PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGMUS) ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FABIO CARMO PLACIDO SANTOS

DISCENTE : FABIO CARMO PLACIDO SANTOS
DATA : 19/06/2024
LOCAL: Auditório do Instituto Federal da Bahia

A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DOS CORAIS DE TROMBONES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL

Corais de trombones; Prática coletiva; C(L)A(S)P; Trombone; Tuba.

Esse trabalho tem como objetivo principal discutir a importância pedagógica das práticas musicais dos corais de trombones nas universidades brasileiras. Para tanto foi realizado inicialmente uma revisão bibliográfica tendo como foco a literatura brasileira e estrangeira que aborde o tema corais de trombones. Os dados foram coletados a partir de uma pesquisa com a abordagem qualiquantitativa, de natureza aplicada, de caráter exploratória e descritiva, sendo classificada quanto aos procedimentos como bibliográfica e de levantamento. Como fundamentação teórica tivemos o Modelo C(L)A(S)P desenvolvido por Keith Swanwick onde buscamos evidenciar a utilização dos parâmetros como criação musical, apreciação, estudos de literatura, aquisição de habilidades e performance nas atividades de ensaio e apresentação dos corais. A experiência desse pesquisador com o objeto de pesquisa, possibilitou levantar hipoteticamente a necessidade de estruturar os ensaios a partir de ideias que conceituasse pedagogicamente a prática coletiva que ocorre nos corais de trombones. Durante toda a pesquisa, foi possível identificar 21 corais de trombones em atividade no país e destes é possível constatar que 15 deles estão vinculados a uma instituição pública de ensino superior e que há o curso de música na instituição. Uma parcela considerável desses grupos faz parte de atividades extensionistas sendo formados por estudantes do curso de graduação, por vezes pós-graduação, egressos e músicos da sociedade em geral. As evidências datam que desde 1990 os corais de trombones já fazem parte da vida acadêmica nas universidades do Brasil e que vários outros grupos com essas características foram criados no decorrer dos anos até os dias atuais. Embora fosse constatado a inexistência de uma sistematização para as atividades desenvolvidas durante os ensaios dos corais alguns parâmetros são utilizados de forma empírica, principalmente os que envolvem diretamente a aquisição e habilidades e performance musical. Como objeto de pesquisa tivemos 11 corais em que os participantes responderam o formulário e o coordenador foi entrevistado fornecendo dados para serem analisados e após esse estudo, pudemos afirmar a importância de estabelecer parâmetros que busquem o desenvolvimento musical dos integrantes dos corais de forma evidente, eficaz e ampla, para que o grupo como um todo obtenha uma prática musical cada vez mais eficiente.

Externo ao Programa - 1739090 - CELSO JOSE RODRIGUES BENEDITO - nullExterno à Instituição - DIEGO RAMIRES DA SILVA LEITE - UFSM
Interno - 2273377 - JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
Presidente - 1447575 - LELIO EDUARDO ALVES DA SILVA