CRIATIVIDADE PLURAL NA GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS: PRÁTICAS CRIATIVAS EM ORGANIZAÇÕES CULTURAIS
Criatividade. Criatividade Plural. Gestão de Projetos Culturais. Estudos Baseados na Prática.
Criatividade plural e gestão de projetos culturais são aspectos essenciais para a realização bem-sucedida de projetos da economia criativa. Entretanto, o campo de pesquisas, refere-se a criatividade e a gestão de forma abstrata, sem abordar efetivamente o caráter plural da criatividade na/da gestão de projetos culturais. O objetivo desta tese é compreender e discutir como a criatividade plural sustenta a prática de gestão de projetos culturais. Nesta proposta, dialogamos entre as teorias da criatividade organizacional (CO), gestão de projetos culturais (GPC) e estudos baseados na prática (EBP). A abordagem metodológica foi baseada em uma etnografia multissituada e digital, desenvolvida em um processo indutivo e reflexivo que ocorreu ao longo de três fases. As fontes de informações foram documentos, observações e entrevistas. A análise de narrativas foi utilizada para interpretação das informações. A tese é composta de cinco artigos, além da introdução, capítulo de fundamentação metodológica, discussão e conclusão. O objetivo do primeiro artigo é de consolidar uma compreensão integrada da produção acadêmica sobre a dimensão criativa e cultural da gestão de projetos proporcionando novos caminhos para pesquisas futuras. Os resultados fornecem um entendimento sobre a cultura e criatividade na gestão de projetos a partir de dois contextos: a indústria tradicional e a indústria criativa. Além disso, promovem uma estrutura de apoio para estimular e aprimorar a realização de novas pesquisas. O segundo artigo revisa, integrar e consolida a produção acadêmica sobre criatividade plural em administração. Os resultados incluem quatro categorias sobre a criatividade, que integram as pesquisas no campo e uma proposta de consolidação conceitual a partir da perspectiva sociocultural da criatividade plural. O terceiro artigo visa explicar como a criatividade plural constitui uma prática criativa estratégica na gestão de projetos culturais. Como resultados, observamos que ações criativas coletivas constituem uma prática criativa estratégia em três processos da gestão: criação, promoção e consolidação. A partir dessas ações, identificamos o motor que dá sustentação a essas práticas: a dinâmica da relacionalidade criativa. Essa dinâmica se manifesta de três formas: no jogo criativo impulsionado pelo afeto, no impulso criativo motivado pela crítica e na inspiração criativa estimulada por restrições. Concluímos que o afeto, as críticas e as restrições potencializam ações criativas quando há relações significativas, permitindo a superação das incertezas que ameaçam a realização dos projetos. O quarto artigo busca entender como a criatividade plural constitui a prática de gestão de projetos culturais. Nossos resultados relevam que as práticas de gestão são produzidas por ações criativas coletivas que ocorrem em três principais processos: criação, captação de recursos e promoção. Esses processos são baseados na prática de gestão de relacionalidade que acontece através da gestão de conexões criativas, traduções criativas e limitações criativas nos projetos culturais. Nesse contexto, a gestão atua conectando, traduzindo e conduzindo as ações criativas coletivas para a realização do projeto. O quinto artigo é um caso para ensino e visa suscitar uma aprendizagem sobre os processos desenvolvidos pela criatividade plural e sua importância para os projetos culturais. Esta tese contribuirá para o avanço no campo do conhecimento no campo da CO e GPC, ao inaugurar uma abordagem teórica da criatividade plural na gestão de projetos culturais, promovendo fundamentos renovados para a prática da gestão, contribuindo para a atualização de estudos nesse setor e no amplo campo da gestão de projetos.