PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGMUS) ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DANILO MACHADO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANILO MACHADO DOS SANTOS
DATA : 24/05/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma RNP - Conferência WEB
TÍTULO:

O PROCESSO COMPOSITIVO DE MICROCANÇÕES CDG: APROXIMAÇÃO ENTRE A MÚSICA E O TEXTO


PALAVRAS-CHAVES:

Musicopedagogia; Canção; Microcanção; CDG; Composição.


PÁGINAS: 135
RESUMO:

A comunicação entre os professores de Música, inserida no componente curricular Artes, e os professores dos demais componentes curriculares das áreas de conhecimento previstas pela BNCC1, frequentemente, carece de propostas efetivas para a interação entre conteúdos e procedimentos didáticos previstos como assuntos envolvidos no campo da atuação escolar. Sendo assim, as trocas entre o conhecimento geral e as especificidades musicais se apresentam frágeis. O presente trabalho se propõe a contribuir para a ampliação das possibilidades de integração entre a Língua Portuguesa, conforme falada no Brasil, e a Linguagem Musical, no contexto da Canção, por sua vez, partindo da Tonalidade. Busca-se fundir significados coerentes e consistentes entre si, obtidos pela associação entre efeitos sonoros das palavras e frases de poemas empregados como textos de canções, e efeitos rítmico-melódico-harmônicos da Música, conforme praticado no processo compositivo de Microcanções CDG (MC_CDG). Assim, o tema do estudo consiste de uma discussão pertinente à aproximação entre as linguagens que alimentam a Canção, frente a dificuldades e soluções identificadas ao longo do processo compositivo de canções criadas com base no Processo Compositivo de MC_CDG. Este documento, Dissertação de Mestrado, conta com 131 páginas organizadas em oito tópicos principais: Apresentação, Introdução; Definições Importantes; Metodologia; Caso Investigado; Análise e Discussão dos Dados; Propostas Didáticas Emergentes do Estudo e Conclusão. Sua pergunta de pesquisa é: O que se pode dizer sobre a aproximação entre a Música e Texto, no processo compositivo de MC_CDG? Concluiu-se, que o ensino do processo compositivo de MC_CDG deva ocupar-se, profundamente, com questões relacionadas à coerência entre intenções de comunicar e comunicação efetiva, particularmente, relativas à Tonicidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.686.700-** - HELENA MULLER DE SOUZA NUNES - UFRGS
Externo à Instituição - LEONARDO DE ASSIS NUNES - UFBA
Externa ao Programa - 2496793 - MARA MENEZES KROGER - null
Notícia cadastrada em: 22/05/2024 16:54
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