|
Dissertações |
|
1
|
-
LOURIVALDO LACERDA DA CUNHA FILHO
-
Lugares Geométricos na Educação Básica: uma Proposta de Ensino com o Aporte do GeoGebraBook
-
Orientador : ANDRE LUIS GODINHO MANDOLESI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDRE LUIS GODINHO MANDOLESI
-
VINICIUS MOREIRA MELLO
-
ADRIANO PEDREIRA CATTAI
-
Data: 23/01/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho trata-se de uma proposta de ensino sobre o tema Lugares Geométricos, voltada para professores da Educação Básica, e elaborada com o auxílio do software GeoGebra e da plataforma online GeoGebraBook. Contextualizada e interativa, tal proposta busca, através da Investigação Matemática e dos recursos da Geometria Dinâmica, explorar o tema em questão, de maneira gradual e amena, sem perder de vista o rigor matemático, e colocando o leitor (professor/aluno) como agente ativo no processo de aprendizagem. Procurou-se dividi-la em duas partes: uma que atendesse ao Ensino Fundamental, composta dos lugares geométricos básicos (circunferência, mediatriz, bissetriz, par de paralelas e arco capaz), além do método dos lugares geométricos e dos pontos notáveis de um triângulo (circuncentro, incentro, baricentro e ortocentro); e a outra, que atendesse ao Ensino Médio, referente ao estudo das cônicas (elipse, hipérbole e parábola), explorando de maneira didática suas respectivas definições, elementos, excentricidades, bem como as formas de construção e, também, o método dos lugares geométricos.
-
Mostrar Abstract
-
The present work is a teaching proposal about the theme of Geometric Loci, aimed at Basic Education teachers and developed with the assistance of the software GeoGebra and the online platform GeoGebraBook. Contextualized and interactive, this proposal seeks, through Mathematical Investigation and Dynamic Geometry resources, to explore the theme in question gradually and softly, without losing sight of mathematical rigor, and placing the reader (teacher/student) as an active agent in the learning process. It was divided into two parts: one addressing Elementary Education, composed of basic geometric loci (circle, perpendicular bisector, angle bisector, pair of parallel lines, and arc capable), as well as the method of geometric loci and the notable points of a triangle (circumcenter, incenter, barycenter, and orthocenter); and the other addressing High School, related to the study of conics (ellipse, hyperbola, and parabola), exploring their respective definitions, elements, eccentricities, as well as construction methods, and also the method of geometric loci. It is worth noting that the work was substantially developed in the field of Synthetic Geometry, where, through the properties of geometric figures and the relationships between their elements, the beauty of Geometry is highlighted.
|
|
2
|
-
GILBSON JOSE VELASCO SOUZA FILHO
-
CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASEADAS NO DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CONJUNTOS E ANÁLISE COMBINATÓRIA
-
Orientador : MARIANA CASSOL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELAINE FERREIRA ROCHA
-
GRACA LUZIA DOMINGUEZ SANTOS
-
MARIANA CASSOL
-
Data: 14/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A dissertação tem como objetivo principal descrever e propor práticas inclusivas para o ensino de Conjuntos e Análise Combinatória, fundamentadas nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). O enfoque da proposta é construir e desenvolver práticas pedagógicas inclusivas para o ensino de Matemática, considerando a diversidade presente em sala de aula. O trabalho inicia com uma introdução sobre o tema da inclusão escolar, abordando as definições de adaptação, legislações pertinentes e a importância do DUA, juntamente com os princípios e diretrizes que orientam sua aplicação em sala de aula. Destaca-se também o papel crucial do professor de Matemática no processo de inclusão.
Após a contextualização do DUA, o trabalho concentra-se nas propostas pedagógicas para o ensino de Conjuntos e Análise Combinatória no Ensino Médio. Isso inclui a elaboração de materiais didáticos e o planejamento de práticas variadas para aplicação em sala de aula. O texto destaca a importância da observação constante da dinâmica entre o ensino e a aprendizagem por parte do professor, avaliando a compreensão dos estudantes, a pertinência dos exemplos e os problemas apresentados. Conforme preconizado pelo DUA, a participação, a motivação e o engajamento dos estudantes são cruciais para garantir a efetividade do processo de aprendizagem.
O desenvolvimento do trabalho explora como as propostas pedagógicas podem facilitar o ensino e aprendizagem de Matemática para todos os estudantes, possibilitando a compreensão de conceitos, resolução de problemas e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no cotidiano. Conclui-se que as propostas apresentadas podem servir de inspiração para outros professores, contribuindo para a promoção da aprendizagem inclusiva de todos os estudantes, independentemente de serem Público Alvo da Educação Especial (PAEE) ou não.
-
Mostrar Abstract
-
The main objective of the work is to describe and propose inclusive practices for teaching Sets and Combinatorial Analysis, based on the principles of Universal Design for Learning (UDL). The focus of the proposal is to build and develop inclusive pedagogical practices for teaching mathematics, considering the diversity present in the classroom. The work begins with an introduction to the topic of school inclusion, addressing the definitions of adaptation, relevant legislation and the importance of UDL, together with the principles and guidelines that guide its application in the classroom. The crucial role of the mathematics teacher in the inclusion process is also highlighted.
After contextualizing the DUA, the work focuses on pedagogical proposals for teaching Sets and Combinatorial Analysis in High School. This includes the development of teaching materials and the planning of varied practices for application in the classroom. The text highlights the importance for the teacher to constantly observe the dynamics between teaching and learning, evaluating students' understanding, the relevance of examples and the problems presented. As recommended by the DUA, student participation, motivation and engagement are crucial to ensuring the effectiveness of the learning process.
The development of the work explores how pedagogical proposals can facilitate the teaching and learning of mathematics for all students, enabling the understanding of concepts, problem solving and the practical application of knowledge acquired in everyday life. It is concluded that the proposals presented can serve as inspiration for other teachers, contributing to the promotion of inclusive learning for all students, regardless of whether they are People with Disabilities or not.
|
|
3
|
-
MARIA HORTÊNCIA MACHADO CARNEIRO
-
MÉTODO DE NEWTON-RAPHSON E RAÍZES DE FUNÇÕES POLINOMIAIS UTILIZANDO TECNOLOGIAS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO.
-
Orientador : JUAN ANDRES GONZALEZ MARIN
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JUAN ANDRES GONZALEZ MARIN
-
MARIANA CASSOL
-
ADRIANO PEDREIRA CATTAI
-
Data: 27/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho apresenta uma sequência didática elaborada e aplicada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, e utiliza o Método de Newton-Raphson para obtenção da aproximação de raízes de funções polinomiais de diferentes graus. Como ferramentas de auxílio a esta empreitada, foram utilizadas algumas Tecnologias Digitais na Educação, por meio do software do Geogebra e de planilhas eletrônicas do Microsoft Excel, bem como seus respectivos aplicativos para construção de gráficos e planilhas (GEOGebra e Excel). Desta forma, pode-se perceber que o uso de Sequências Didáticas nas aulas de matemática, neste trabalho especificamente no estudo das raízes de funções polinomiais e do Método de Newton, é uma possibilidade de ensino enriquecedora e satisfatória. Percebe-se também que uso das tecnologias educacionais se faz um forte aliado na resolução de diversos problemas matemáticos, possibilitando estudos de conteúdos um pouco mais avançados do que os regularmente apresentados no Ensino Médio, como no presente trabalho.
-
Mostrar Abstract
-
The present work presents a didactic sequence elaborated and applied in a second year of high school and uses the Newton-Raphson Method to obtain the approximation of roots of polynomial functions of different degrees. As tools to assist in this endeavor, some Digital Technologies in Education were used, through the Geogebra software and Microsoft Excel spreadsheets, as well as their respective applications for the construction of graphs and spreadsheets (GEOGebra and Excel). Thus, it can be seen that the use of Didactic Sequences in mathematics classes, in this work specifically in the study of the roots of polynomial functions and Newton's Method, is an enriching and satisfying teaching possibility. It is also noticed that the use of educational technologies is a strong ally in the resolution of several mathematical problems, enabling studies of contents a little more advanced than those regularly presented in High School, as in the present work.
|
|
4
|
-
MARCELO NASSER SALGUEIRO
-
Educação para Investimentos no Ensino Médio
-
Orientador : VINICIUS MOREIRA MELLO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOILSON OLIVEIRA RIBEIRO
-
MARIA RACHEL PINHEIRO PESSOA PINTO DE QUEIROZ
-
ROBERTO SANT ANNA SACRAMENTO
-
VINICIUS MOREIRA MELLO
-
Data: 18/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O assunto Investimentos é muito vivo nas mídias sociais, porém no Ensino Médio é algo praticamente inexistente. Ao mesmo tempo que esse assunto é abordado por ``influenciadores'', os alunos em sala de aula estão cegos com relação a esse conteúdo. Não adianta ``estudar para ter uma vida melhor'' se o que fazer com esse dinheiro suado é totalmente negligenciado pela própria pessoa. Desta forma, a importância do ensino de investimentos no ensino médio se torna cada dia mais importante, para que alunos não fiquem apenas com o conteúdo dos ``influenciadores '' e para que possam saber o que fazer com seu dinheiro. Para estimular o aluno, foi criada uma ferramenta no GeoGebra para que o aluno possa, graficamente, observar a evolução do dinheiro no tempo e aprender a tomar decisões financeiras mais corretas.
-
Mostrar Abstract
-
The subject of Investments is very lively on social media, but in high school it is practically non-existent. At the same time that this subject is addressed by ``influencers'', students in the classroom are blind to this content. There is no point ``studying to have a better life'' if what to do with that hard-earned money is totally neglected by the person themselves. In this way, the importance of teaching investments in high school becomes more important every day, so that students are not just left with the content of ``influencers'' and so that they can know what to do with their money. To encourage the student, a tool was created in GeoGebra so that the student can graphically observe the evolution of money over time and learn how to make more correct financial decisions.
|
|
5
|
-
NARA CRISTINA MOREIRA TORRES
-
Aprendizagem Baseada em Projetos: o uso da Geometria na construção de um espaço de lazer na comunidade escolar
-
Orientador : ANDRE LUIS GODINHO MANDOLESI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDRE LUIS GODINHO MANDOLESI
-
GRACA LUZIA DOMINGUEZ SANTOS
-
ROSEMEIRE DE FÁTIMA BATISTELA
-
Data: 26/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação apresenta uma possibilidade para o ensino e a aprendizagem da geometria por meio da abordagem Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). O estudo é caracterizado por uma pesquisa de natureza aplicada, permeada por uma abordagem descritiva e análise de conteúdo, com a adoção de métodos qualitativos. Estes foram empregados para investigar a implementação de uma atividade conduzida com alunos do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública, durante a qual desenvolveram um projeto para a criação de um parque infantil na área de lazer da escola, visando beneficiar toda a comunidade local. Ao embarcarem nessa missão, os alunos aplicaram seus conhecimentos matemáticos, particularmente geométricos, tanto os já adquiridos quanto aqueles desenvolvidos durante o processo de elaboração do projeto. Além da meticulosa observação de todo o processo de estudo, discussão e produção, foram administrados questionários avaliativos para permitir que os alunos expressassem suas percepções e experiências ao longo do projeto. Esses questionários foram fundamentais para a análise dos dados, revelando que a ABP é uma metodologia que pode enriquecer o ensino e a aprendizagem da geometria, promovendo o engajamento dos alunos, o trabalho colaborativo e a aquisição de conhecimentos para lidar com questões do cotidiano para além do ambiente escolar.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation presents a possibility for teaching and learning geometry through the Project-Based Learning (PBL) approach. The study is characterized by research of an applied nature, permeated by a descriptive approach and content analysis, with the adoption of qualitative methods. These methods were employed to investigate the implementation of an activity conducted with 9th-grade students in elementary school, in a public school, during which they developed a project for the creation of a playground in the school’s leisure area, aiming to benefit the entire local community. As they embarked on this mission, students applied their mathematical knowledge, particularly geometric, both those already acquired and those developed during the project’s elaboration process. In addition to the meticulous observation of the entire study, discussion, and production process, evaluative questionnaires were administered to allow students to express their perceptions and experiences throughout the project. These questionnaires were fundamental for data analysis, revealing that PBL is a methodology that can enrich the teaching and learning of geometry, promoting student engagement, collaborative work, and the acquisition of knowledge to deal with everyday issues beyond the school environment.
|
|