CORPO DESMANCHADO Outras configurações emergidas do nexo corpo/matéria
Arte Matérica. Body Art. Estudos da Performance. Pesquisa Transdisciplinar.
O Objeto de Estudo que a presente pesquisa acadêmica se propõe interrogar centra-se nas relações fáticas e conceituais que se estabelecem entre uma determinada matéria plástico-visual e o corpo de um sujeito performador, observadas a partir das interações levadas adiante por coletivos de artistas. Trata-se, portanto, de uma pesquisa transdisciplinar que coloca em diálogo as áreas das Artes Visuais e Artes do Movimento, em atravessamento com o campo de Estudos da Performance (modalidades de acionismo artístico, tais como a Body Art, Situacionismo, Art Process). A noção de "Corpo Desmanchado" que intitula a Tese deve-se compreender como uma figura alegórica em virtude da qual se discutem as alteridades formais e comportamentais que advêm do remanejamento de materiais, objetos e suportes de índole diversa, viendo operar como dispositivos de mediação entre uma entidade corpórea e outra de natureza matérico-objetal. Por essa via, se estabelecem distinções relativas às "configurações-outras" que emergem de tal nexo conectivo, levando a atenção para as categorias de análise que permitem refletir criticamente sobre a forma(ta)ção de construtos artísticos de natureza inédita. A delimitação epistêmico-metodológica utilizada para abordar o Objeto de Estudo se ajusta às atuais discussões locadas no domínio da Pesquisa em Artes (Prática como Pesquisa; Ciclo de Pesquisa-Ação). O percurso investigativo segue a estratégia da "Escritura Performativa" (inscrição em múltiplos suportes), dentro da qual tem desempenho relevante a postagem de registros imagéticos tais como as fotografias, imagens retiradas da rede informática, frames de vídeos, hipervínculos. Em razão do antedito, espera-se que o leitor desta tese (espaço da recepção) tenha um engajamento ativo perante as múltiplas vias de acesso que a escrita disponibiliza. O corpus integral do texto distribui os tópicos a serem problematizados em quatro capítulos; a saber: no primeiro se discutem os aspectos relacionados com o nexo corpo/matéria, expressos no título e subtítulo que rotulam a tese. No segundo se observam as complexidades relativas a práticas artísticas de caráter processual (formação de uma obra em trânsito) a partir de uma perspectiva histórica, estética e biopolítica. O terceiro centra-se na produção autoral do visualista-performador francês Olivier de Sagazan, aguçando a discussão relativa aos procedimentos de “transfiguração” (Transfigurations Clay), toda vez que a fisionomia do corpo do artista vê-se alterada pelo uso exacerbado da matéria-argila. No quarto tem lugar uma elaboração retrospectiva dos processos de criação implementados para a realização do projeto “Lab Corpo Desmanchado” (graduandos EBA, pós-graduandos PPGAV, artistas convidadas); nela adquirem relevância os registros documentais obtidos ao longo do percurso investigativo, com destaque para as capturas foto e videográficas obtidos pelos discentes, produção de material fílmico (Vídeo-Dança), enquetes e rodadas de conversa, experiências imersivas desenvolvidas em espaços eco-performativos (Estudos de Campo).