Banca de DEFESA: Agnes Bezerra Freire de Carvalho

DISCENTE : Agnes Bezerra Freire de Carvalho
DATA : 29/10/2024
LOCAL: Sala 17, 3ª andar - Escola de Adminsitração

GESTÃO ESTRATÉGICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E DESIGN CURRICULAR: DESIGN-BASED RESEARCH PARA CRIAÇÃO DE EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Gestão estratégica da EaD; Design Experiencial Educacional; Design Curricular; Design-based Research

Esta pesquisa teve como objetivo criar um design de experiência de aprendizagem significativa para a formação de gestores públicos em desenvolvimento territorial, a partir da gestão estratégica da Educação à Distância (EaD). A metodologia de pesquisa se pauta no Design-Based Research (DBR), uma abordagem em que a pesquisa e a intervenção pedagógica se integram e articulam dialética e iterativamente para propor soluções para problemas educacionais complexos. Foram articulados grupos de conceitos inerentes ao universo da pesquisa, tais quais EaD, Gestão da EaD e Sistemas de EaD, Design curricular e blended-learning, aprendizagem experiencial e metodologias inovativas, design educacional e objetos de aprendizagem, design de experiência de aprendizagem e aprendizagem significativa. Os grupos de conceitos foram mobilizados buscando-se compreender caminhos possíveis para concepção de uma experiência de aprendizagem significativa para formação de gestores públicos em desenvolvimento territorial com ênfase em política habitacional. A DBR em questões foi fruto da demanda de uma parceria entre o Centro Interdisciplinar de Gestão Social e a Caixa Econômica Federal que tinha por objetivo criar um design curricular híbrido para formação dos funcionários do banco através de uma especialização Lato Sensu. Com vistas a proporcionar a construção deste curso, 04 fases da DBR foram concebidas e executadas seguindo ciclos iterativos em seu desenvolvimento: (1) Análise e Exploração; (2) Design e Construção; (3) Avaliação e Reflexão; (4) Implementação e Espalhamento. Os resultados desta DBR refletem não só o design curricular híbrido construído, mas sim um conjunto de produtos educacionais que integraram a maturação da experiência e envolvem a produção de artigos, e-books, ambientes virtuais de aprendizagem e recursos educacionais. Todo design de experiência foi sustentado a partir do conceito de gestão estratégica. Neste sentido, também é resultado desta DBR o entendimento teórico acerca da dinâmica da interação entre os sistemas de EaD, seus subsistemas e a gestão estratégica centrada no aluno. Todos os resultados indicam a convergência de temas essenciais do universo da Gestão da EaD para o desenvolvimento do campo de ensino-aprendizagem em administração, bem como para a prática da gestão da EaD em si e do exercício dos gestores públicos em desenvolvimento territorial. Como contribuição para o campo de estudos em ensino-aprendizagem em administração, discutimos a relação entre aprendizagem experiencial, metodologias inovativas, design de experiência de aprendizagem e aprendizagem significativa e inserimos estas imbricações no contexto da gestão estratégica da educação a distância, bem como explicamos a dinâmica da relação dos sistemas e subsistemas de EaD.

Externo à Instituição - LUCIANO SATHLER ROSA GUIMARÃES - CNPq
Externa à Instituição - ERICA FERREIRA MARQUES - IFBA
Externo ao Programa - 394300 - GUILHERME MARBACK NETO - nullPresidente - ***.664.780-** - TANIA MARIA DIEDERICHS FISCHER - UFBA
Interna - 1978310 - TANIA MOURA BENEVIDES