MATERIALIDADES DO EMPREENDEDORISMO CULTURAL: MENTALIDADE, OPORTUNIDADE E REDE EM COMUNIDADES TRADICIONAIS
Empreendedorismo, Empreendedorismo Cultural, Sociomaterialidade, Lente socio cultural
Como compreender o empreendedorismo sem considerar as materialidades que o constituem, visto que o próprio empreendimento é uma sociomaterialidade? Entender essa interação entre recursos materiais e relações sociais é fundamental para desvendar como o empreendedorismo pode gerar soluções inovadoras e resilientes, especialmente em contextos desafiadores. A pesquisa explora como a materialidade constitui o empreendedorismo cultural por meio da lente sociocultural, integrando teorias sobre empreendedorismo, empreendedorismo cultural e estudos da antropologia sobre a cultura material. A abordagem metodológica foi baseada em uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, fundamentada na autoetnografia. O campo empírico incluiu duas comunidades tradicionais e uma rede nacional de comunidades tradicionais. Como técnicas de coleta de material empírico, empregamos entrevistas autoetnográficas, observação participante, análise de documentos, além de registros visuais e audiovisuais. Esta pesquisa resultou em cinco artigos. O objetivo do primeiro artigo é revisar a produção acadêmica, destacando focos de conceitos e impactos a cerca da sociomaterialidade no empreendedorismo, propondo ainda uma "lente sociocultural", que reconhece a materialidade como viva. O segundo artigo visa explicar a materialidade da mentalidade empreendedora a partir de uma lente sociocultural, redefinindo a mentalidade como um fenômeno coletivo que emerge de interações sociais, práticas culturais e recursos tangíveis, que a partir da lente sociocultural é vista em um estado de "fluir"e constituída de três etapas: provocação, ativação e revitalização material. O terceiro artigo, tem como objetivo explicar a identificação e ação frente a oportunidades a partir de uma lente sociocultural e propõe a oportunidade como sustentada por princípios como percepção do cenário, atendimento a necessidades e estratégias materiais, que incluem o fortalecimento da memória, revitalização das relações e conexão com fluxos materiais. O quarto artigo tem por objetivo explicar a materialidade das redes empreendedoras a partir de uma lente sociocultural, identificando quatro dimensões da sociomaterialidade da rede: a intercorporeidade, a espacialidade da rede, o intercâmbio de criações materiais e o intercâmbio de potencialidades materiais. O quinto artigo é um caso para ensino que tem por propósito promover o aprendizado sobre a dimensão material e as particularidades do empreendedorismo cultural por meio de uma perspectiva sociocultural. A pesquisa inaugura uma abordagem sociomaterial no empreendedorismo cultural, explorando a materialidade na mentalidade, oportunidade e rede. Além disso, oferece uma visão inovadora do empreendedorismo cultural em comunidades tradicionais como fenômeno enraizado em práticas socioculturais.