Banca de DEFESA: CECÍLIA OLIVEIRA BEZERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CECÍLIA OLIVEIRA BEZERRA
DATA : 28/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

REPENSANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO POR UMA PERSPECTIVA SOCIOMATERIAL: AS INOVAÇÕES EDUCACIONAIS DE FORTE MUDANÇA MATERIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Sociomaterialidade; inovação educacional; atmosfera educacional; efeitos sociomateriais; ensino-aprendizagem em administração.


PÁGINAS: 279
RESUMO:

É impossível negar a obsolescência das salas de aula que ainda retratam layouts e estruturas do século passado, presas em concepções que continuam associadas a grandes caixas contêineres com alunos sentados em fila a ouvir alguém à sua frente. Nas escolas de administração não encontramos uma realidade diferente e suas salas de aula não refletem um ambiente adequado para as demandas da administração contemporânea. A fim de repensar este contexto, esta tese tem por objetivo explicar como a sociomaterialidade sustenta e ilumina a renovação da educação em administração. No entanto, evidenciamos no campo de pesquisa uma visão limitada sobre o papel da materialidade como “meio” para a aprendizagem e quase inexistência de compreensão sobre suas questões sociais. Identificamos também uma produção acadêmica limitada e fragmentada sobre inovação educacional em ensino-aprendizagem que se restringe em pautar apenas assuntos de conteúdo e método. Portanto, este estudo buscou ancorar-se principalmente nas teorias sociomateriais e da inovação educacional, e adicionou a este arcabouço teórico pesquisas sobre atmosferas educacionais, intra-ações materiais e ambientes educacionais com seus temperamentos e climas. O percurso metodológico envolveu um estudo de caso múltiplo com 20 instituições educacionais que adotaram como estratégia de inovação educacional fortes mudanças materiais. As fontes envolvem imagens, documentos, vídeos, observações e entrevistas. Através da análise temática identificamos como as inovações educacionais de forte mudança material transformam ambientes, tipificando espaços, mudando suas atmosferas, a partir de condutores que produzem efeitos sociomateriais e renovam a aprendizagem. Todo percurso e resultados desta pesquisa está organizado na produção acadêmica de cinco artigos. O primeiro artigo teve por objetivo sistematizar e discutir a produção acadêmica sobre a materialidade do EAA, destacando a sociomaterialidade como perspectiva para o avanço de pesquisas futuras. O segundo artigo visou sistematizar a produção acadêmica sobre inovações educacionais em administração, integrando contribuições multidisciplinares que provoquem avanços em pesquisas futuras. No terceiro artigo, o objetivo envolveu explicar os efeitos da inovação educacional em EAA, a partir de uma abordagem sociomaterial. No quarto artigo, o enfoque foi explicar o que conduz as atmosferas educacionais para produção de seus efeitos, à luz sociomaterial em EAA. O quinto artigo visou explicar a relevância de inovações educacionais de forte mudança material para o desenvolvimento de habilidades e competências em administração. Os resultados reforçam a importância da perspectiva sociomaterial para renovação do ensino-aprendizagem em administração, bem como explicam as inovações de forte mudança material como estratégias compatíveis com as demandas de formação da administração contemporâneo. Esta pesquisa contribui para consolidação, renovação e ampliação da perspectiva sociomaterial em ensino-aprendizagem em administração; para consolidação, renovação e ampliação das pesquisas em inovação educacional em ensino-aprendizagem em administração; e para a prática de gestores educacionais, professores, estudantes, profissionais da arquitetura, construção civil e design e de toda comunidade acadêmica


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - LISIANE QUADRADO CLOSS - UFRGS
Externo à Instituição - ANIELSON BARBOSA DA SILVA - UFSC
Externo à Instituição - EDSON SADAO IIZUKA
Presidente - 1809654 - EDUARDO PAES BARRETO DAVEL
Externo à Instituição - MARCELO DE SOUZA BISPO - UFPB
Notícia cadastrada em: 05/03/2025 10:29
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