FELICIDADE NA TELA: NARRATIVAS (RE)ENCENADAS NO INSTAGRAM
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Cada período histórico é caracterizado por um modo singular de lidar com a vida, de se relacionar com o outro, com o cotidiano, de ser feliz e de sofrer, enfim, um modo particular de “ser eu”. Essa perspectiva nos instiga a pensar sobre a apresentação da felicidade na contemporaneidade. Partindo dessa consideração, este trabalho buscou conhecer algumas maneiras pelos quais as pessoas expressam a felicidade através do Instagram, ou dito de outro forma, como a felicidade é apresentada nessa rede, destacando seu aspecto dinâmico e multifacetado. Para isso, foram analisadas imagens públicas (e seus metadados: legendas, hashtags, comentários, etc.) marcadas com a hashtag #felicidade no Instagram. Defende -se que o Instagram é um espaço privilegiado para a investigação dos modos contemporâneos de ser, de mostrar-se e de sentir, afinal, acessar a essa plataforma, publicar imagens ou reagir a publicação de outros, são práticas que fazem parte da rotina de muitas pessoas. Dentre as variadas formas de apresentação da felicidade no Instagram, esse estudo destacou: o corpo próprio; comida à mesa, narrativas de trajetória com adoecimentos; intimidade referente a relacionamento amoroso entre casais, e aniversário. Observou-se que o aspecto conversacional, a dimensão estética, e as narrativas sobre si mesmo perpassam essas formas de apresentação da felicidade no Instagram. Enfim, questiona-se se a felicidade não só é apresenta nas publicações de imagens, mas também se constitui aí, enquanto uma experiência de si diante do olhar do outro.