PGGEOFISICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOFÍSICA (PGGEOFISICA) INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MISAEL POSSIDONIO DE SOUZA

DISCENTE : MISAEL POSSIDONIO DE SOUZA
DATA : 31/05/2024
LOCAL: Instituto de Geociências

Filtragem do ground-roll utilizando análise espectral singular e frequência instantânea – Aplicação em dados sísmicos 3D da Bacia do Recôncavo

Os métodos sísmicos constituem no imageamento da subsuperfície sendo ainda o principal método geofísico e indireto nas etapas iniciais e/ou de monitoramento na exploração de hidrocarboneto. Os dados sísmicos terrestres tridimensionais são em essência ruidosos, sendo a filtragem de ruídos uma etapa fundamental no processamento de dados sísmicos, em especial a atenuação do ruído de rolamento superficial, ou ground-roll. As últimas tecnologias de aquisição sísmica ortogonal tem possibilitado o processamento 3D em domínios especiais, onde um exemplo bem conhecido é o lanço cruzado, ou Cross Spread, cujo cruzamento ortogonal de linhas receptoras e de tiro formam um sub-volume de dados multi-dimensionais onde as reflexões sísmicas tornam-se hiperboloides e ruídos lineares, cônicas, contendo um traço por cela. Nesse domínio, a aplicação de metódos de filtragens tridimenssionais conseguem explorar as características geométricas gerando resultados melhores. Adicionalmente, méto dos de filtragem que se baseiam na decomposição SVD tem-se tornado bastante presentes na literatura, com diversas aplicações, as quais promovem melhorias expressivas nos dados filtrados, em especial o método Análise de Espectro Singular ou Singular Spectrum Analysis. Neste trabalho, desenvolvemos uma metodologia que combina a técnica SSA com o atributo sísmico de frequência média instantânea para filtragem do ground-roll e ruídos aleatórios. A metodologia permite decomposição do sinal e o cálculo do atributo de frequência em cada componente, levando a uma filtragem por banda de frequência a qual considera as características geométricas do ground-roll, onde é aplicado um mute para valores de frequência abaixo de um valor predeterminado. O sinal é recuperado após o empilhamento das componentes seguida da correção de NMO e um refinamento multicanal usando um algoritmo recursivo e iterativo SSA gerando os dados filtrados. Além disso, para melhorar a coerência lateral dos refletores, propomos uma extensão do algoritmo iterativo recursivo para um caso multicanal, o qual é aplicável em um tiro, ou família comum de traços sísmicos de ponto médio, após a correção NMO. O algoritmo é capaz de separar as componentes de baixa frequência do sinal atrávez das recursões com a adição do número de canais, o que reforça as amostras com maior coerência lateral, fazendo a estimativa do que não possui coerencia a ser subtraído do sinal original. Para ilustrar a metodologia desenvolvida, mostramos sua aplicação em dados organizados no domínioCross-Spread, focando na atenuação do groundroll . Os resultados numéricos utilizando dados reais tanto para um CMP quanto para um dado tridimenssional mostram a eficácia da metodologia proposta para atenuação do ruído coerente e do ground-roll, o que pode ser observado nos espectros de amplitude e fase e na razão sinal-ruído.

Interno - 1150068 - AMIN BASSREI
Interno - 2408535 - MICHELANGELO GOMES DA SILVA