Banca de DEFESA: IURI ALBERTO DE JESUS SACRAMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IURI ALBERTO DE JESUS SACRAMENTO
DATA : 28/03/2025
HORA: 10:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

GERAÇÕES CONTEMPORÂNEAS: AS CLASSIFICAÇÕES DE GERAÇÕES NO MUNDO E OS ESTUDOS GERACIONAIS BRASILEIROS


PALAVRAS-CHAVES:

Gerações, Classificações geracionais, Estudos geracionais, Gerações sociais mundiais, Gerações brasileiras.


PÁGINAS: 131
RESUMO:

Esta dissertação tem como tema central as gerações contemporâneas: suas classificações no contexto global e estudos no Brasil. Destaque-se a importância acadêmica e social de compreender especificidades culturais e históricas na classificação geracional. Historicamente, a classificação das gerações foi amplamente influenciada pelo modelo norte-americano, com limitada adequação ao contexto brasileiro. A produção acadêmica internacional recente tem crescentemente criticado as imprecisões e falta de robustez metodológica na aplicação deste modelo. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou mapear e avaliar as classificações geracionais no contexto global e as especificidades dos estudos sobre gerações brasileiras. Metodologicamente, adotou-se duas revisões de escopo intituladas "Classificações geracionais nas sociedades: uma revisão de escopo." e "Nossas Gerações: Uma revisão de escopo sobre estudos das gerações brasileiras". Foram seguidas as recomendações do Manual JBI e os check lists PRISMA. Foram utilizadas as fontes de dados Scopus, Web of Science e SciELO. Não houve limite temporal inicial na primeira revisão, utilizou-se limite inicial de 2013 na segunda, e com limite final em novembro de 2024 para as duas. Dentre os resultados, além da centralidade dos fatores históricos, a pesquisa identificou seis dimensões presentes nas análises dos estudos encontrados e de notória relevância: política, econômica, social, tecnológica, cultural e natural.  Demonstrou-se a necessidade de uma abordagem que integre as dimensões mencionadas de forma sistemática e foi proposto um modelo estrutural-dinâmico multimensional para classificação de gerações. Além disso, demonstrou-se a inadequação da aplicação universal das classificações geracionais em contexto diversos daqueles para os quais foram concebidas. Isto inclui a aplicação da classificação norte americana ao Brasil. Este estudo também propôs a valorização das singularidades brasileiras nas futuras classificações geracionais. A análise dos estudos brasileiros revelou predominância de métodos quantitativos, escassez crítica de abordagens qualitativas e longitudinais, e importantes lacunas conceituais e metodológicas. As conclusões apontam para a necessidade de desenvolvimento, validação e uso de instrumentos adaptados ao contexto brasileiro. Além disso, há demanda de estudos comparativos inter-regionais e ampliação das análises comparativas internacionais, especialmente na América Latina. Ademais, ressalta-se o potencial transformador desse conhecimento, com implicações práticas em políticas públicas, gestão organizacional e estratégias de marketing, dentre outras, reforçando uma perspectiva otimista sobre o papel crítico da pesquisa acadêmica para uma sociedade inclusiva e coesa.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADALBERTO MOREIRA CARDOSO
Interno - ***.359.409-** - ANDREA VALÉRIA STEIL - UFSC
Presidente - 1631650 - DIVA ESTER OKAZAKI ROWE
Externa à Instituição - KELY CESAR MARTINS DE PAIVA - UFMG
Notícia cadastrada em: 26/03/2025 13:34
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