PGMAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA (PGMAT) INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARCOS AURÉLIO EUSTORGIO FILHO

DISCENTE : MARCOS AURÉLIO EUSTORGIO FILHO
DATA : 31/10/2024
LOCAL: Auditório do Instituto de Matemática e Estatística

Estimação Bayesiana nos Modelos com Respostas Distais em Análise de Sobrevivência

Métodos Bayesianos, Análise de Classes Latentes, Modelos com Respostas Distais, Análise de Sobrevivência.

Modelos de respostas distais englobam metodologias para estimar o efeito de variáveis latentes sobre desfechos observados na presença de outros preditores observados, o que aumenta a complexidade matemática dos modelos. Técnicas recentes procuram estimar o efeito de classes latentes sobre desfechos distais de duas maneiras: incorporando erros de mensuração diretamente na modelagem (uma etapa) ou utilizando regras de classificação para alocar indivíduos em classes e, em seguida, tratar essas classes como preditores observados em um modelo estrutural (três etapas). Embora o método de uma etapa seja mais robusto, ele é frequentemente preterido devido à sua complexidade, que exige a re-estimação de parâmetros sempre que novas variáveis são incluídas. O método de três etapas, por sua vez, tende a subestimar os efeitos dos preditores latentes. Grande parte da pesquisa sobre a estimação de efeitos de classes latentes está focada em desfechos contínuos ou categóricos. No contexto de análise de sobrevivência, há poucas abordagens frequentistas para a estimação simultânea em modelos com desfechos distais. Este trabalho propõe uma alternativa usando inferência bayesiana para estimar efeitos de variáveis latentes em respostas do tipo tempo até o evento, permitindo a inclusão de incertezas e maior flexibilidade na estimação. A metodologia proposta foi aplicada em dados reais do projeto (PrEP1519), com o intuito de estudar o efeito de comportamentos de risco no tempo até a primeira descontinuidade do tratamento preventivo ao HIV em adolescentes. Estudos de simulação foram realizados para avaliar as propriedades dos estimadores do Método Bayesiano Modal Simplificado (BSM) e do Método Bayesiano Simultâneo (BS), ambos propostos nesta dissertação para análise de respostas distais definidas por tempos de falha censurados. Os resultados dos estudos de simulação indicam que o método Bayesiano Simultâneo (BS) reduz significativamente o viés na estimação do efeito associado às classes latentes no desfecho distal. Além disto, este método também permite a inclusão de preditores observados adicionais no modelo.

Presidente - 2195844 - LEILA DENISE ALVES FERREIRA AMORIM
Interna - 287722 - ROSEMEIRE LEOVIGILDO FIACCONE