A TEORIA DO TRANSPORTE ÓTIMO APLICADA AO ESTUDO DE SISTEMAS DE FUNÇÕES ITERADAS
Medidas estacionárias. Distância de Wasserstein. Skew Products.
Este trabalho consiste em um estudo sobre Sistemas de Funções Iteradas que contraem em média, utilizando conceitos e resultados da Teoria do Transporte Ótimo para essa análise. Para fundamentar a discussão, foi necessário revisitar noções como espaços métricos completos, topologia fraca-*, além de conceitos da Teoria da Medida, Teoria Ergódica e Teoria da Probabilidade. Dentro desta última, são exploradas as noções de cadeias de Markov homogêneas e de medidas estacionárias associadas a essas cadeias.
Com base nesses conceitos preliminares, define-se o acoplamento ótimo, demonstrando-se que, sob certas condições, a existência de tal acoplamento é sempre garantida. Introduz-se também a distância de Wasserstein, a qual desempenha um papel essencial nos resultados subsequentes.
Munido das ferramentas da Teoria do Transporte Ótimo, o trabalho investiga as medidas estacionárias de Sistemas de Funções Iteradas que contraem em média, provando que, nesse contexto, há existência e unicidade de uma medida estacionária, além de se obter estimativas para seus momentos de ordem q. Por fim, os conceitos desenvolvidos são aplicados ao estudo de skew-products que possuem fibras contrativas, mostrando-se que tais sistemas admitem uma única ``medida estacionária'' com suporte limitado.