71). O maior número de moradores no domicílio aumentou em 2,18 (IC95%: 1,39–3,43) as chances de adesão à CL4 e ser da região Nordeste e Norte aumentou em 1,54 (IC95%: 1,01–2,34). Estratégias de promoção à saúde docente são necessárias mediante a possibilidade de continuação dessa modalidade de ensino.

Interna - 1062817 - MARIA DA PURIFICACAO NAZARE ARAUJO
Externa à Instituição - Clarice Maria Araújo Chagas Vergara