Banca de DEFESA: NAIANE ALICE CAMPOS REIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NAIANE ALICE CAMPOS REIS
DATA : 16/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

NOTIFICAÇÕES DE NÃO CONFORMIDADES COMO INDUTORAS DE MUDANÇAS EM SAÚDE: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DE LIDERANÇAS DE UM HOSPITAL FILANTRÓPICO

 


PALAVRAS-CHAVES:

Não-conformidade; Qualidade em saúde; Segurança do Paciente; Mudanças e Melhorias.


PÁGINAS: 157
RESUMO:

O objeto deste estudo são as notificações de não conformidades como uma ferramenta de auxílio à gestão para implementação de mudanças quer seja nos processos ou nas rotinas organizacionais. Não conformidade é a entrega de um produto ou serviço sem atender às especificações técnicas estabelecidas pelo cliente, pelos requisitos pré-estabelecidos de normas regulamentadoras, órgãos fiscalizadores, certificações de qualidade ou ainda pelos procedimentos das próprias organizações. Enquanto que mudança, no contexto organizacional, se caracteriza como uma modificação significativa nos processos, produtos, pessoas, estrutura ou cultura, capaz de afetar a maior parte dos integrantes da organização e que tem como princípio promover a melhoria do desempenho organizacional. Os sistemas de notificação de não conformidades são considerados importantes ferramentas da qualidade, possibilitam a identificação de falhas operacionais, razão pela qual muitas vezes são entendidos como instrumentos fomentadores de punição ao invés de serem encarados como promotores de identificação de melhorias de processo. A liderança, por sua vez, assume papel fundamental no processo de mudança cultural entre as equipes para transformar essa visão punitivista das não conformidades, à medida que promove, engaja e contribui para a participação das mesmas nas mudanças de melhoria de processos. Os líderes de saúde exercem uma função indispensável na promoção de um ambiente organizacional de atuação sinérgica em que a cultura de qualidade e segurança do paciente seja incentivada, com foco na prevenção da ocorrência de danos aos pacientes, enquanto estes estejam aos cuidados dos serviços de saúde, considerando ser este um segmento complexo e sensível que se dedica a cuidar do bem mais precioso do ser humano que é a vida. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso com abordagem híbrida como estratégia metodológica de pesquisa (quantitativa e qualitativa). Optamos por esse método por ele se limitar a investigar uma unidade hospitalar específica, buscando compreender os fenômenos sociais ali presentes, em seu contexto social. Utilizamos das fontes de evidência dos bancos de dados das notificações de não conformidades para elaboração do perfil epidemiológico da instituição e das entrevistas em profundidade realizadas com duas lideranças dos serviços diagnósticos de imagem e análise laboratorial para obtenção das suas percepções sobre o sistema de notificações de não conformidades. Nas entrevistas, investigamos as trajetórias de vida e os exercícios da liderança e como as líderes se utilizam das notificações de não conformidades para implementação de mudanças com foco na melhoria dos processos e promoção da qualidade e segurança dos serviços prestados. Os resultados demonstraram que o sistema de notificação de não conformidades é uma importante ferramenta de auxílio aos líderes na identificação de oportunidades potenciais de mudanças que possam resultar em melhorias para os processos, mas para ser reconhecido como tal a instituição de saúde precisa fomentar uma cultura organizacional voltada para o processo de mudança, investindo em programas de formação do líder, principalmente aqueles recém ingressos na função; em capacitação e desenvolvimento dos seus líderes em ferramentas da qualidade e ciclos de melhorias.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1289633 - ANDRE LUIS NASCIMENTO DOS SANTOS
Interna - 3084178 - ANDREA CARDOSO VENTURA
Interno - 1745263 - ERNANI COELHO NETO
Externo à Instituição - PAULO LISBOA BITTENCOURT - EBMSP
Notícia cadastrada em: 03/10/2024 10:24
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