PPGENF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E SAÚDE (PPGENF) ESCOLA DE ENFERMAGEM Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: IVANA SANTOS PINTO

DISCENTE : IVANA SANTOS PINTO
DATA : 06/10/2023
LOCAL: Escola de Enfermagem UFBA Sala 3

AQUISIÇÃO DE MAESTRIA PELA CUIDADORA PARA A CONTINUIDADE DO CUIDADO APÓS ALTA HOSPITALAR

Cuidadores; Cuidado transicional; Continuidade do cuidado; Transição do hospital para o domicílio; Enfermagem

As cuidadoras que prestam cuidados de transição a pessoas com dependência funcional requerem o domínio de competências que garantam o sucesso da continuidade dos cuidados, este domínio do cuidado requer intervenções de enfermagem para apoiar a cuidadora. O estudo tem como objetivo compreender aspectos do desenvolvimento da maestria da cuidadora para a continuidade do cuidado após a alta hospitalar. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, realizada em um hospital universitário de Salvador, Bahia, Brasil, entre julho e dezembro de 2022, com quatorze cuidadores de pessoas com dependência funcional que preencheram os critérios de inclusão. A coleta de dados foi realizada em três fases interligadas; na primeira fase houve análise documental (formulários utilizados pela pesquisa matriz) das pessoas sob os cuidados e respectivos familiares/cuidadoras responsáveis, colhendo dados sociodemográficos, de saúde e aspectos que influência a continuidade do cuidado; na segunda e terceira fases foram realizadas ligações telefônicas para convite a participar da pesquisa e aplicação de questionário semiestruturado para as cuidadoras participantes ao final do acompanhamento da pesquisa matriz, para identificar aspectos sobre a aquisição da maestria. Os dados foram organizados através do software Web Qualitative Data Analysis, analisados pela análise de conteúdo temática e discutidos à luz da Teoria das Transições proposta por. Afaf Meleis. As cuidadoras foram mulheres, majoritariamente casadas, moradoras do interior da Bahia, em zona urbana, portadoras de doença crônica, em uso de medicamento, apoiadas de alguma forma por familiares. Todas cuidavam de pessoas com dependência para atividades de vida diária, algumas em uso de gastrostomia. Receberam durante o internamento orientações e treinamentos para os cuidados e foram acompanhadas por telefone após a alta. Cuidadoras com menos experiência de cuidado necessitaram de mais ligações para adquirirem maestria. Apenas duas cuidadoras não se sentiram situadas e engajadas nesse novo papel por diversos motivos, não alcançando a mestria. Os cuidados de transição são essenciais para a continuidade dos cuidados. Fornece suporte necessário ao longo do internamento e após a alta favorece a aquisição da maestria em cuidadoras engajadas.

Presidente - 1107303 - LARISSA CHAVES PEDREIRA SILVA
Externa ao Programa - 342475 - MARIA RIBEIRO LACERDA - UFBAExterna ao Programa - 2425343 - JULIANA BEZERRA DO AMARAL - UFBA
Notícia cadastrada em: 03/07/2024 12:24