Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFBA

2023
Dissertações
1
  • Ivana Lago Pires
  • CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE ÁREAS URBANAS COM POTENCIAL PARA A IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE COMPOSTAGEM DOMÉSTICA

  • Orientador : VIVIANA MARIA ZANTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUCIANA PAULO GOMES
  • LUCIANO MATOS QUEIROZ
  • VIVIANA MARIA ZANTA
  • Data: 05/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • A compostagem doméstica (CDom) é uma alternativa para a valorização dos resíduos sólidos orgânicos (RSO) prevista na hierarquia da gestão de resíduos sólidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos. A CDom em meio urbano possibilita reinserir a fração orgânica dos resíduos em ciclos produtivos, como da agricultura urbana, manutenção de áreas verdes, recomposição de áreas degradadas, trazendo benefícios sociais, ambientais e econômicos. Esse trabalho teve como objetivo estabelecer critérios para a seleção de áreas urbanas com potencial para implantação de programas de CDom. A metodologia utilizada constituiu-se de levantamento na literatura de fatores e requisitos relacionados à programas de compostagem. A partir dos fatores e requisitos identificados, propôs-se critérios para selecionar áreas urbanas com maior potencial para a adoção de programas de CDom. Os critérios propostos foram apreciados e eleitos por um grupo de especialistas, por meio de consulta utilizando-se questionário semiestruturado. Os principais fatores e requisitos identificados que influenciam o êxito e a adoção da compostagem foram informações técnicas e operacionais sobre o processo de compostagem, e disponibilidade de área para realizar a compostagem. Os critérios eleitos para a seleção de áreas urbanas com potencial para implantação de programas de CDom foram densidade da geração de RSO na área urbana em estudo; áreas disponíveis para uso do composto na área urbana em estudo; acessibilidade às fontes geradoras de RSO; distância da área de geração de resíduos orgânicos e produção do composto, e áreas de aplicação do composto produzido; uso do solo na área urbana em estudo; existência de condições favoráveis de sensibilização para a participação em iniciativas de CDom; condições de salubridade ambiental; metas e ações previstas em planos para a gestão integrada de resíduos sólidos urbanos na área em estudo; e existência de governança e articulação na área de estudo. Conclui-se que a partir da adoção de critérios e, indicadores, seja possível buscar selecionar áreas urbanas com condições mais propícias a adesão da população residente à programas de compostagem doméstica, favorecendo a continuidade dessa prática mais sustentável e de seus benefícios, trazendo maior resiliência para as cidades.


  • Mostrar Abstract
  • Domestic composting (CDom) is an alternative for waste recovery organic solids (RSO) provided for in the hierarchy
     of solid waste management in National Solid Waste Policy. CDom in urban areas makes it possible to reinsert the 
    organic fraction of waste in production cycles, such as urban agriculture, maintenance of green areas, restoration
     of degraded areas, bringing social, environmental and economic benefits. This work aimed to establish criteria for
     selecting urban areas with potential for implementation of CDom programs. The methodology used consisted of a 
    survey in the literature of factors and requirements related to composting programs. From of the identified factors
     and requirements, criteria were proposed to select areas urban areas with greater potential for the adoption of 
    CDom programs. The criteria proposals were assessed and elected by a group of experts, through consultation
     using a semi-structured questionnaire. The main factors and requirements identified that influence the success 
    and adoption of composting was information technical and operational aspects of the composting process, and 
    area availability to carry out composting. The criteria chosen for the selection of urban areas with potential for
     implementing CDom programs were generation density of RSO in the urban area under study; areas available
     for use of the compost in the area urban under study; accessibility to sources generating RSO; distance from 
    the area of generation of organic waste and production of compost, and areas of application of compost 
    produced; land use in the urban area under study; existence of conditions favorable awareness raising for 
    participation in CDom initiatives; conditions environmental health; goals and actions foreseen in plans for
     integrated management of urban solid waste in the area under study; and existence of governance and 
    articulation in the study area. It is concluded that from the adoption of criteria and, indicators, it is possible to
     seek to select urban areas with better conditions conducive to the resident population’s adherence to domestic 
    composting programs, favoring the continuity of this more sustainable practice and its benefits, bringing 
    greater resilience to cities.
2
  • DEISI NUNES DE SOUZA
  • COMPOSTOS ESTROGÊNICOS EM ÁGUA PARA ABASTECIMENTO HUMANO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E ANÁLISE DE RISCO

  • Orientador : GEMIMA SANTOS ARCANJO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANN HONOR MOUNTEER
  • ANDRE LUIZ ANDRADE SIMOES
  • GEMIMA SANTOS ARCANJO
  • LUCIANO MATOS QUEIROZ
  • Data: 06/07/2023

  • Mostrar Resumo
  • A degradação ambiental oriunda dos contaminantes de preocupação emergente, sobretudo dos desreguladores endócrinos, refere-se a um problema de segurança e sustentabilidade que atinge os sistemas de tratamento e distribuição de água para abastecimento humano. Um dos efeitos de maior preocupação dos desreguladores endócrinos é a atividade estrogênica, provocada por compostos capazes de imitar a atividade do hormônio natural feminino 17βestradiol (E2). O objetivo deste trabalho foi realizar a análise de risco à saúde humana (nãocarcinogênico) e da atividade estrogênica (não carcinogênico e carcinogênico) provenientes da contaminação por compostos estrogênicos, via consumo da água de abastecimento humano. Para isso, foi construído um banco de dados das concentrações dos compostos quantificados em amostras ambientais reais de água de abastecimento humano coletadas em alguns países, através de uma revisão sistemática da literatura, com auxílio da ferramenta StArt. Dentre os 398 artigos científicos identificados nas bases de dados Web of Science®, SCOPUS® e PubMED®, 130 quantificaram compostos estrogênicos em água de abastecimento humano e 24 foram aptos para extração das concentrações, atendendo aos critérios de elegibilidade. Foram selecionados 16 compostos para a análise de risco, E2, 17- etinilestradiol, estrona, atrazina, simazina, terbutilazina, cafeína, carbamazepina, triclosan, bisfenol A, nonilfenol, octilfenol, toliltriazol, di(2-etilhexil) ftalato, dibutil ftalato e ftalato de dietila. O risco à saúde humana foi classificado como alto para os compostos 17- etinilestradiol e di (2-etilhexil) ftalato, médio para dibutil ftalato, baixo para bisfenol A e insignificante para os demais compostos. Para as mesmas concentrações o risco da atividade estrogênica foi classificado como baixo apenas para o composto di(2-etilhexil) ftalato e insignificante para os demais compostos. Para nenhum dos estudos avaliados o risco carcinogênico foi inaceitável. A análise de risco indicou que o risco da atividade estrogênica foi inferior ao risco dos compostos, exceto para estrona e triclosan. De modo geral, o estudo identificou que os riscos calculados foram insignificantes para a maioria dos compostos nos países considerados. No entanto, no que diz respeito à atividade estrogênica, é importante calcular e avaliar o risco da atividade estrogênica considerando a mistura, uma vez que a presença de mais de um composto na amostra pode alterar o risco real.


  • Mostrar Abstract
  • The environmental degradation arising from contaminants of emerging concern, especially endocrine disruptors, is a safety and sustainability problem affecting drinking water treatment and supply systems. One of the most important effects of endocrine disruptors is estrogenic activity, caused by compounds capable of imitating the activity of the natural female hormone 17β-estradiol (E2). This work aimed to analyze human health risks (non-carcinogenic) and the risk of estrogenic activity (non-carcinogenic and carcinogenic) resulting from contamination by estrogenic compounds via the consumption of human water supply. For this, a database was constructed with the concentration of the compounds, quantified in real environmental samples of human water supply systems collected in some countries through a systematic review of the literature, using StArt as an aid tool. Among the 398 scientific papers identified in the databases Web of Science® , SCOPUS® and PubMED® , 130 presented concentrations of estrogenic compounds in samples of human water supply system, and it was possible to extract the concentration of 24 papers, which attended to the eligibility criteria. Sixteen compounds were selected for risk analysis: E2, 17-ethinylestradiol, estrone, atrazine, simazine, terbuthylazine, caffeine, carbamazepine, triclosan, bisphenol A, nonylphenol, octylphenol, tolyltriazole, di(2-ethylhexyl) phthalate, dibutyl phthalate and diethyl phthalate. Human health risk was classified as high for 17-ethinylestradiol and di(2-ethylhexyl) phthalate, medium for dibutyl phthalate, low for bisphenol A and insignificant for the other compounds. For the same concentrations, the risk of estrogenic activity was classified as low only for the compound di(2-ethylhexyl) phthalate and insignificant for the other compounds. For none of the studies, the carcinogenic risk was not unacceptable. Risk analysis indicated that the risk of estrogenic activity was lower than the risk of the compound for most compounds, except for estrone and triclosan. Overall, the study identified that the calculated risks were insignificant for most compounds in the countries considered in the review. However, with regard to estrogenic activity, it is important to calculate and evaluate the risk of estrogenic activity considering the mixture since the presence of more than one compound can change the actual risk.

3
  • MICHAEL PEREIRA DA SILVA
  • APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA MELHOR TECNOLOGIA DISPONÍVEL COMO ALTERNATIVA PARA UMA MELHORIA CONTÍNUA EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTOS (ETE)

  • Orientador : SEVERINO SOARES AGRA FILHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FABIO RIBEIRO DE OLIVEIRA
  • GEMIMA SANTOS ARCANJO
  • SEVERINO SOARES AGRA FILHO
  • SILVIO ROBERTO MAGALHÃES ORRICO
  • Data: 28/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa buscou avaliar as contribuições do princípio da Melhor Tecnologia Disponível (MTD) para a melhoria contínua de Estações de Tratamento de Esgotos, bem como sua relação ao conceito de ETE Apropriadas ao Ambiente. Para tanto, foi utilizada a ferramenta de Benchmarking. A partir dela, procederam-se processos comparativos de 15 indicadores em 34 ETE (das 357 inicialmente analisadas) no Estado da Bahia. As ETE foram classificadas em nove tipologias de tratamento, nas quais foram realizadas análises do desempenho nesses indicadores, instituindo as respectivas MTDs. Posteriormente, aplicou-se o Método Techique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS) para inferir as Estações que mais se aproximaram das MTDs indicadas. A análise dos resultados obtidos permitiu constatar que a aplicação da MTD por meio do benchmarking é uma alternativa adequada para orientar a melhoria contínua de ETE, considerando aspectos locacionais, de gestão ambiental e operacional, apesar da escassez de dados. As ETE mais próximas às MTDs não foram, necessariamente, aquelas que apresentam a melhor eficiência de remoção de contaminantes, mas que atende a um conjunto de aspectos locacionais e técnico-operacionais. Os resultados também indicaram a necessidade de melhorias nas práticas de sustentabilidade nas Estações, como o reuso de efluentes, o aproveitamento do lodo e a geração de biogás.


  • Mostrar Abstract
  • The research sought to evaluate the contributions of the Best Available Technology (BAT) principle for the continuous improvement of Wastewater Treatment Plants, as well as its relationship to the concept of Environmentally Appropriate WTP. For this, the Benchmarking tool was used. From it, comparative processes of 15 indicators were carried out in 34 WTP (out of the 357 initially analyzed) in the State of Bahia. The WTP were classified into nine treatment typologies, in which performance analyses were carried out on these indicators, establishing the respective BATs. Subsequently, the Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS) Method was applied to infer the Stations that came closest to the indicated BATs. The analysis of the results obtained allowed to verify that the application of the BAT through benchmarking is an adequate alternative to guide the continuous improvement of WTPs, considering locational aspects, environmental and operational management, despite the scarcity of data. The WTPs closest to the BATs were not necessarily those that present the best efficiency in removing contaminants, but those that meet a set of locational and technical-operational aspects. The results also indicated the need for improvements in sustainability practices at the Stations, such as effluent reuse, sludge utilization, and biogas generation.

4
  • THIAGO REIS PEREIRA MINHO
  • REAERAÇÃO SUPERFICAL EM CANAIS EM DEGRAUS: MODELAGEM, SIMULAÇÃO E EQUACIONAMENTO EMPÍRICO

  • Orientador : ANDRE LUIZ ANDRADE SIMOES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JULIO CESAR DE SOUZA INACIO GONÇALVES
  • ANDRE LUIZ ANDRADE SIMOES
  • GEMIMA SANTOS ARCANJO
  • LUCIANO MATOS QUEIROZ
  • Data: 13/11/2023

  • Mostrar Resumo
  • Os canais com fundo em degraus são estruturas hidráulicas que promovem algumas propriedades ao escoamento, como: dissipação de energia e aumento de turbulência. A turbulência associada aos escoamentos em canais em degraus produz fenômenos como a aeração superficial e a incorporação de bolhas de ar, melhorando a qualidade da água, aumentando a dissolução de oxigênio e possibilitando a dessorção de compostos voláteis dissolvidos, como o metano. A modelagem destes fenômenos é um fator importante para fomentar e impulsionar a tecnologia como possível solução para alguns sistemas. Logo, haja visto que não há registros de estudos sistemáticos sobre a modelagem da transferência de massa de oxigênio na interface ar-água em canais em degraus, o presente trabalho propõe-se a modelar este fenômeno utilizando-se da dinâmica dos fluidos computacional (CFD) como método. As simulações foram desenvolvidas no software Ansys CFX®, de modo a replicar os experimentos de Essery et al. (1978) e Felder et al. (2019). A eficiência de reaeração modelada foi comparada com a eficiência medida nos experimentos e apresentou boa aderência. A partir dos resultados obtidos, foram determinadas cinco equações empíricas. O coeficiente de correlação das equações variou entre 0,986 e 1,0.


  • Mostrar Abstract
  • Channels with a stepped bottom are hydraulic structures that promote some properties to the flow, such as energy dissipation and increased turbulence. The turbulence associated with flows in stepped channels produces phenomena such as surface aeration and the incorporation of air bubbles, improving water quality, increasing the dissolution of oxygen and enabling the desorption of dissolved volatile compounds, such as methane. Modeling these phenomena is an important factor in promoting and boosting technology as a possible solution for some systems. Therefore, given that there are no records of systematic studies on the modeling of oxygen mass transfer at the air-water interface in stepped channels, the present work proposes to model this phenomenon using computational fluid dynamics (CFD) as a method. The simulations were developed using Ansys CFX® software, in order to replicate the experiments by Essery et al. (1978) and Felder et al. (2019). The modeled reaeration efficiency was compared with the efficiency measured in the experiments and showed good adhesion. From the results obtained, five empirical equations were determined. The correlation coefficient of the equations varied between 0.986 and 1.0.

5
  • RENAN MENICUCCI PESSOA
  • Tratamento de águas cinzas e produção de água de reúso por processo físico-químico: avaliação ténica e financeira

  • Orientador : LUCIANO MATOS QUEIROZ
  • MEMBROS DA BANCA :
  • NEYSON MARTINS MENDONÇA
  • GEMIMA SANTOS ARCANJO
  • LUCIANO MATOS QUEIROZ
  • Data: 20/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo buscou avaliar o desempenho operacional e a viabilidade econômica de estação de tratamento de água cinza (ETAC) de 5,0 m³/h para produção de água de reúso em descargas de bacias sanitárias em empreendimento habitacional ocupado por famílias alta renda. O consumo médio aferido de água não potável para descargas nas bacias sanitárias foi de 507 ± 123 m³/mês representando 12,9% do consumo total. Para avaliação do desempenho operacional, os padrões regulatórios da NBR 16.783/19 foram considerados como limites aceitáveis. Avaliaram-se na água cinza bruta e na água de reúso os seguintes parâmetros: alcalinidade, cloro residual livre, cor, demanda química de oxigênio (DQO), presença de Escherichia coli, nitrogênio amoniacal, fósforo solúvel, pH, sólidos em suspensão fixos (SSF), voláteis (SSV) e totais (SST), sólidos sedimentáveis (SS), Sólidos dissolvidos totais (SDT) e turbidez. A ETAC apresentou desempenho de, aproximadamente, 93% para cor, 72% para DQO, 80% para nitrogênio amoniacal, 93% para sólidos em suspensão totais e 98% para turbidez. O resultado da confiabilidade do sistema foi de 99% para turbidez, 94% para cor, 100% para sólidos em suspensão totais e 64% para DQO. Sobre o aspecto da viabilidade econômica, construiu-se o fluxo de caixa considerando as receitas e despesas que compõem o objeto de estudo. Para o custo de equipamentos instalados foi considerado o valor de R$ 258.257,33. Para estimativa do custo de implantação e obra civil, foram considerados quatros cenários com diferentes custos de implantação (respectivamente R$ 100.000,00, R$ 200.000,00, R$ 300.000,00 e R$ 500.000,00). Para depreciação foi considerado 10 anos para equipamentos e 25 anos para as edificações e obras civis. A água de reúso apresentou custo unitário médio de R$ 7,18/m³, dos quais 70% referem-se aos custos de mão de obra terceirizada na operação. A análise de viabilidade foi realizada por meio do cálculo do Valor Presente Líquido (VPL), considerando uma taxa de atratividade de 12% ao ano, e da Taxa Interna de Retorno (TIR) que para os cenários 01, 02, 03 e 04 foram de 30%, 21%,15% e 6%, respectivamente. Para o período de avaliação de 10 anos, os cenários 01, 02 e 03 apresentam retorno financeiro atrativo. Concluiu-se que o reúso de água não potável para descargas sanitárias se mostra alternativa segura, com requisitos dentro dos limites aceitáveis e com boa perspectiva de retorno financeiro.


  • Mostrar Abstract
  • This study aimed to evaluate the operational performance and economic viability of a Greywater Treatment Plant (GWTP) with a design flow rate of 5,0 m³/h for producing reusable water in flushing toilets within a high-income family-occupied housing development. The measured average consumption of non-potable water for toilet flushing was 507 ± 123 m³/month, constituting 12,9% of the total consumption. To assess operational performance, regulatory standards outlined in NBR 16.783/19 were used as acceptable limits. Parameters such as alkalinity, free residual chlorine, color, COD, presence of Escherichia coli, ammonia nitrogen, soluble phosphorus, pH, fixed, volatile and total suspended solids, sedimentable solids, total dissolved solids, and turbidity were evaluated in both raw greywater and treated reuse water. The GWTP demonstrated performance of approximately 93% for color, 72% for COD, 80% for ammonia nitrogen, 93% for total suspended solids, and 98% for turbidity. System reliability results were 99% for turbidity, 94% for color, 100% for total suspended solids, and 64% for COD. Regarding economic viability, a cash flow was constructed, factoring in the revenues and expenses associated with the study. The installed equipment cost was set at R$ 258.257,33. Estimates for implementation and civil work costs considered four scenarios with varying implementation costs (R$ 100.000,00, R$ 200.000,00, R$ 300.000,00, and R$ 500.000,00). Depreciation was considered over 10 years for equipment and 25 years for buildings and civil works. The unit cost for reuse water was R$ 7,18/m³, with 70% attributed to outsourced labor costs in operation. Feasibility analysis involved calculating the Net Present Value (NPV) and Internal Rate of Return (IRR). NPV was computed at an annual attractiveness rate of 12%. IRR values for scenarios 01, 02, 03, and 04 were 30%, 21%, 15%, and 6%, respectively. Over the 10-year evaluation period, results indicated that scenarios 01, 02, and 03 offered attractive financial returns. In conclusion, non-potable water reuse for toilet flushing emerges as a secure alternative, with requirements within acceptable limits and promising financial returns.

2022
Dissertações
1
  • JAMILE GONSALVES DE OLIVEIRA SANTOS
  • AVALIAÇÃO DO USO DO PECÍOLO DO EUCALIPTO COMO BIOADSORVENTE PARA REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUAS NATURAIS

  • Orientador : ADRIANA COSTA FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADRIANA COSTA FERREIRA
  • TERENCIO REBELLO DE AGUIAR JUNIOR
  • WALTER NEI LOPES DOS SANTOS
  • Data: 21/01/2022

  • Mostrar Resumo
  • Neste presente estudo a adsorção utilizando o pecíolo do eucalipto para a remoção dos contaminantes: nitrato, nitrito, fósforo e fluoretos de amostras de água foi avaliada. O pecíolo do eucalipto (biomassa) foi utilizado in natura, modificado quimicamente com HCl e NaOH e na forma de biochar pré-tratado com MgCl2. Para a avaliação da biomassa foram utilizadas metodologias de otimização multivariada por meio da aplicação de um planejamento fatorial completo (2³) com ponto central em triplicata, superfície de resposta, matriz de Doehlert e isotermas de adsorção. Para a caracterização física do biomaterial foram realizados estudos de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) do pecíolo in natura e modificado quimicamente. A biomassa apresentou percentuais de remoção significativos na forma de biochar para os analitos fósforo e fluoreto para os quais as condições foram otimizadas. Os maiores percentuais de remoção foram obtidos para a dosagem de 2,5 g de bioadsorvente, tempo de contato de 179 minutos, pH 6,5, velocidade de agitação de 125 rpm e temperatura de 25°C. Nos estudos das isotermas de adsorção, os dados experimentais se ajustaram bem aos modelos de pseudo-primeira e pseudo-segunda ordem. Os bioadsorventes nas condições in natura e modificados quimicamente não apresentaram eficiências de remoção expressivas para os analitos em estudo. Os dados obtidos neste estudo mostraram que o biochar produzido a partir do pecíolo do eucalipto apresentou potencial para a remoção do fósforo e fluoreto presentes nas amostras de água com percentuais de 63% e 93%, respectivamente.


  • Mostrar Abstract
  • In this present study the adsorption using eucalyptus petiole for the removal of the
    contaminants: nitrate, nitrite, phosphorus and fluoride from water samples was evaluated.
    The eucalyptus petiole (biomass) was used in natura, chemically modified with HCl and
    NaOH and in the form of biochar pretreated with MgCl2. For the evaluation of the biomass,
    multivariate optimization methodologies were used through the application of a complete
    factorial design (2³) with central point in triplicate, response surface, Doehlert matrix and adsorption isotherms. For the physical characterization of the biomaterial, Scanning Electron Microscopy (SEM) studies of the raw and chemically modified petiole were performed. The biomass showed significant removal percentages in the form of biochar for the analytes phosphorus and fluoride for which the conditions were optimized. The highest removal percentages were obtained for the dosage of 2.5 g of bioadsorbent, contact time of 179 minutes, pH 6.5, stirring speed of 125 rpm and temperature of 25°C. In the adsorption isotherm studies, the experimental data fitted well to pseudo-first-order and pseudo-second- order models. The bioadsorbents in the fresh and chemically modified conditions did not show significant removal efficiencies for the analytes under study. The data obtained in this study showed that the biochar produced from the petiole of eucalyptus presented potential for the removal of phosphorus and fluoride present in water samples with percentages of 63% and 93%, respectively.

2021
Dissertações
1
  • LUCIANA ANDREIA FERNANDES SANTANA
  • ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA NA GESTÃO AMBIENTAL URBANA: ANÁLISE SOBRE A EFETIVIDADE DAS PRÁTICAS NO BRASIL

  • Orientador : SEVERINO SOARES AGRA FILHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FABIO RIBEIRO DE OLIVEIRA
  • HELIANA FARIA METTIG ROCHA
  • MARCIA MARA DE OLIVEIRA MARINHO
  • SEVERINO SOARES AGRA FILHO
  • Data: 13/01/2021

  • Mostrar Resumo
  • O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) é um instrumento da política urbana brasileira instituído com o propósito de subsidiar a tomada de decisão do Poder Público e incorporar a participação pública nos processos de licenciamento de empreendimentos, atividades e intervenções urbanísticas causadoras de impactos significativos em áreas urbanas. Buscando-se melhorar os resultados da sua aplicação na gestão ambiental urbana, o objetivo da pesquisa foi analisar a efetividade das práticas de utilização do EIV no Brasil, à luz da sustentabilidade e justiça ambiental. O trabalho foi desenvolvido baseado em revisão bibliográfica, consulta às legislações municipais, documentos de processos de licenciamento urbano, entrevistas e vivências com partes interessadas envolvidas em processos de EIV. A análise da efetividade das práticas de EIV no Brasil, partiu da caracterização do panorama de sua utilização, envolvendo as fases de regulamentação, implementação e aplicação, possibilitando a análise da efetividade do processo de aplicação do instrumento que se deu a partir da avaliação de cinco estudos de casos distribuídos nas cinco regiões brasileiras, tendo-se como critérios as boas práticas de avaliação de impacto reconhecidas na literatura científica. Foi realizado, também, levantamento da percepção sobre os resultados da aplicação do EIV na visão de agentes de órgãos públicos. Os resultados evidenciaram a condução de diferentes procedimentos nas diferentes localidades, sendo a maioria em desconformidade às boas práticas de Avaliação de Impacto reconhecidas na literatura científica. O baixo desempenho revelado na avaliação dos procedimentos praticados evidenciou a limitação na sua aplicação, decorrente de sua subutilização. Para uma melhoria na efetividade das suas práticas, foi observado haver potencial para o ajuste de procedimentos, principalmente aqueles relacionados à orientação dos processos, promoção da participação pública e monitoramento contínuo dos impactos. A análise dos fatores críticos para o aprimoramento do seu uso apontou para a necessidade de uma nova lógica de aplicação, compatível com o contexto brasileiro.


  • Mostrar Abstract
  • The present research results from the analysis of the application of an instrument of Brazilian urban policy, the Neighborhood Impact Study. It was created to support government decisions and ensure public participation in the licensing processes for projects with a significant impact in urban areas. Aiming to improve the results of its application in urban environmental management, the objective of the research was to analyze the effectiveness of the processes that have been applied in Brazil, with a view to sustainability and environmental justice. The work was developed based on a literature review, consult local laws, licensing process documents, interviews, and experiences with stakeholders. The analysis developed started from the characterization of the phases of regulation, implementation, and application of the instrument. It was developed based on the evaluation of the procedures carried out in five case studies related to all five Brazilian regions. Good practices, recognized in the scientific literature on impact assessment, were used as evaluation criteria. In addition, a survey was carried out on the perception of government agents about the results of its application. The results showed that different procedures were performed in different locations, most of which did not comply with good Impact Assessment practices recognized in the scientific literature. The low performance revealed in the evaluation of the procedures practiced showed the limitation in its application, resulting from its underutilization. For greater effectiveness, the potential for adjustments in procedures was observed, especially those related to process guidance, promotion of public participation and continuous monitoring of impacts. The analysis of critical factors for the improvement of its application pointed to the need for a new application logic, compatible with the Brazilian context.

2
  • ANDRESON SOUZA DE NOVAIS
  • CONTRIBUIÇÕES DOS INSTRUMENTOS ECONÔMICOS DE GESTÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS SUBVENÇÕES DO FUNDO AMAZÔNIA

  • Orientador : SEVERINO SOARES AGRA FILHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SEVERINO SOARES AGRA FILHO
  • FABIO RIBEIRO DE OLIVEIRA
  • MARCIA MARA DE OLIVEIRA MARINHO
  • GILCA GARCIA DE OLIVEIRA
  • Data: 15/01/2021

  • Mostrar Resumo
  • A utilização de instrumentos econômicos tem sido crescentemente enfatizada pelos órgãos multilaterais de fomento e gestores públicos, responsáveis pela gestão ambiental. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a aplicação e contribuição das Subvenções concedidas pelo Fundo Amazônia, como instrumento econômico de gestão ambiental na perspectiva de promover o desenvolvimento sustentável. Usa as metodologias qualitativa e quantitativa, com a utilização da estratégia de triangulação. Do ponto de vista dos objetivos a pesquisa é exploratória, guardando aspectos complementares de pesquisa descritiva, com estudo de caso. Para coleta de dados foram utilizadas as técnicas de pesquisa documental, eletrônica e entrevista. Sendo os dados tratados sob a técnica de Análise de Conteúdo, modalidade “análise temática” e a técnica de codificação e tabulação. Os resultados da pesquisa apresentam evidências de que a aplicação do instrumento Fundo Amazônia pode se tornar um mecanismo promissor e importante indutor da sustentabilidade e do desenvolvimento da região Amazônica. Sendo as subvenções concedidas através de seus recursos um instrumento econômico de gestão ambiental que apresenta contribuições diretas e indiretas para o desenvolvimento sustentável. O estudo mostra a pertinência da inserção desse instrumento econômico como colaborador na consolidação de um modelo de Desenvolvimento Sustentável, que pode auxiliar gestores públicos na formulação de políticas de gestão ambiental.


  • Mostrar Abstract
  • The use of economic instruments has been increasingly emphasized by multilateral development agencies and public managers, responsible for environmental management. This research aims to analyze the application and contribution of the Grants granted by the Amazon Fund, as an economic instrument of environmental management in the perspective of promoting sustainable development. It uses qualitative and quantitative methodologies, using the triangulation strategy. From the point of view of the objectives, the research is exploratory, keeping complementary aspects of descriptive research, with a case study. For data collection, documentary, electronic and interview techniques were used. The data being treated using the Content Analysis technique, “thematic analysis” modality and the coding and tabulation technique. The results of the research show evidence that the application of the Amazon Fund instrument can become a promising and important mechanism for the sustainability and development of the Amazon region. Since the grants awarded through its resources are an economic instrument for environmental management that makes direct and indirect contributions to sustainable development. The study shows the pertinence of the insertion of this economic instrument as a collaborator in the consolidation of a Sustainable Development model, which can assist public managers in the formulation of environmental management policies.

3
  • Cristiana Pharaóh Aouad
  • AVALIAÇÃO EX-POST DA EFETIVIDADE DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL NA MINERAÇÃO NA DIMENSÃO SOCIOECONÔMICA

  • Orientador : SEVERINO SOARES AGRA FILHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FABIO RIBEIRO DE OLIVEIRA
  • JOSE BAPTISTA DE OLIVEIRA JUNIOR
  • MARCIA MARA DE OLIVEIRA MARINHO
  • SEVERINO SOARES AGRA FILHO
  • Data: 01/02/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho se propôs a realizar uma avaliação ex-post, com foco na predição dos impactos e nas medidas mitigadoras/compensatórias previstas no Estudo de impacto Ambiental (EIA), na dimensão socioeconômica, cuja, a abordagem foi verificar a sua efetividade, usando um empreendimento de Mineração de Níquel no estado da Bahia, como estudo de caso. Utilizando uma abordagem quali-quantitativa, foi aplicado um conjunto de métodos: análise documental; entrevista semiestruturada; e análise de indicadores de instituições de pesquisa que geram dados socioeconômicos. Os resultados obtidos com a aplicação de cada método possibilitaram a triangulação das análises parciais para o alcance do objetivo central. De acordo com esta triangulação constatou-se que a forma como o EIA foi desenvolvido não apresentou elementos de plena efetividade. Desta forma pode-se apontar como as principais lacunas: ocorrência de impactos reais que não foram previstos no EIA; falta de efetividade das medidas mitigadoras adotadas para os impactos previstos, considerando que as medidas não foram capazes de reduzir a magnitude e intensidade destes impactos; ausência de correlação de medidas de controle condicionadas nas Licenças Ambientais com os impactos previstos; indefinição de indicadores socioeconômicos como parâmetros para o monitoramento dos impactos. Espera-se que este trabalho possa contribuir de modo significativo para uma atuação mais efetiva do órgão ambiental, no que tange a revisão do EIA, elaborado pelas empresas, sobretudo os conteúdos das condicionantes, e as etapas de monitoramento e acompanhamento do Projeto. Esta atuação poderá ter como desdobramento a solicitação de alterações e/ou correções do Projeto, por meio de notificações à empresa, durante a emissão das licenças ambientais.


  • Mostrar Abstract
  • This work proposed an ex-post evaluation, focusing on the prediction of impacts and the mitigation/compensatory measures provided by the Environmental Impact Study (EIS), in the socioeconomic dimension, whose approach was to verify its effectiveness, using a nickel mining site in the state of Bahia, as a case study. Using a qualitative and quantitative approach, a set of methods was applied: document analysis; semi structured interviews; and analysis of indicators from research institutions that generate socioeconomic data. The results obtained with the application of each method enabled the triangulation of partial analyzes to reach the central objective. According to this triangulation, it was found that the way the EIS was developed did not present elements of full effectiveness. The main gaps that can be pointed out were: occurrence of real impacts that were not foreseen in the EIS; lack of effectiveness of the mitigating measures adopted for the expected impacts, considering that the measures were not able to reduce the magnitude and intensity of these impacts; lack of correlation of conditioned control measures in Environmental Licenses with the expected impacts; lack of definition of socioeconomic indicators as a parameter for monitoring impacts. It is hoped that this work can contribute significantly to a more effective performance by the Environmental Agency, with regard to the review of the EIS, prepared by companies, especially the content of the mitigation/compensatory measures, and the step of monitoring/follow-up of the Project. This action may result in the request for changes and/or corrections to the Project, through notifications to the enterprise, during the issuance of environmental licenses

4
  • Crislane Ribeiro de Santana
  • Alternativas para o controle do escoamento das águas urbanas: uma análise da bacia hidrográfica do rio Jaguaribe - Salvador/BA

  • Orientador : LAFAYETTE DANTAS DA LUZ
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIZ ANDRADE SIMOES
  • LAFAYETTE DANTAS DA LUZ
  • MARLLUS GUSTAVO FERREIRA PASSOS DAS NEVES
  • PAULO ROMERO GUIMARAES SERRANO DE ANDRADE
  • Data: 05/03/2021

  • Mostrar Resumo
  • O crescimento populacional e o processo acelerado de expansão das cidades, aliado à negligência e/ou pouco planejamento do uso e ocupação do solo, vem alterando significativamente o regime hidrológico natural e a capacidade de drenagem das bacias hidrográficas urbanas, tornam-se insuficientes para controlar o escoamento superficial gerado, uma vez que as redes de micro e macrodrenagem se sobrecarregam, ocasionando os problemas dos alagamentos e das inundações. A fim de tentar controlar esses desastres hidrológicos, as cidades brasileiras adotam continuamente sistemas de canalizações dos rios, os quais dão maiores velocidades ao escoamento da água, porém países desenvolvidos criticam a adoção exclusiva desta técnica e têm utilizado crescentemente medidas de controle do escoamento superficial baseadas no princípio de atenuação do pico da vazão e volumes escoados, a partir do aumento de áreas infiltrantes e armazenamentos de águas nas bacias. A implantação de medidas para o controle do escoamento urbano no atual cenário das bacias hidrográficas brasileiras necessita de estudos que mostrem a conveniência e eficiência de também se adotar técnicas compensatórias. Assim sendo, foi adotada como recorte espacial dessa pesquisa, a bacia hidrográfica do Rio Jaguaribe, em Salvador, Bahia, que sofre com recorrentes processos de transbordamento do rio e passa por uma série de obras de canalização no leito, na tentativa de evitar os problemas das inundações que acontecem. Entretanto, o objetivo justificado para a realização da obra de macrodrenagem não foi alcançado, além de ocorrerem significativos processos de desmatamento, soterramento, ocupação e impermeabilização do solo. Portanto, o presente trabalho visa avaliar comparativamente alternativas de manejo e drenagem das águas na bacia hidrográfica do rio Jaguaribe, de modo que viabilize um adequado controle das inundações. Para a obtenção dos resultados, a metodologia compreende quatro etapas: (I) identificação das áreas disponíveis e possíveis de implantação de técnicas e estruturas de baixo impacto; (II) definição das alternativas a serem avaliadas; (III) simulação do comportamento do rio devido as alternativas com o modelo hidrológico-hidráulico SWMM; e, (IV) análise e comparação das alternativas. Foram simulados seis casos distintos, no qual se modificou as condições de escoamento no leito fluvial (natural e canalizado), frente a diferentes condições de impermeabilização da bacia e/ou algumas medidas sustentáveis. Assim sendo, os resultados mostraram que existem diversas áreas disponíveis e possíveis de implementação de técnicas sustentáveis na bacia, a exemplo de bacias de detenção ou retenção, pavimentos permeáveis, faixas gramadas, recomposição da vegetação nativa, dentre outras. Após a modelagem matemática, os casos de análise onde contaram com as medidas sustentáveis se mostraram mais eficientes e definiu-se que a medida que melhor se ajusta a bacia do rio Jaguaribe, para o controle do escoamento superficial, se expressa na proposta que possui técnicas para o amortecimento da vazão, associada ao leito fluvial natural


  • Mostrar Abstract
  • Population growth and the accelerated process of expansion of cities, coupled with neglect and / or little planning of land use and occupation, has significantly altered the natural hydrological regime and the drainage capacity of urban watersheds, becoming insufficient to control the runoff generated, since the micro and macrodrainage networks are overloaded, causing the problems of flooding and inundation. In order to try to control these hydrological disasters, Brazilian cities continually adopt river channeling systems, which give greater speeds to the flow of water, however developed countries criticize the exclusive adoption of this technique and have increasingly used measures to control runoff based on the principle of attenuation of peak flow and drained volumes, from the increase of infiltrating areas and water storage in the basins. The implementation of measures to control urban runoff in the current scenario of Brazilian river basins requires studies that show the convenience and efficiency of also adopting compensatory techniques. Therefore, the Jaguaribe River hydrographic basin, in Salvador, Bahia, was adopted as a spatial section of this research, which suffers from recurrent river overflow processes and goes through a series of channeling works in the riverbed, in an attempt to avoid the problems floods that happen. However, the justified objective for carrying out the macrodrainage work has not been achieved, in addition to significant processes of deforestation, burial, occupation and waterproofing of the soil. Therefore, the present work aims to comparatively evaluate alternatives for water management and drainage in the hydrographic basin of the Jaguaribe River, in order to enable an adequate flood control. To obtain the results, the methodology comprises four stages: (I) identification of the available and possible areas for implementing low-impact techniques and structures; (II) definition of alternatives to be evaluated; (III) simulation of the river's behavior due to alternatives with the SWMM hydrological-hydraulic model; and, (IV) analysis and comparison of alternatives. Six different cases were simulated, in which the flow conditions in the riverbed (natural and channeled) were modified, in view of the different waterproofing conditions of the basin and / or some sustainable measures. Therefore, the results showed that there are several available and possible areas for implementing more sustainable techniques in the basin, such as detention or retention basins, permeable pavements, grassy strips, restoration of native vegetation, among others. After mathematical modeling, the analysis cases where they counted on sustainable measures proved to be more efficient and it was defined that the measure that best fits the Jaguaribe River basin, for controlling runoff, is expressed in the proposal that has techniques for flow damping, associated with the natural riverbed.

5
  • THAISE ITHANA DE SOUZA FRANÇA
  • Escoamentos do tipo quedas sucessivas sem formação de ressalto hidráulico em canais com o fundo em degraus: simulação e metodologia para o pré-dimensionamento

  • Orientador : ANDRE LUIZ ANDRADE SIMOES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • IRAN EDUARDO LIMA NETO
  • ANDRE LUIZ ANDRADE SIMOES
  • LAFAYETTE DANTAS DA LUZ
  • LUCIANO MATOS QUEIROZ
  • Data: 09/04/2021

  • Mostrar Resumo
  • Os canais com o fundo em degraus são importantes estruturas hidráulicas empregadas como parte de sistemas extravasores de barragens, sistemas de drenagem, canais para transposição de peixes, entre outros usos. Conhecer as características dos possíveis escoamentos em tais estruturas é essencial para elaboração de projetos. Neste trabalho foi estudado numericamente o escoamento do tipo quedas sucessivas sem formação de ressalto hidráulico em canais com fundos em degraus, empregando o modelo multifásico não homogêneo e o modelo de turbulência k- ɛ, com o propósito de calcular a altura de escoamento e apresentar metodologias para o pré-dimensionamento. A partir dos resultados obtidos nas sete simulações numéricas realizadas, com s/l entre 0,0594 e 0,80, onde s é altura e l o comprimento dos degraus, foram analisados os perfis da superfície livre, as alturas de escoamento e os campos de velocidade ao longo dos canais em degraus. As alturas de escoamento ao longo dos canais em degraus apresentaram comportamento decrescente a partir do nível crítico, tendendo ao regime quase-uniforme. Com base em tal distribuição, propõe-se um modelo simplificado para o cálculo das alturas de escoamento e energia dissipada ao longo do canal em degraus. Foi desenvolvida também uma formulação adimensional simplificada para o cálculo do comprimento de bacias de dissipação por ressalto hidráulico e determinação da respectiva cota de fundo. As comparações realizadas entre as soluções numéricas e os dados experimentais indicaram haver aderência entre as metodologias. Do mesmo modo, as formulações propostas, quando comparadas aos dados experimentais, apresentaram aderência com desvios menores que 7% para a maior parte dos dados referentes à energia dissipada. Considerando a metodologia para o pré-dimensionamento de bacias de dissipação, os desvios resultaram ainda menores.


  • Mostrar Abstract
  • The stepped chutes are important hydraulic structures used as stepped spillways, drainage systems, for fish passage, among other uses. Knowing the characteristics of possible flows in such structures is essential for design. In this work has been studied numerically of the nappe flow without hydraulic jump in chutes with different slopes were performed using the inhohomogeneous multiphase model and the k-ɛ turbulence model, with the purpose of calculating the flow height and presenting methodologies for pre-dimensioning. From the results obtained in the seven numerical simulations carried out with s/l between 0,0594 e 0,80, where s is height and l is the length of the steps, flow profiles and heights, and velocity fields along the stepped chutes were analyzed. Flow depths along the stepped chutes decreasing from the critical level, tending to the quasi-uniform flow regime. Based on this distribution, it was propose a simplified model for the calculation of flow depths and dissipated energy along the stepped chutes. A simplified non-dimensional formulation was also developed for the calculation length and apron elevation of the stilling basin by hydraulic jump. The comparisons made between the numerical solutions and the experimental data indicated that there was adherence between the methodologies. Likewise, the proposed formulations, when compared to the experimental data, showed adherence with deviations less than 7% for most of the data referring to the dissipated energy. Considering the methodology for the pre-dimensioning of stilling basin, the deviations were even smaller.

6
  • MARCELA DE ALMEIDA SOUZA MAGALHÃES
  • Planejamento Urbano e Saneamento Básico: uma análise sobre a implementação das diretrizes de saneamento básico estabelecidas no PDDU 2016 de Salvador

  • Orientador : LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANGELA MARIA DE ALMEIDA FRANCO
  • LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES
  • PATRICIA CAMPOS BORJA
  • Data: 15/10/2021

  • Mostrar Resumo
  • Ao longo dos anos, o planejamento urbano no Brasil gerou planos e propostas que, mesmo visando a melhoria de vida da população, deixou à margem parcelas da sociedade. Do urbanismo sanitarista ao empreendedorismo urbano, a estrutura social e o modelo econômico das cidades vem resultando num desenvolvimento heterogêneo, excludente e segregador. O acesso à serviços públicos de qualidade representa uma frente de luta do direito à cidade, de tal modo que a privação de serviços públicos de saneamento básico, entendidos como serviços públicos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, deve ser combatida também em termos de gestão. Embora muito se tenha avançado no âmbito do saneamento básico, Salvador configura-se como uma cidade desigual em diversos aspectos, inclusive em relação ao acesso aos serviços públicos de saneamento básico. A situação do Município frente à implementação de políticas públicas e seus instrumentos é questionável. Em relação ao instrumento magno de planejamento urbano, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), Salvador tem um histórico de judicialização por falta de mecanismos de controle social além de não cumprir o conteúdo mínimo exigido por lei. Em relação ao instrumento de planejamento de saneamento básico, após um hiato entre a instituição da Lei Nacional de Saneamento Básico (LNSB), em 2007 e o ano de 2020, Salvador enfim iniciou o processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico Integrado (PMSBI). O objetivo desse trabalho é analisar o processo de implementação das diretrizes para os serviços públicos de saneamento básico estabelecidas no PDDU 2016 de Salvador. Para tal, dividiu-se a pesquisa em três etapas, sendo a primeira com foco no PDDU e na análise das diretrizes expostas. A segunda etapa consistiu na revisão das legislações e pesquisa documental acerca das instituições públicas que compõe a gestão do saneamento básico em Salvador. Por fim, a terceira etapa constitui-se na realização de entrevistas semiestruturadas com os representantes das instituições responsáveis pela gestão do saneamento básico do Município, utilizando-se do método de análise de conteúdo para sistematização e interpretação dos dados. Como resultado, entendeu-se que além da defasagem na elaboração e implementação do instrumento de planejamento do saneamento básico, a gestão do saneamento básico em Salvador encontra-se fragmentada e pouco articulada, tanto em relação aos prestadores, entes e órgãos quanto aos próprios componentes do saneamento básico. Concluiu-se que a relação entre o processo de urbanização da cidade e os serviços públicos de saneamento básico é complexa e deve ser amplamente abordada tanto nos estudos para elaboração de leis e instrumentos, quanto na própria implementação das políticas urbanas. A Cidade apresenta profundas desigualdades de classe, étnico-raciais e de gênero e esses atributos ainda são deixados de lado em algumas políticas setoriais, como a de saneamento básico, visto a dificuldade de se pôr em prática princípios fundamentais como equidade, universalização e intersetorialidade na política pública de saneamento básico do Município.


  • Mostrar Abstract
  • Over the years, urban planning in Brazil has generated plans and proposals that, even aimed at improving the lives of the population, have left portions of society on the sidelines. From sanitary urbanism to urban entrepreneurship, the social structure and economic model of cities have resulted in heterogeneous, exclusionary, and segregating development. The access to quality public services represents a front in the struggle for the right to the city, in such a way that the deprivation of public basic sanitation services, understood as public services of water supply, sanitary sewage, stormwater drainage and management, urban cleaning and solid waste management, must also be fought in terms of management. Although much progress has been made in terms of basic sanitation, Salvador is configured as an unequal city in several aspects, including in terms of access to public basic sanitation services. The Municipality's situation regarding the implementation of public policies and their instruments is questionable. Regarding the main instrument of urban planning, the Master Plan for Urban Development (PDDU), Salvador has a history of judicialization due to the lack of social control mechanisms, in addition to not complying with the minimum content required by law. About the basic sanitation planning instrument, after a gap between the institution of the National Basic Sanitation Law (LNSB) in 2007 and the year 2020, Salvador finally started the process of elaborating the Municipal Integrated Basic Sanitation Plan (PMSBI). The objective of this work is to analyze the process of implementing the guidelines for public basic sanitation services established in the 2016 PDDU of Salvador. To this end, the research was divided into three stages, the first focusing on the PDDU and on the analysis of the exposed guidelines. The second stage consisted of reviewing legislation and document research on public institutions that make up the management of basic sanitation in Salvador. Finally, the third stage consists of conducting semi-structured interviews with representatives of institutions responsible for managing basic sanitation in the city, using the method of content analysis to systematize and interpret data. As a result, it was understood that, in addition to the delay in the preparation and implementation of the basic sanitation planning instrument, the management of basic sanitation in Salvador is fragmented and poorly articulated, both in relation to providers, entities and agencies as well as the components themselves. of basic sanitation. It was concluded that the relationship between the city's urbanization process and basic sanitation services is complex and should be broadly addressed both in studies for the elaboration of laws and instruments, as well as in the implementation of urban policies. The City has deep class, ethnic-racial and gender inequalities and these attributes are still left aside in some sectorial policies, such as basic sanitation, given the difficulty of putting into practice the fundamental principles such as equity, universalization and intersectoriality in the municipal basic sanitation public policy.

2020
Dissertações
1
  • JOSÉ OSMAR ANDRADE GUIMARÃES NETO
  • ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE ADSORVENTES PARA A REMOÇÃO DE MICROPOLUENTES EM ÁGUA

  • Orientador : TERENCIO REBELLO DE AGUIAR JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADRIANA COSTA FERREIRA
  • TERENCIO REBELLO DE AGUIAR JUNIOR
  • ALI UMUT SEN
  • Data: 09/03/2020

  • Mostrar Resumo
  • Diversos estudos têm apontado para a grave redução dos níveis de qualidade e quantidade dos mananciais, em todo mundo, principalmente os que cortam adensamentos urbanos e os que são utilizados para abastecimento humano. A redução da qualidade dos mananciais é ocasionada pela pressão antrópica que impõe poluentes como nitrogênio, fósforo, pesticidas, hidrocarbonetos, metais pesados, entre outros causadores de graves problemas ambientais, a exemplo da eutrofização, principalmente quando a floração é constituída de cianobactérias tóxicas. Essas florações vêm ocasionando inúmeros impactos, como redução da qualidade da água e morte da fauna aquática, chegando a afetar, em alguns casos, seres humanos com consequências alarmantes. Umas das alternativas bastante utilizada para remediar poluentes em mananciais é a utilização de adsorventes, com destaque para os remediadores químicos a base de metais, como o alumínio e ferro. No entanto, muito se discute sobre a eficiência desses materiais. Nesse sentido, o presente estudo buscou avaliar a eficiência de novos adsorventes para serem utilizados como remediadores poluentes em mananciais de abastecimento humano. Para isso, o presente estudo foi dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo foi estudada a eficiência dos atuais métodos de adsorção aplicados no manancial Joanes I, baseados em alumínio e lantânio. Na sequência foram conduzidos ensaios de adsorção com três adsorventes (Carvão betuminoso com pedra-pome; Carvão de coco com zeólita e Zeólita com pedra-pome) que podem servir de alternativa aos atuais métodos aplicados na barragem no rio Joanes I. Os ensaios foram conduzidos em amostras de água contaminadas com fósforo, nitrato e amônia, em concentrações iniciais de 1 mg L-1, mantendo-se as condições de ensaio controladas em pH 7 (±0,3), temperatura 22 °C e agitação de 30 rpm. Após os estudos com água contaminada em laboratório, o adsorvente a base de carvão e pedra pome obteve as melhores eficiências e foi utilizado nos ensaios de adsorção com amostras de água da barragem do Joanes I, podendo dar indícios iniciais da sua aplicação comercial e para estudos futuros. Os resultados indicaram que os atuais adsorventes (alumínio e lantânio) utilizados pelas prestadoras de serviços de saneamento básico na barragem do rio Joanes I, não constituem uma medida eficaz para a remoção de poluentes, como fósforo, nitrogênio, cianobactérias e toxinas, além de causar efeitos colaterais como a promoção da liberação de toxinas em água. Com relação aos estudos de adsorção, verificou-se que as melhores eficiências de remoção foram obtidas pela adsorvente composto de carvão betuminoso com pedra pome apresentando eficiências de 72% para o Fósforo, 70% para o Nitrato e 35% para amônia com tempo de equilíbrio em 360 minutos. Já quando da aplicação em amostras reais do Joanes I foram mantidas condições operacionais
    próximas dos ensaios com água contaminada em laboratório: pH 6,5 (±0,3), temperatura 22 °C. O adsorvente apresentou altas eficiência de remoção das frações do nitrogênio: amônia, nitrito e nitrato, bem como do fósforo e ortofosfato chegando à eficiência de 99,9% para os compostos na faixa de tempo de 240 a 360. Em relação à densidade de cianobactérias na amostra do rio Joanes, o adsorvente apresentou um processo de remoção, removendo 81% da densidade inicial de cianobactérias na amostra, saindo de 12.850 Cel mL-1 para 2.560 Cel mL-1 no tempo final de 2.880 minutos. Já em relação as Saxitoxinas, o adsorvente obteve uma eficiência de remoção de 99,8% ao final do processo, no tempo 2.880 minutos. No capítulo dois foram conduzidos ensaios de adsorção com o objetivo de avaliar a eficiência da biossorventes na remoção de pesticidas através de cascas de Quercus cerris e Quercus suber. Os estudos foram realizados com variação de pH (3, 7 e 9), temperatura (10, 20, 30 e 40) °C, e agitação de 30 rpm. A análise dos pesticidas foi realizada através do protocolo de extração da SANCO/10232/2006 EU. Como resultados, as maiores eficiências de adsorção (80% e 70%), dos pesticidas foi encontrada em pH 3, temperatura de 30°C e 360 minutos. A cinética de adsorção de pesticidas seguiu a cinética de pseudo-segunda ordem para a atrazina e pseudo-primeira ordem para os todos os pesticidas. Os resultados obtidos neste estudo permitem concluir que os adsorventes utilizados no manancial Joanes I (alumínio e lantânio) apresentam baixa eficiência na remediação de cianobactérias, fósforo e toxinas, observou-se que a densidade de cianobactérias aumentava em conjunto com as concentrações de toxinas nos meses subsequentes aplicação desses adsorventes. Pode-se demonstrar a também nesse estudo as altas eficiências do adsorvente a base de carvão com pedra pome, onde obteve-se eficiências de adsorção (> 98%) para os contaminantes (nitrogênio, fósforo, alumínio, ferro, cianobactérias, saxitoxinas), podendo ser uma alternativa eficiente no controle ambiental após estudos adicionais. Para os pesticidas, as cascas de Quercus cerris e Quercus suber podem ser uma alternativa eficaz e econômica para a remediação de mananciais contaminados com os pesticidas estudos, apresentando eficiências de remoção entre 70%-80%.


  • Mostrar Abstract
  • Several studies have pointed to the serious reduction in the levels of quality and quantity of water sources, worldwide, mainly those that cut urban densities and those that are used for human supply. The reduction in the quality of water sources is caused by anthropic pressure that imposes pollutants such as nitrogen, phosphorus, pesticides, hydrocarbons, heavy metals, among other causes of serious environmental problems, such as eutrophication, especially when flowering is constituted by toxic cyanobacteria. These blooms have caused numerous impacts, such as reduced water quality and the death of aquatic fauna, reaching, in some cases, human beings with alarming consequences. One of the alternatives widely used to remedy pollutants in water sources is the use of adsorbents, with emphasis on chemical remedies based on metals, such as aluminum and iron. However, much is discussed about the efficiency of these materials. In this sense, the present study sought to evaluate the efficiency of new adsorbents to be used as polluting remedies in sources of human supply. For this, the present study was divided into two chapters. In the first chapter, the efficiency of the current adsorption methods applied to the Joanes I spring, based on aluminum and lanthanum, was studied. Following, adsorption tests were conducted with three adsorbents (Bituminous coal with pumice; Coconut coal with zeolite and Zeolite with pumice) that can serve as an alternative to the current methods applied in the dam on the Joanes River I. The tests were conducted in water samples contaminated with phosphorus, nitrate and ammonia, in initial concentrations of 1 mg L-1, keeping the test conditions controlled at pH 7 (± 0.3), temperature 22 ° C and agitation of 30 rpm. After studies with contaminated water in the laboratory, the adsorbent based on coal and pumice stone obtained the best efficiencies and was used in the adsorption tests with water samples from the Joanes I dam, and may give initial indications of its commercial application and for studies future. The results indicated that the current adsorbents (aluminum and lanthanum) used by basic sanitation service providers in the Joanes I river dam, are not an effective measure for the removal of pollutants, such as phosphorus, nitrogen, cyanobacteria and toxins, besides causing side effects like promoting the release of toxins in water. Regarding the adsorption studies, it was found that the best removal efficiencies were obtained by the adsorbent composed of bituminous coal with pumice, showing efficiencies of 72% for Phosphorus, 70% for Nitrate and 35% for ammonia with equilibrium time in 360 minutes. When applied to real samples of Joanes I, operating conditions were maintained close to the tests with contaminated water in the laboratory: pH 6.5 (± 0.3), temperature 22 ° C. The adsorbent showed high efficiency in the removal of nitrogen fractions: ammonia, nitrite and nitrate, as well as phosphorus and
    orthophosphate reaching 99.9% efficiency for compounds in the 240 to 360 time range. In relation to the density of cyanobacteria in the Joanes river sample, the adsorbent showed a removal process, removing 81% of the initial density of cyanobacteria in the sample, going from 12,850 Cel mL-1 to 2,560 Cel mL-1 in the final time of 2,880 minutes. In relation to Saxitoxins, the adsorbent obtained a removal efficiency of 99.8% at the end of the process, in time 2,880 minutes. In chapter two, adsorption tests were conducted with the objective of evaluating the efficiency of the biosorbents in the removal of pesticides through Quercus cerris and Quercus suber husks. The studies were carried out with a variation of pH (3, 7 and 9), temperature (10, 20, 30 and 40) ° C, and agitation of 30 rpm. The analysis of pesticides was carried out using the SANCO / 10232/2006 EU extraction protocol. As a result, the highest adsorption efficiencies (80% and 70%) of the pesticides were found at pH 3, temperature of 30 ° C and 360 minutes. The adsorption kinetics of pesticides followed the kinetics of pseudo-second order for atrazine and pseudo-first order for all pesticides. The results obtained in this study allow us to conclude that the adsorbents used in the Joanes I stock (aluminum and lanthanum) have low efficiency in the remediation of cyanobacteria, phosphorus and toxins, it was observed that the density of cyanobacteria increased with the concentrations of toxins in the months subsequent application of these adsorbents. It can also be demonstrated in this study the high efficiencies of the coal-based adsorbent with pumice, where adsorption efficiencies (> 98%) were obtained for contaminants (nitrogen, phosphorus, aluminum, iron, cyanobacteria, saxitoxins), it can be an efficient alternative in environmental control after further studies. For pesticides, the shells of Quercus cerris and Quercus suber can be an effective and economical alternative for the remediation of springs contaminated with the studied pesticides, with removal efficiencies between 70% -80%.

2
  • LINDIANE FREIRE DE SANTANA LIMA
  • LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA MINERAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: estudos de casos de mineração de ouro no Estado da Bahia

  • Orientador : ANDRE LUIZ ANDRADE SIMOES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SEVERINO SOARES AGRA FILHO
  • MARCIA MARA DE OLIVEIRA MARINHO
  • JOSE BAPTISTA DE OLIVEIRA JUNIOR
  • Data: 12/03/2020

  • Mostrar Resumo
  • A mineração é uma atividade que gera muitos impactos ambientais adversos e que pode provocar alterações drásticas na qualidade ambiental. Dessa forma, é imprescindível que os instrumentos de gestão ambiental, tais como o Licenciamento Ambiental, sejam aplicados pelo Poder Público para que o controle e a regulação dos empreendimentos mineiros possam induzir formas sustentáveis nas intervenções e atividades humanas. A fim de verificar, seguindo uma abordagem qualitativa, se o Licenciamento Ambiental (LA) na mineração pode contribuir para a proteção do patrimônio ambiental, buscando-se a menor degradação possível, foram analisados neste trabalho cinco processos de LA de empreendimentos de mineração de ouro situados no estado da Bahia, sob a perspectiva do Desenvolvimento Sustentável, à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Para isso, foi realizada a identificação dos impactos ambientais e das medidas preventivas e mitigadoras, bem como foi evidenciada a convergência dessas medidas, constantes em normas e guias técnicos, com os 17 ODS e as 169 metas, na forma como estão dispostos no “Atlas: Mapeando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Mineração”, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, no ano de 2017. A partir disso, foram definidas as oito categorias de análise, por meio das quais se constatou que há ainda uma baixa aderência do Licenciamento Ambiental na mineração aos ODS. Ademais, foram entrevistados oito stakeholders, em que foi possível registrar percepções dos grupos de interesse com relação à possibilidade do LA poder contribuir para a adoção de práticas preventivas e sustentáveis. Foi possível verificar que há a expectativa de que o LA na mineração pode propiciar ações mais concretas, sob a perspectiva da sustentabilidade, desde que seja aprimorada a capacidade das instituições públicas, estimulada a representatividade dos stakeholders locais, amplificado o monitoramento da qualidade do meio biofísico e promovida a criação de espaços protegidos.


  • Mostrar Abstract
  • Mining is an activity that generates many adverse environmental impacts and can cause drastic changes in environmental quality. Thus, it is essential that environmental management instruments, such as Environmental Licensing, are applied by the Government so that the control and regulation of mining enterprises can induce sustainable practices in human interventions and activities. In order to verify this understanding, five environmental licensing processes of gold mining projects located in the state of Bahia were analyzed in this paper, based on the Sustainable Development Goals (SDGs) of the 2030 Agenda of the United Nations. Also, according to a qualitative approach, it analyzes if Environmental Licensing in mining can contribute to the protection of environmental heritage, seeking the least possible degradation, from the perspective of Sustainable Development. On this purpose, the identification of environmental impacts and preventive and mitigating measures was carried out, as well as the convergence of these measures, as set out in standards and technical guides, with the 17 SDGs and 169 targets, as shown in the “Mapping Mining to the Sustainable Development Goals: an Atlas”, published by the United Nations Development Program, in 2017. Based on that, the eight analysis categories were defined for the accomplishment of this research. Based on these categories, it was found that there is still a low adherence of Environmental Licensing in mining to the SDGs. In addition, eight stakeholders were interviewed, in which it was possible to register stakeholder perceptions regarding the possibility of Environmental Licensing being able to contribute to the adoption of preventive and sustainable practices. It was possible to verify that there is an expectation that Environmental Licensing in mining can provide more concrete actions, from the perspective of sustainability, provided that the capacity of public institutions is improved, that the representation of local stakeholders is encouraged, that the monitoring of the quality of the biophysical environment is amplified and that the creation of protected areas be promoted.

3
  • RICARDO BORGES BALTAZAR DOS SANTOS JÚNIOR
  • Distribuição da ictiofauna em um trecho fluvioestuarino sob a operação de um reservatório: um estudo em Pedra do Cavalo – Ba

  • Orientador : MARLENE CAMPOS PESO DE AGUIAR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA SOUSA FONTES
  • MARLENE CAMPOS PESO DE AGUIAR
  • YVONILDE DANTAS PINTO MEDEIROS
  • ALEXANDRE CLISTENES DE ALCANTARA SANTOS
  • ICARO THIAGO ANDRADE MOREIRA
  • NUNO ALBERTO MARINHEIRO CAIOLA
  • Data: 12/03/2020

  • Mostrar Resumo
  • A operação de barragens resulta em várias mudanças nas características físicas dos ambientes aquáticos, como alterações na magnitude dos fluxos e na concentração de sais dissolvidos, além de promover distúrbios na distribuição do habitat de diversos organismos, como peixes. Este trabalho tem como objetivo analisar a distribuição da ictiofauna devido à variação espaço-temporal do regime hidrodinâmico e da salinidade em um trecho fluvioestuarino sob a influência da operação de um reservatório. A barragem de Pedra do Cavalo está localizada no trecho inferior do rio Paraguaçu, próximo a uma região estuarina de alto interesse ecológico e extrativista. O modelo Mike 21 foi aplicado durante uma maré de sizígia e de quadratura na simulação dos parâmetros de velocidade, profundidade e salinidade. Foi realizada uma Análise de Componentes Principais (PCA) e analisados os gêneros com correlações de Pearson acima de 0,60 com os parâmetros mencionados. O trecho fluvioestuarino do rio Paraguaçu apresenta espécies de ictiofauna típicas de ambientes límnico, estuarino e marinho e é altamente influenciado pelas condições das marés e pela intensidade do fluxo liberado durante o período de defluência da barragem da Pedra do Cavalo. A distribuição da ictiofauna ao longo da seção estudada é influenciada pela variabilidade espaço-temporal do regime hidrodinâmico e pela salinidade da água, apresentando em períodos de alta defluência da barragem da Pedra do Cavalo várias espécies de interesse comercial, como Mugil liza e Anchoa januaria.


  • Mostrar Abstract
  • The operation of dams results in several changes in the physical characteristics of aquatic environments, such as changes in the flows magnitude and in the dissolved salts concentration, in addition to promoting disturbances in the distribution of the habitat of various organisms, such as fish. This work aims to analyze the ichthyofauna distribution due to the spatio-temporal variation of the hydrodynamic regime and salinity in a fluvio-estuarine stretch under the influence of a dam reservoir operation. The Pedra do Cavalo dam is located on Paraguaçu River lower stretch, close to an estuarine region of high ecological and extractive interest. Mike 21 modelling system was applied during a spring and a quadrature tide in the simulation of speed, depth and salinity. A Principal Component Analysis (PCA) was performed and the genera with Pearson Correlations above 0.60 with the aforementioned variables were analyzed. The fluvio-estuarine stretch of the Paraguaçu river presents ichthyofauna species typical of limnic, estuarine and marine environments and it is highly influenced by the tidal conditions and the flow intensity released during the period of defluence of the Pedra do Cavalo dam. The ichthyofauna distribution along the studied section is influenced by the spatio-temporal variability of the hydrodynamic regime and the salinity of the water, presenting in periods of high defluence of the Pedra do Cavalo dam several species of commercial interest, such as Mugil liza and Anchoa januaria.

4
  • FELIPE PAIVA SILVA DE OLIVEIRA
  • FATORES SOCIOECONÔMICOS, AMBIENTAIS, DEMOGRÁFICOS E DE SANEAMENTO BÁSICO CORRELACIONADOS À INCIDÊNCIA DA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA: UM ESTUDO ECOLÓGICO EM UMA BACIA HIDROGRÁFICA DE SALVADOR-BA

  • Orientador : LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GUILHERME DE SOUSA RIBEIRO
  • LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES
  • PATRICIA CAMPOS BORJA
  • Data: 20/04/2020

  • Mostrar Resumo
  • Nos últimos anos, os arbovírus DENV, CHIKV e ZIKV passaram a circular conjuntamente no território brasileiro trazendo grande preocupação para a saúde pública no País. Um exemplo de espaço geográfico complexo onde a população está susceptível às arboviroses, são os bairros da bacia hidrográfica do Rio Camarajipe, um recorte espacial da cidade de Salvador, que apresenta disparidades socioeconômicas e de infraestrutura, fatores que contribuem para a transmissão da dengue, zika e chikungunya. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar espacial e temporalmente os fatores socioeconômicos, ambientais, demográficos e de saneamento básico correlacionados à incidência de dengue, chikungunya e zika nos bairros que compõem a bacia hidrográfica do Rio Camarajipe, Salvador-BA, no período de 2014 a 2018. Para esse estudo ecológico utilizou-se como fontes de dados secundários os índices de infestação pelo Aedes aegypti do Centro de Controle de Zoonoses e os dados de ocorrência das três arboviroses da Vigilância Epidemiológica, ambas instituições vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde de Salvador. Ademais, foram utilizados dados socioeconômicos e de saneamento básico provenientes do projeto QualiSalvador e do Censo Demográfico 2010 do IBGE, bem como informações climáticas do INMET. Foi realizada análise descritiva dessas variáveis, sendo posteriormente investigada a correlação e realizada a análise de regressão linear múltipla a fim de identificar a contribuição das variáveis que refletiam o contexto social, econômico e ambiental na área de estudo para as variáveis respostas índices entomológicos e incidência de dengue, de zika e de chikungunya. Os resultados indicaram que durante 2015 a 2018 a maior parte dos bairros apresentavam índices de infestação acima do limiar de alerta (IIP ou IB≥1,0%) ou de risco (IIP ou IB≥4,0%) de epidemias dessas arboviroses. As chuvas de até três meses anteriores aos LIRAa/LIA estiveram associadas linearmente com os índices de infestação, demonstrando a importância da análise dos eventos climáticos considerando um tempo de defasagem. Ademais, os recipientes positivos para Aedes aegypti ao nível do solo com água foram aqueles mais representativos na Bacia. Foi percebida uma correlação forte positiva entre os depósitos fixos (Grupo C) com a renda média mensal dos chefes de família. Quanto à incidência das arboviroses, o ano 2016 foi mais representativo para chikungunya, 2014 a 2015 para dengue e 2015 e 2016 para zika. A partir de 2017 os números de casos reduziram significativamente até 2018. Os modelos de regressão linear múltipla não foram suficientes para explicar a ocorrência das três arboviroses. Apesar disso, essa análise de regressão linear múltipla mostrou-se satisfatória para explicar os índices de infestação, sendo os fatores preponderantes para o maior número de imóveis e recipientes positivos para Aedes aegypti ente 2015 e 2018 o menor nível de adequação dos serviços públicos de abastecimento de água e de drenagem das águas pluviais nos bairros da área de estudo.


  • Mostrar Abstract
  • In recent years, the DENV, CHIKV and ZIKV arbovirus have started to circulate jointly in the Brazilian territory, bringing great concern for public health in the country. An example of complex geographic space where the population is susceptible to arboviruses, are the neighborhoods of the Camarajipe River basin, a spatial section of the city of Salvador, which presents socioeconomic and infrastructure disparities, factors that contribute to the transmission of dengue, zika and chikungunya. Thus, the present study aimed to analyze spatially and temporally the socioeconomic, environmental, demographic and sanitation factors correlated to the incidence of dengue, chikungunya and zika in the neighborhoods that make up the Camarajipe River basin, Salvador-BA, from 2014 to 2018. For this ecological study, we used as secondary data sources the infestation rates by Aedes aegypti of the Zoonosis Control Center and the occurrence data of the three arboviroses of the Epidemiological Surveillance, both institutions linked to the Municipal Health Secretariat of Salvador. In addition, socioeconomic and basic sanitation data from the QualiSalvador project and the 2010 IBGE Demographic Census were used, as well as climate information from INMET. A descriptive analysis of these variables was carried out, with subsequent investigation of the correlation and multiple linear regression analysis in order to identify the contribution of variables that reflected the social, economic and environmental context in the study area to the variables responses entomological indexes and incidence of dengue, zika and chikungunya. The results indicated that during 2015 to 2018 most neighborhoods had infestation rates above the alert threshold (IIP or IB≥1.0%) or risk (IIP or IB≥4.0%) of epidemics of these arboviroses. The rains of up to three months prior to LIRAa/LIA were linearly associated with the rates of infestation, demonstrating the importance of the analysis of climatic events considering a time lag. Furthermore, the positive containers for Aedes aegypti at ground level with water were those most representative in the basin. A strong positive correlation between the fixed deposits (Group C) and the average income of the heads of households was perceived. As for the incidence of arboviroses, the year 2016 was more representative for chikungunya, 2014 to 2015 for dengue and 2015 to 2016 for zika. From 2017 the number of cases decreased significantly until 2018. Multiple linear regression models were not sufficient to explain the occurrence of the three arboviroses. Nevertheless, this multiple linear regression analysis was satisfactory to explain the infestation rates, the main factors being the higher number of positive properties and containers for Aedes aegypti between 2015 and 2018 the lower level of adequacy of water supply and rainwater drainage public services in the study area.

     

5
  • JOAN CARLOS SANTOS SILVA
  • TERRITÓRIO, SALUBRIDADE AMBIENTAL E LEPTOSPIROSE: UM ESTUDO EM SALVADOR - BAHIA

  • Orientador : PATRICIA CAMPOS BORJA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES
  • PATRICIA CAMPOS BORJA
  • FEDERICO COSTA
  • GUILHERME DE SOUSA RIBEIRO
  • Data: 24/04/2020

  • Mostrar Resumo
  • A leptospirose é uma doença endêmica de ocorrência mundial, cujas maiores incidências estão relacionadas a ambientes vulneráveis socioeconomicamente e que apresentam condições de salubridade precárias. No Brasil, essa enfermidade tem acometido as populações que vivem em áreas insalubres e com precariedade dos serviços públicos e condições de moradia, sendo objeto de atenção por partes das autoridades sanitárias e centros de pesquisa. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo investigar os gradientes de salubridade ambiental no território e sua influência na infecção pela Leptospira em áreas de estudo na cidade do Salvador-Bahia. A investigação privilegiou o território como espaço de análise por considerar que o espaço é o lócus da reprodução social e lugar privilegiado de desenvolvimento da vida urbana. Por outro lado, no conceito de salubridade, articulado ao de saneamento básico, foi central tendo-se colocado como referência para o estudo a necessidade da integralidade das ações para a promoção de espaços salubres. A investigação envolveu uma pesquisa de base de dados primários, com a aplicação de questionários em trecho de vias e processamento e análises de dados secundários disponíveis em instituições públicas e em grupos de pesquisa. A partir dos dados de da ocorrência de anticorpos contra a Leptospira na população e de salubridade ambiental foram realizadas análises estatísticas e espaciais e construído o Índice de Salubridade Ambiental (ISA) das áreas de estudo. Os resultados indicaram o gradiente da insalubridade ambiental nas áreas de estudo, tendo sido evidenciada a precariedade da prestação dos serviços de saneamento básico, principalmente quanto ao esgotamento sanitário, à drenagem urbana e à coleta de resíduos sólidos. Quinze das vinte e três microáreas de estudo apresentaram condição de salubridade insatisfatória, sete em condições de salubridade moderada e somente uma com boa salubridade. A baixa classificação do ISA para as áreas e microáreas foram dadas principalmente em face da ausência de integralidade na prestação dos serviços, o que foi expressa por meio das baixas pontuações de cada um dos indicadores. As análises espaciais produziram os mapas de Kernel que indicaram haver relação entre baixas pontuações do ISA e maiores concentrações de indivíduos com anticorpos contra a Leptospira, em três das quatro áreas investigadas. Os testes de qui-quadrado de Pearson e exato de Fisher indicaram a associação positiva entre o estado precário do saneamento básicos nas áreas e a ocorrência de indivíduos com anticorpos contra a Leptospira, principalmente com as variáveis relacionadas ao risco de alagamento, à presença de córregos e corpos d’água e aos pontos de descarte irregular de resíduos sólidos. Por fim, espera-se que esse trabalho contribua na discussão sobre as relações entre a ocorrência da leptospirose e a insalubridade ambiental e que o esforço de construção de um ISA possa influenciar nos processos de definição de áreas prioritárias de ações de controle da leptospirose.


  • Mostrar Abstract
  • Leptospirosis is an endemic disease of worldwide occurrence, whose greatest incidences are related to socioeconomically vulnerable environments and which present precarious health conditions. In Brazil, this disease has affected populations living in unhealthy areas with precarious public services and poor housing conditions, being the object of attention by health authorities and research centers. Thus, this study aims to investigate the environmental health gradients in the territory and its influence on the infection by Leptospira in study areas in the city of Salvador-Bahia. The investigation privileged the analysis in the territory, considering that the territory is the locus of social reproduction and the place where the urban life is developed. On the other hand, it was considered the integrality of actions, in the field of basic sanitation and environmental health, as essential to promote healthier spaces. The investigation involved a survey of primary databases, with the application of questionnaires along stretches of street, and the analysis of secondary data available in public institutions and research groups. With the data of the occurrence of antibodies against Leptospira in the population and the environmental health, statistical and spatial analyzes were carried out and the Environmental Health Index (ISA) of the study areas was built. The results indicated the gradient of environmental unhealthiness in the study areas, with the precariousness of the provision of basic sanitation services being evidenced, mainly as regards sanitary sewage, urban drainage and solid waste collection. Fifteen of the twenty-three micro-areas of study showed unsatisfactory environmental health conditions, seven under moderate conditions and only one with good conditions. The low ISA classification for the areas and micro-areas was mainly due to the lack of integrality in the provision of services, which was expressed through the low scores of each of the indicators. For the Spatial analyzes Kernel maps were produced and indicated a relation between low ISA scores and higher concentrations of individuals with antibodies against Leptospira, in three of the four areas investigated. Pearson's chi-square and Fisher's exact tests indicated a positive association between the precarious state of basic sanitation in the areas and the occurrence of individual with antibodies against Leptospira, especially with the variables related to the risk of flooding, the presence of streams and to the points of irregular disposal of solid waste. Finally, it is expected that this work will contribute to the discussion on the relation between the infection by Leptospira and environmental health and that the effort to build an ISA can influence the processes of defining priority areas for leptospirosis control actions.

6
  • TÁSSIO GABRIEL RIBEIRO LOPES
  • DESENVOLVIMENTO E USO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS DE BASE
    AGROECOLÓGICA NA PROMOÇÃO DO SANEAMENTO RURAL EM
    ITUBERÁ, BAHIA

  • Orientador : LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEXANDRE PESSOA DIAS
  • FLÁVIO CHEDID HENRIQUES
  • LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES
  • PATRICIA CAMPOS BORJA
  • Data: 08/07/2020

  • Mostrar Resumo
  • O deficit do Saneamento Rural representa uma contradição entre o projeto
    colonizador para o campo e a promoção da Saúde. O território rural no Brasil é
    prioritariamente destinado ao capital financeiro expresso principalmente no
    agronegócio, hidronegócio e empresas de mineração, de modo que esse direito
    humano essencial não é garantido a todos. Pesquisas científicas têm apontado
    que a maioria dos alimentos distribuídos na sociedade são produzidos pelos
    povos do campo, da floresta e das águas e que suas relações com os
    agroecossistemas possibilitam a preservação ecológica. Diante dessa disputa
    por modelos de territorialização e projetos de desenvolvimento, a agroecologia
    tem se destacado internacionalmente como uma luta unitária pelo modo de vida
    camponês, diaspórico e autóctone. Logo, para garantir no campo brasileiro
    modos de produção e organização do trabalho para além do capital é
    imprescindível realizar a reforma agrária e minimamente implantar tecnologias
    que atendam as carências de abastecimento de água, esgotamento sanitário e
    manejo dos resíduos sólidos no campo. O presente trabalho tem como objetivo
    socializar a sistematização da experiência praxiológica de promoção do
    Saneamento Rural a partir do desenvolvimento de Tecnologias Sociais em uma
    escola técnica em agroecologia utilizando a metodologia de Pesquisa-Ação


  • Mostrar Abstract
  • The deficit in Rural Sanitation represents a contradiction between the colonizing
    project for the countryside and the promotion of Health. The rural territory in Brazil
    is primarily intended for the financial capital expressed in agribusiness, hydrobusiness
    and mining companies, so that this essential human right is not
    guaranteed to everyone. Scientific research has pointed out that most of the food
    distributed in society is produced by the people of the countryside, the forest and
    the waters and that its relations with agro-ecosystems enable ecological
    preservation. In the face of this dispute over territorialization models and
    development projects, agroecology has stood out internationally as a unitary
    struggle for the peasant, diasporic and indigenous way of life. Therefore, in order
    to guarantee modes of production and work organization in addition to capital in
    the Brazilian countryside, it is essential to carry out agrarian reform and at least
    promote technologies that meet the needs of water supply, sanitation and solid
    waste management in the field. The present work aims to socialize the
    systematization of the praxiological experience of promoting Rural Sanitation
    from the development of Social Technologies in a technical school in agroecology
    using the Research-Action methodology

7
  • MAYARA SANTANA BORGES
  • PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL EM PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO TENDO COMO REFERÊNCIA A LEI NACIONAL NO 11.445/2007: REFLEXÕES SOBRE ALGUMAS PRÁTICAS.

  • Orientador : LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES
  • PATRICIA CAMPOS BORJA
  • MARIA ELISABETE PEREIRA DOS SANTOS
  • Data: 14/07/2020

  • Mostrar Resumo
  • A participação social no processo de formulação de políticas públicas e tomada de decisão, surge como um novo paradigma na gestão político-administrativa, entretanto sua implementação enfrenta dificuldades.  Em 2007, com a promulgação da Lei Nacional de Saneamento Básico (LNSB, Lei nº 11.445), além de estabelecer o saneamento básico constituído por quatro componentes fundamentais (abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas), contempla os mesmos como um direito social, ao afastar o fornecimento desses serviços de uma visão mercadológica, ao enfatizar princípios relevantes como a universalização, a integralidade e o próprio controle social na prestação dos serviços públicos de saneamento básico. Além disso a LNSB estabelece o controle social na execução de cada função da gestão dos serviços públicos de saneamento básico (planejamento, regulação, prestação e fiscalização). Em diversas situações a participação popular em tomadas de decisão é prejudicada pela falta de meios de monitorização, assim como a influência da cultura política local, geralmente marcada pelo clientelismo e pelo fato do processo de descentralização da gestão praticamente caminhar em passos lentos, numa estrutura vertical, que funciona de cima para baixo, ou seja, o Executivo local descentraliza seu processo de tomada de decisão a fim de interpretar as necessidades da população. Desde a promulgação da LNSB, a elaboração das políticas públicas municipais na área de saneamento básico no Brasil perpassa pela discussão de alguns conceitos importantes, dentre os quais: poder local, uma vez que a elaboração do PMSB é responsabilidade exclusiva do município;  cidadania, pois a participação popular é fator fundamental para legitimar tal instrumento;  e democracia, tendo em vista que o Plano deve ser elaborado em conjunto com representantes dos diversos setores impactados (gestão, prestadores de serviços e sociedade civil). Assim, as limitações e potencialidades das ações participativas dependem da capacidade política e de cidadania dos municípes, pois, uma sociedade que conhece e reconhece seus direitos e deveres se torna uma sociedade mais ativa e ciente das ações do Estado. Para tanto, é necessário que a representação da sociedade civil se sobreponha aos interesses difusos e/ou individuais como forma de fortalecimento do processo democrático do planejamento participativo.


  • Mostrar Abstract
  • Social participation in the process of public policy formulation and decision making emerges as a new paradigm in political-administrative management, however its implementation faces challenges. In 2007, with the enactment of the National Basic Sanitation Law (LNSB, Law 11,445), besides establishing basic sanitation comprising four fundamental components (water supply, sanitary sewage, urban cleaning and solid waste management, and drainage and urban rainwater management), it denotes basic sanitation as a social right, by taking the supply of such services away from a market view, emphasizing relevant principles such as universalization, integrality and social control itself in the provision of basic sanitation public services. In addition, the LNSB establishes that social control must be guaranteed in the execution of each function of the management of basic sanitation public services. In several situations the popular participation in decision making is hampered by the lack of monitoring means, as well as the influence of the local political culture, usually marked by clientelism, and the fact that the management decentralization process practically walks in slow steps, in a vertical structure that works from top to bottom, i.e., the local Executive decentralizes its decision making process in order to interpret the population's needs. Since the establishment of the PNSB, the elaboration of municipal public policies in the area of basic sanitation in Brazil has been going through the discussion of some important concepts, among which: local power, since the elaboration of the PMSB is the exclusive responsibility of the municipality; citizenship, since the popular participation is a fundamental factor to legitimize such instrument; and democracy, since the plan must be elaborated together with representatives of the various sectors impacted (management, service providers and civil society). Thus, the limitations and potentialities of participatory actions depend on the political capacity and citizenship of municipalities, because a society that knows and recognizes their rights and duties becomes a more active and aware of the actions of the State. To this end, civil society representation needs to overlap with diffuse and/or individual interests as a way of strengthening the democratic process of participatory planning.

8
  • JAQUELINE SOUZA DE JESUS
  • EFICIÊNCIA DA REMOÇÃO DE MICROPOLUENTES POR BACTÉRIAS NITRIFICANTES E DESNITRIFICANTE

  • Orientador : TERENCIO REBELLO DE AGUIAR JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADRIANA COSTA FERREIRA
  • ALI UMUT SEN
  • TERENCIO REBELLO DE AGUIAR JUNIOR
  • Data: 29/09/2020

  • Mostrar Resumo
  • Os recursos hídricos vêm sofrendo pressões caracterizadas por ações antropogênicas que intensificam cenários de poluição hídrica, provocados, principalmente, pelo lançamento de esgoto doméstico, efluentes industriais e compostos agrícolas. Esse despejo aumenta a quantidade de nutrientes, como nitrogênio e fósforo, nos corpos d’água, que em excesso são considerados micropoluentes, potencializando a ocorrência do processo de eutrofização, prejudicando o ecossistema aquático. Sendo assim, faz-se necessário o desenvolvimento de métodos de remoção desses micropoluentes da água, tendo em vista a complexidade de conter os processos que incrementam esses poluentes no ambiente hídrico. O presente estudo visa avaliar a eficiência de remoção desses micropoluentes através do uso de bactérias nitrificantes e desnitrificante. Inicialmente, foi analisado o desempenho das cepas Nitrosomonas europaea, Nitrobacter winogradskyi e Paracoccus denitrificans na remoção de compostos, como NH3, NO2-, NO3-, P, PO43- em amostras de água pura. Em seguida, foram realizados testes com essas bactérias em amostras de água bruta do manancial de abastecimento da cidade de Salvador, o Rio Joanes. Foi realizada a caracterização da área de estudo e avaliação da qualidade da água a fim de analisar seus principais usos e os principais impactos que o manancial vem sofrendo. Após essa etapa, foram realizados testes microbiológicos em amostras de água bruta do manancial, utilizando um pool de bactérias formadas pelas cepas supracitadas. Nessa etapa foram avaliados os parâmetros de qualidade da água, como NH3, NO2-, NO3-, P, PO43-, pH, cianobactérias, saxitoxinas, Al e Fe. Para otimizar o processo de remoção biológica, em uma das etapas foi inserido um material adsorvente pedra pome à amostra e, em seguida, avaliada a eficiência da técnica na remoção dos compostos. Também foram realizados testes microiológicos com o pool de bactérias em amostras de água pura contendo pesticida glifosato. Os resultados demonstraram que as bactérias nitrificantes e desnitrificante apresentaram elevado potencial na remoção dos compostos nitrogenados e fosfatados avaliados (100%). A técnica de união do tratamento biológico com o adsorvente interferiu de maneira positiva em outros parâmetros de qualidade da água, como os metais Al (85%) e Fe (100%), bem como promoveu elevação de pH de 5,8 para 6,4, e redução muito significativa de cianobactérias (95%) e saxitoxina (100%) da água. As cepas também foram altamente eficentes na remoção do pesticida glifosato da água (99,9%). Os resulados do presente estudo são relevantes, pois o intuito é que sejam desenvolvidos mais estudos com os microrganismos para sua possível aplicação em escala real, visto que a remoção de micropoluentes da água atenua o processo de eutrofização, melhora a qualidade da água, otimiza os processos de tratamento, bem como mantem equilíbrio do ecossistema aquático.


  • Mostrar Abstract
  • Water resources have been suffering pressure characterized by anthropogenic actions that intensify water pollution scenarios, caused mainly by the release of domestic sewage, industrial effluents and compounds agricultural. This dumping increases the amount of nutrients, such nitrogen and phosphorus, in water bodies, which in excess are considered to be micropolluting, potentiating the occurrence of the eutrophication process, harming the aquatic ecosystem. Therefore, it is necessary to develop methods for removing these micropollutants from water, in view of the complexity of containing the processes that increase these pollutants in the water environment. The present study aims to evaluate the efficiency of removing these micropollutants through the use of nitrifying and denitrifying bacteria. Initially, the performance of the strains Nitrosomonas europaea, Nitrobacter winogradskyi and Paracoccus denitrificans in removing nitrogen and phosphorus compounds such as NH3, NO2-, NO3-, P, PO43- from water samples was analyzed. Tests were carried out with these bacteria on samples of raw water from the water source of the city of Salvador, the Joanes River. The study area was characterized and water quality was assessed in order to analyze its main uses and the main impacts that the water bodie has been suffering. After this stage, microbiological tests were carried out on samples of raw water from the spring, using a pool of bacteria formed by the aforementioned strains. In this stage, water quality parameters were evaluated, such as NH3, NO2-, NO3-, P, PO43-, pH, cyanobacteria, saxitoxins, Al and Fe. To optimize the biological removal process, a pumice stone adsorbent material was inserted in one of the steps, and then the efficiency of the technique in removing the compounds was evaluated. Microiological tests were also carried out with the bacterial pool on samples of pure water containing glyphosate pesticide. The results showed that the nitrifying and denitrifying bacteria showed high potential for removing the nitrogen and phosphate compounds (100%) evaluated. Furthermore, the technique of integranting the biological treatment with the adsorbent positively interfered in other water quality parameters, such as the metals Al (85%) and Fe (100%), as well as promoting a pH increase of 5.8 to 6.4, and a very significant reduction in cyanobacteria (95%) and saxitoxin (100%) in water. The strains were also highly effective in removing glyphosate pesticide from water (99.9%). The results of the present study are relevant, since the intention is that more studies are developed with microorganisms for their possible application on a real scale, since the removing micropollutants from water attenuates the eutrophication process, improves water quality, optimizes treatment processes, and maintains the balance of the aquatic ecosystem.

9
  • Reginaldo da Silva Rangel Neto
  • AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM APPs COM DIFERENTES GRAUS DE CONSERVAÇÃO E TIPOS DE USO DO
    SOLO: um estudo nas Bacias do rio Jacuípe e Joanes

  • Orientador : TERENCIO REBELLO DE AGUIAR JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDUARDO MARIANO NETO
  • LAFAYETTE DANTAS DA LUZ
  • TERENCIO REBELLO DE AGUIAR JUNIOR
  • Data: 06/10/2020

  • Mostrar Resumo
  • A vegetação ripária tem papel fundamental na proteção dos corpos d’água devido a sua capacidade de reter potenciais contaminantes. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi avaliar como varia a qualidade da água conforme os diferentes usos do solo, o estado de conservação da vegetação florestal (no entorno do corpo hídrico – em um raio de 50 m) e a quantidade de florestas na paisagem de entorno em raios de 3, 2, 1, 0,5, 0,25, 0,20, 0,15, 0,10 e 0,05 km em corpos d’água de bacias de clima tropical (Bahia, Brasil). Foram selecionados 18 pontos pertencentes a 10 comunidades rurais nas bacias dos rios Jacuípe e Joanes. Em relação ao estado de conservação, as áreas foram classificadas como preservadas, em processo de degradação ou degradadas. Todos os parâmetros avaliados apresentaram valores acima dos padrões legais definidos tanto pelas legislações internacionais (USEPA - EUA e o Decreto-Lei nº 152/2017 – União Europeia) quanto pela nacional (Resolução CONAMA nº 357/05) para as zonas “degradadas”. A concentração de alumínio (Al3+) apresentou uma variação de 0,01 a 4,20 (mg L-1), o ferro (Fe) de 0,01 a 4,50 (mg L-1), o nitrogênio (N) de 0,00 a 5,20 (mg L-1), o nitrato (NO3-) de 0,00 a 14,50 (mg L-1), o nitrito (NO2-) de 0,01 a 2,50 (mg L-1), o fósforo (P) de 0,00 a 2,22 (g L-1), o ortofosfato (PO43-) de 0,00 a 6,80 (g L-1) e o pH apresentou uma faixa de variação entre 4,30 a 6,80. No geral, observou-se que as concentrações dos elementos indicadores da qualidade da água estão relacionadas ao estado de conservação da zona ripária. O potencial de explicação da qualidade da água pela quantidade de floresta num raio de 0,15 km é de cerca de 53% (R² = 0,53, p < 0,05), sendo esta distância espacial a maior em escala de paisagem que influencia a qualidade da água para um IC = 95%. Já para um raio maior que 0,15 km, a quantidade de floresta não apresenta correlação com a qualidade da água dos corpos d’água avaliados. E, tem-se para o raio de 100 m o pico do percentual explicativo (58%) do nosso modelo ajustado, R² = 0,58 (p < 0,05), que decresce à medida que aumentamos a escala, seria então esta extensão espacial a nossa escala de efeito ideal para análises correlatas. Sendo assim, confirmou-se que o impacto da poluição local influencia diretamente a qualidade da água dos corpos d’água locais. Com base nisso conclui-se que o monitoramento da qualidade da água permite avaliar a influência das mudanças no ambiente e o papel das zonas ripárias e adjacentes na proteção dos corpos hídricos.


  • Mostrar Abstract
  • Riparian vegetation has a fundamental role in protecting water bodies due to its ability to retain potential contaminants. Therefore, the objective of this work was to evaluate the quality of water according to the different land uses and state of conservation of forest vegetation (around the water body - within a 50 m radius), and the landscape (total forest area) for buffers with different radius (3, 2, 1, 0.5, 0.25, 0.20, 0.15, 0.10 and 0.05 km) in water bodies of tropical climate basins (Bahia, Brazil). Eighteen points at ten rural communities were selected in the Jacuípe and Joanes rivers basins. In relation to the degree of conservation, the areas were classified as preserved, disturbed or degraded. All the evaluated parameters presented values above the legal standards defined both by international legislation (USEPA - EUA and Decree-Law No. 152/2017 – European Union) and also by Brazilian legislation (CONAMA Resolution 357/05) for "degraded" zones. The aluminum concentration (Al3+) presented a variation of 0.01 to 4.20 (mg L-1), iron (Fe) of 0.01 to 4.50 (mg L-1), nitrogen (N) of 0.00 to 5.20 (mg L-1), nitrate (NO3-) of 0.00 to 14.50 (mg L-1), nitrite (NO2-) of 0.01 to 2.50 (mg L-1), phosphorus (P) of 0.00 to 2.22 (mg L-1), orthophosphate (PO43-) of 0.00 to 6.80 (mg L-1) and the pH presented a variation between 4.30 to 6.80. In general, it was observed that the values of water quality parameters are directly related to the state of conservation of the riparian zone. The potential for explaining water quality by forest amount within a radius of 0.15 km is about 53% (R² = 0.53, p < 0.05), with this spatial distance being the largest in landscape scale that influences water quality. Consequently, for a radius larger than 0.15 km, the forest amount shows no correlation with the water quality of the water bodies evaluated. And, we have for the radius of 100 m the peak of the explanatory percentage (58%) of our adjusted model, R² = 0.58 (p < 0.05), which decreases as we increase the scale, would then this spatial extension be our ideal effect scale for correlated analyses. Based on this, it is concluded that the water quality monitoring permits to evaluate the influence of changes in the environment and the role of riparian and adjacent zones in the protection of those water bodies.

10
  • Rodrigo Saldanha Xavier da Silva
  • ANÁLISE DA SEGURANÇA HÍDRICA DO RIO SÃO FRANCISCO CONSIDERANDO A EVOLUÇÃO DAS DEMANDAS DE ÁGUA A CURTO E MÉDIO PRAZO

  • Orientador : YVONILDE DANTAS PINTO MEDEIROS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSÉ ALMIR CIRILO
  • ANDREA SOUSA FONTES
  • LAFAYETTE DANTAS DA LUZ
  • RAYMUNDO JOSE SANTOS GARRIDO
  • YVONILDE DANTAS PINTO MEDEIROS
  • Data: 18/12/2020

  • Mostrar Resumo
  • A segurança hídrica é um conceito, que ao ser operacionalizado, não favorece a redução dos riscos de maneira homogênea entres os setores usuários da água. Desta forma, a segurança hídrica de alguns setores será proporcionada pela insegurança de outros. No Brasil, a bacia hidrográfica do rio São Francisco vivenciou um longo período de estiagem entre os anos de 2012 e 2018, o qual se configurou como a pior situação hidrológica dos registros de vazões do rio. Diante os efeitos da seca vivenciada, houve a necessidade de adaptar a operação do São Francisco a um novo referencial hidrológico e meteorológico, que culminou na publicação de novas regras operativas do sistema hídrico de reserva de água através da Resolução ANA n° 2.081/2017. Associado aos fatores hidrológicos, a evolução das demandas a curto e médio prazo previstas no Plano da Bacia (2016-2025) e as obras do PNSH podem pressionar ainda mais o sistema hídrico do São Francisco. Diante do exposto, esta pesquisa tem como objetivo analisar a segurança hídrica no rio São Francisco considerando os usos múltiplos da água internos e externos a sua bacia hidrográfica. A metodologia adotada para este estudo foi desenvolvida em três etapas: caracterização e projeção das demandas a curto e médio prazo; construção e simulação dos cenários de evolução da demanda hídrica do rio São Francisco; avaliação do impacto da evolução das demandas de água a curto e médio prazo no sistema hídrico do São Francisco. No que se refere ao crescimento da demanda, houve o aumento de 7% nos cenários de menor taxa de crescimento sem o PNSH, de até 109% no cenário de maior demanda com o PNSH para o horizonte de 2025, e de 13% até 166% para os mesmos cenários, respectivamente, no horizonte de 2030. Estas evoluções das demandas aumentam o risco de não atendimento, principalmente nos anos mais secos, onde essa falha do sistema pode chegar a 50% do tempo. No que se refere a segurança hídrica do rio São Francisco, o atendimento dos usos consuntivos e da geração de energia hidrelétrica é custeado pela insegurança do ecossistema aquático.


  • Mostrar Abstract
  • Water security is a concept that, when operationalized, does not favor the reduction of risks in a homogeneous way among the sectors that use water. In this way, the water security of some sectors will be provided by the insecurity of others. In Brazil, the São Francisco River basin experienced a long period of drought between the years 2012 and 2018, which was configured as the worst hydrological situation in the records of river flows. Given the effects of the experienced drought, there was a need to adapt the São Francisco operation to a new hydrological and meteorological framework, which culminated in the publication of new operating rules for the water reserve water system through ANA Resolution n.º 2.081/2017. Associated with hydrological factors, the evolution of demands in the short and medium term foreseen in the Basin Plan (2016- 2025) and the works of the PNSH can put even more pressure on the São Francisco water system. Given the above, this research aims to analyze the water security of the São Francisco River considering the Basin Plan. The methodology adopted for this study was developed in three stages: characterization and projection of demands in the short and medium term; construction and simulation of scenarios for the evolution of water demand in the São Francisco River; evaluation of the impact of the evolution of water demands in the short and medium term on the São Francisco water system. With regard to the growth in demand, there was an increase of 7% in the scenarios of lower growth rate without the PNSH, up to 109% in the scenario of greater demand with the PNSH for the horizon of 2025, and from 13% up to 166 % for the same scenarios, respectively, in the horizon of 2030. These changes in demands increase the risk of noncompliance, especially in the drier years, where this system failure can reach 50% of the time. With regard to the water security of the São Francisco River, meeting consumptive uses and hydroelectric power generation is paid for by the insecurity of the aquatic ecosystem.

11
  • THIAGO ASSUNÇÃO DOS SANTOS
  • Desigualdade racial no atendimento dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário no bairro Rua Nova, Feira de Santana-Bahia.

  • Orientador : LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CRISTINA LARREA-KILLINGER
  • LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES
  • MARIA ELISABETE PEREIRA DOS SANTOS
  • PATRICIA CAMPOS BORJA
  • Data: 22/12/2020

  • Mostrar Resumo
  • Como apontado pelos dados oficiais do governo federal, por meio do Snis, os serviços públicos em saneamento básico na cidade de Feira de Santana têm se aproximado da universalização, em 2017 a cobertura do abastecimento de água era de 100% e em esgotamento sanitário de 80,39%. Porém, o acesso ao abastecimento de água e ao esgotamento sanitário quando analisado a partir de marcadores sociorraciais e econômicos no espaço urbano, revela que a prestação destes serviços públicos não é igualitária, ocorrendo o atendimento de forma desigual entre bairros onde residem as populações negras, pobres e periféricas. Historicamente, são as pessoas pretas as mais afetadas pela falta de assistência do Estado e, quanto ao saneamento básico, por uma lógica do racismo que estrutura a sociedade brasileira, o lugar na qual pertencem é tido como ilegal, discurso encontrado para desfavorecer o direito à agua com quantidade e qualidade para consumo e ao esgotamento sanitário. Assim, esta pesquisa além de apontar os marcadores sociais e econômicos dos estudos sobre desigualdade na oferta e qualidade dos serviços públicos de saneamento básico no Brasil, traz para a discussão o marcador racial. Buscou-se evidenciar as desigualdades raciais no atendimento pelas empresas de água e esgoto para as populações afrodescendentes que compõe os Bairros Negros. Assim, o objetivo geral do trabalho foi investigar a desigualdade racial no atendimento da prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário da população negra urbana em Feira de Santana-Bahia. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa buscando maior rigor técnico e empírico, e dentro dessa abordagem escolheu-se a Observação Participante como técnica de pesquisa, tendo-se recorrido aos seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada; dados secundários do IBGE; análise bacteriológica das amostras de água coletadas em duas fonte de água. Como resultado, o bairro Rua Nova apresenta uma população de rendimento mensal baixo, com sua maioria percebendo até 2 salários-mínimos, e majoritariamente de cor/raça negra. Os componentes do saneamento básico pesquisados estão praticamente universalizados quanto à cobertura, o abastecimento de água com 96,98% e esgotamento sanitário com 95,27%. Entretanto, a percepção dos moradores do bairro negro Rua Nova quanto à qualidade do serviço público prestado pela Embasa foi central nessa pesquisa tendo se revelado desigual, por privar a população do direito à água com regularidade e quantidade suficiente, colocando em risco a saúde dessas pessoas. Tal ato é compreendido como discriminatório à população negra submetida ao racismo estrutural.


  • Mostrar Abstract
  • As pointed out by the official data of the federal government, through Snis, public services in basic sanitation in the city of Feira de Santana have been approaching universalization, in 2017 the water supply was 100% and in sanitary sewage 80.39 %. However, access to water supply and sanitation when analyzed from socio-racial and economic markers in the urban space, reveals that the provision of these public services is not equal, with unequal service taking place between neighborhoods where black populations reside, poor and peripheral. Historically, black people are the most affected by the lack of assistance from the State and, regarding basic sanitation, by a logic of racism that structures Brazilian society, the place in which they belong is considered illegal, a discourse found to disadvantage the right to water and sanitary sewage with quantity and quality for consumption. Thus, this research, in addition to pointing out the social and economic markers of studies on inequality in the supply and quality of public basic sanitation services in Brazil, brings the racial marker to the discussion. We sought to highlight the racial inequalities in service provided by water and sewage companies to the Afro-descendant populations that make up the Black Neighborhoods. Thus, the general objective of the work was to investigate racial inequality in the provision of public water supply and sewage services to the urban black population in Feira de Santana-Bahia. To this end, we opted for qualitative research seeking greater technical and empirical rigor, within this approach, Participant Observation was chosen as a research technique, using the following instruments: semi-structured interview; secondary IBGE data; bacteriological analysis of water samples collected from two water sources. As a result, the Rua Nova neighborhood has a low monthly income population, with most of them earning up to 2 minimum wages, and mostly black / black. The basic sanitation components surveyed are practically universal, the water supply with 96.98% and sewage with 95.27%. However, the perception of the residents of the black neighborhood of Rua Nova regarding the quality of the public service provided by Embasa was central to this research, which proved to be unequal, as it deprives the population of the right to water with regularity and sufficient quantity, putting the health of these people at risk. Such an act is understood as discriminatory against the black population subjected to structural racism.

2019
Dissertações
1
  • CAMILA CRISTINA ANDRADE DOS SANTOS
  • Avaliação do efeito das condições de cultivo na produção de biomassa e lipídeos da microalga Halamphora Coffeaeformis

  • Orientador : LUCIANO MATOS QUEIROZ
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EMERSON ANDRADE SALES
  • LOUISA WESSELS PERELO
  • LUCIANO MATOS QUEIROZ
  • VIVIANA MARIA ZANTA
  • Data: 29/04/2019

  • Mostrar Resumo
  • Devido à insustentabilidade do consumo de combustíveis fósseis, seja por sua
    escassez ou pelos danos que sua queima pode ocasionar ao ecossistema terrestre,
    pesquisas cujo objetivo é o estabelecimento de alternativas a esses combustíveis vêm
    sendo realizadas. O biodiesel de microalgas é uma alternativa ao uso do combustível
    fóssil, contudo sua viabilidade financeira de produção ainda é discutida. Diante disso,
    essa pesquisa tem por objetivo, a avaliação do efeito das condições de cultivo na
    produção de biomassa e lipídeos da microalga Halamphora coffeaeformis. Utilizou-se
    para tanto, a metodologia de planejamento experimental fracionário de modo a
    estabelecer, dentre as variáveis independentes, concentração de NaNO3,
    NaH2PO4.2H2O, FeCl3.6H2O, Na2SiO3.9H2O, Salinidade e pH, quais possuem efeitos
    estatisticamente significativo sobre a produção de biomassa e lipídeos desse espécie.
    Como resultados, obteve-se que a concentração de Na2SiO3.9H2O e o pH foram os
    fatores que conferiram influência relevante sobre as duas respostas, entretanto
    exibindo efeitos positivos sobre a produção de biomassa e efeitos negativos com
    relação ao teor lipídico. Outrossim, verificou-se que nos ensaios em que o teor lipídico
    apresentou maior percentual, a biomassa seca exibiu os menores valores em massa.
    Ainda nesse estudo foi possível constatar que o exopolissacarídeo – EPS produzido
    por essa espécie interfere na quantificação da biomassa, sendo necessária, a sua
    extração antecedente ao processo de determinação de medição.


  • Mostrar Abstract
  • Due to the unsustainability of the consumption of fossil fuels, either because of it’s
    scarcity or because of the damage that it’s burning can cause to the terrestrial
    ecosystem, researches whose objective is the establishment of alternatives to these
    fuels have been carried out. Microalgae biodiesel is an alternative to the use of fossil
    fuel, however it’s financial feasibility of production is discussed. The objective of this
    research was to evaluate the effect of culture conditions on the biomass and lipid
    production of the microalgae Halamphora coffeaeformis. The methodology of the DOE
    was used to establish, among the independent variables, NaNO3, NaH2PO4.2H2O,
    FeCl3.6H2O, Na2SiO3.9H2O, Salinity and pH, which have statistically significant effects
    on the production of biomass and lipids of this species. As results, the concentration of
    Na2SiO3.9H2O and the pH were the factors that gave relevant influence on the two
    responses, however showing positive effect on the biomass production and negative
    effect with respect to the lipid content. Moreover, it was verified that in the tests in
    which the lipid content presented the highest percentage, the dry biomass exhibited
    the smallest values. Also in this study it was possible to verify that the
    exopolysaccharide - EPS produced by this species interferes in the quantification of
    the biomass, being necessary it’s extraction antecedent to the biomass determination.

2
  • ÚDSON RENAN DOS SANTOS SILVA
  • EFEITO DAS INCERTEZAS DA ESTIMATIVA DA DISPONIBILIDADE HÍDRICA SUPERFICIAL POR MODELAGEM HIDROLÓGICA NA APLICAÇÃO DA OUTORGA DE DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS

  • Orientador : ANDREA SOUSA FONTES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA SOUSA FONTES
  • YVONILDE DANTAS PINTO MEDEIROS
  • IARA BRANDAO DE OLIVEIRA
  • JORGE LUIZ RABELO
  • Data: 29/04/2019

  • Mostrar Resumo
  • A quantificação da disponibilidade hídrica para fins de aplicação da outorga de direito de uso de recursos hídricos a partir de modelagem matemática chuva-vazão envolve incertezas que podem influenciar na gestão das águas. As incertezas dos dados de entrada, das variáveis climáticas, dos valores dos parâmetros e da estrutura dos modelos usualmente são desprezadas, sendo necessárias incluí-las na gestão para a tomada de decisão. O objetivo desta pesquisa foi avaliar os efeitos da inserção da análise de incertezas da modelagem hidrológica na estimativa da disponibilidade hídrica outorgável numa sub-bacia do Alto Rio Paraguaçu, Ba. A metodologia aplicada utiliza o modelo hidrológico chuva-vazão Soil and Water Assessment Tool (SWAT) para a estensão de séries e a simulação de vazões com incertezas. Foram quantificadas as incertezas de medição dos dados de: precipitação diária e de variáveis climáticas (precipitação, temperatura máxima e mínima, umidade relativa, velocidade do vento e radiação solar), a partir das quais foram geradas séries sintéticas de dados e realizadas simulações. As incertezas decorrentes dos valores dos parâmetros do modelo (CN2, ALPHA_BF, GW_DELAY, GWQMN, SOL_AWC, ESCO, GW_REVAP_REVAPMN, LAT_TTIME e SOL_Z) foram obtidas a partir da autocalibração pelo método hipercubo latino utilizando-se o algoritmo SUFI-2 do software SWAT Calibration and Uncertainty Programs, obtendo-se faixas de valores máximos, médios e mínimos que foram utilizadas para simulações. A partir das séries de vazões simuladas foram construídas curvas de permanência a nível diário para obtenção da vazão de referência Q90%, representativa da disponibilidade hídrica, no qual 80% da vazão corresponde à parcela outorgável. Essas vazões foram posteriormente foram comparadas com a do sistema de gerenciamento de outorgas do INEMA utilizadas na área de estudo. Os resultados obtidos indicam que a consideração das incertezas de medição da precipitação, das variáveis climáticas e dos valores dos parâmetros do modelo resultaram na simulação de faixas de vazões Q90% que correspondem em subestimativas de 16 a 95% das vazões utilizadas pelo INEMA para outorga. As vazões Q90% obtidas com as simulações com a consideração das incertezas citadas, variaram entre 0,20 a 3,38 m3/s, resultando em subestimativas. As incertezas dos valores dos parâmetros foram mais relevantes registrando-se diferenças entre 58% a 95% em relação às vazões do INEMA. As faixas de vazões obtidas nas simulações restringem os usos para outorga, pois registram valores de vazões inferiores a Q100% e possuem probabilidade de ocorrência de 85 a 100% ao nível diário. Para simulação de vazões a nível diário com fins de outorga não recomenda-se a utilização do modelo SWAT na área de estudo. Contudo, as análises efetuadas demonstram que as incertezas de medição decorrentes dos dados de precipitação e de variáveis climáticas não são desprezíveis, influenciam nas vazões outorgáveis e necessitam ser consideradas na estimativa da disponibilidade hídrica outorgável.


  • Mostrar Abstract
  • The quantification of water availability for the purposes of applying the right to use water resources from rainfall-flow mathematical modeling involves uncertainties that may influence water management. The uncertainties of input data, climatic variables, parameter values and model structure are usually neglected, and it is necessary to include them in management for decision making. The objective of this research was to evaluate the effects of the insertion of uncertainty analysis of the hydrological modeling in the estimation of water availability in a sub-basin of the Upper Rio Paraguaçu, Ba. The applied methodology uses the Soil and Water Assessment Tool (SWAT) for the estension of series and the simulation of flows with uncertainties. The measurement uncertainties of daily precipitation and climatic variables (precipitation, maximum and minimum temperature, relative humidity, wind speed and solar radiation) were quantified, from which synthetic data series were generated and simulations were performed. The uncertainties arising from the values of the model parameters (CN2, ALPHA_BF, GW_DELAY, GWQMN, SOL_AWC, ESCO, GW_REVAP_REVAPMN, LAT_TTIME and SOL_Z) were obtained from the autocalibration by the Latin hypercube method using the SWAT Calibration software SUFI-2 algorithm and Uncertainty Programs, obtaining ranges of maximum, average and minimum values that were used for simulations. From the series of simulated flows, daily maintenance curves were constructed to obtain the reference flow rate Q90%, representative of the water availability, in which 80% of the flow corresponds to the installable part. These flows were later compared to the INEMA grant management system used in the study area. The results indicate that the uncertainties in the measurement of precipitation, climatic variables and model parameter values resulted in the simulation of Q90% flow rates, which correspond to underestimates of 16 to 95% of the flows used by INEMA for granting. The Q90% flows obtained with the simulations with the consideration of the mentioned uncertainties ranged from 0,20 to 3,38 m3/s, resulting in underestimates. The uncertainties of the parameter values were more relevant, registering differences between 58% and 95% in relation to the INEMA flows. The flow rates obtained in the simulations restrict the uses for granting, since they register flow values lower than Q100% and have a probability of occurrence of 85 to 100% at the daily level .For the simulation of daily flows for granting purposes it is not recommended to use the SWAT model in the study area. However, the analyzes carried out show that the measurement uncertainties due to precipitation data and climatic variables are not negligible, they influence the flow rates and need to be considered in the estimation of the water availability.

3
  • KÁTIA NÚBIA CHAVES SANTANA
  • AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA OPERAÇÃO DE RESERVATÓRIOS NA QUALIDADE DE ÁGUA EM FUNÇÃO DO ATENDIMENTO AOS USOS NO TRECHO DE JUSANTE

  • Orientador : YVONILDE DANTAS PINTO MEDEIROS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA SOUSA FONTES
  • VANIA PALMEIRA CAMPOS
  • YVONILDE DANTAS PINTO MEDEIROS
  • MARIA NOGUEIRA MAQUES
  • Data: 30/04/2019

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa teve como objetivo avaliar os efeitos da alteração das condições
    de operação do reservatório na qualidade de água, destinada ao
    abastecimento para consumo humano e à proteção das comunidades
    aquáticas, no baixo trecho do rio São Francisco. A abordagem metodológica
    adotada consistiu na definição dos cenários das condições de restrição de
    defluência da Usina Hidroelétrica (UHE) de Xingó; na seleção e análise dos
    parâmetros de qualidade de água destinada ao abastecimento para consumo
    humano e à proteção das comunidades aquáticas; na modelagem matemática
    das condições de defluências e da qualidade da água; e por fim, na
    comparação e avaliação dos efeitos das alterações das condições de restrição
    de defluência no trecho a jusante da UHE de Xingó. Os cenários consideraram
    períodos de clima, úmido e seco, de três condições de operação de
    reservatórios: uma condição de referência, com vazão restrição de defluência
    mínima observadas (I), uma condição com regime de vazão de restrição de
    defluência variável de acordo com o volume armazenado do reservatório (II) e
    uma condição correspondente a uma de hidrograma ambiental (III). Os
    parâmetros de qualidade da água utilizados nesta pesquisa foram Oxigênio
    Dissolvido (OD), Nitrato, Salinidade, pH, DBO e Fósforo total, em função da
    disponibilização dos dados monitorados. O comportamento longitudinal da
    qualidade da água em função das alterações dos regimes fluviais foi conduzido
    a partir do modelo matemático Mike 11. Os resultados das simulações
    indicaram que os períodos climáticos influenciam mais a qualidade da água do
    que os regimes fluviais. Todas as condições atendem ao CONAMA 357/2005,
    para águas doces classe 2. Entretanto, dentre os três cenários, os regimes
    fluviais propiciados pela condição III (proposta de atendimentos as demandas
    ambientais) conseguem uma qualidade de água capaz de atender ao
    abastecimento para consumo humano e à proteção das comunidades
    aquáticas, para todos os parâmetros analisados.


  • Mostrar Abstract
  • This research aims to evaluate the effects of changing the operating conditions
    of the reservoir in the water quality, intended for supply for human consumption
    and to the protection of aquatic communities, in the lower São Francisco river.
    The adopted methodological approach consisted in the definition of the
    scenarios of the conditions of flow restriction the Xingó’s reservoir; in the
    selection and analysis of the parameters of water quality destined to the supply
    for human consumption and to the protection of aquatic communities; in the
    mathematical modeling of the conditions of flow and water quality; and finally, in
    the comparison and evaluation of the effects of the changes in the conditions of
    flow restriction in downstream of the Xingó reservoir. The scenarios considered
    wet and dry climate periods of three reservoir operating conditions: a reference
    condition, with minimum observed flow restriction (I), a condition with variable
    flow restriction flow regime according to stored volume of the reservoir (II) and a
    condition corresponding to one of environmental hydrograph (III). The water
    quality parameters used in this research were Dissolved Oxygen (OD), Nitrate,
    Salinity, pH, BOD and Total Phosphorus, according to the availability of the
    monitored data. The longitudinal behavior of the water quality as a function of
    the changes in river regimes was driven by the mathematical model Mike 11.
    The results of the simulations indicated that climatic periods influence water
    quality more than river systems. All conditions comply with CONAMA 357/2005
    for class 2 freshwater. However, among the three scenarios, the river regimes
    provided by condition III (proposed to meet environmental demands) achieve a
    water quality capable of meeting the supply for human consumption and the
    protection of aquatic communities, for all parameters analyzed.

4
  • JONATAS FERNANDES ARAÚJO SODRÉ
  • GESTÃO COMUNITÁRIA DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA ÁREA RURAL: UM ESTUDO SOBRE AS FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE BROTAS DE MACAÚBAS-BA 

  • Orientador : PATRICIA CAMPOS BORJA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • PATRICIA CAMPOS BORJA
  • LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES
  • SILVIO ROBERTO MAGALHÃES ORRICO
  • UENDE APARECIDA FIGUEIREDO GOMES
  • Data: 30/04/2019

  • Mostrar Resumo
  • A problemática do acesso ao saneamento básico no meio rural ainda está por ser enfrentada e superada. Mesmo com os avanços obtidos nos últimos anos, historicamente, essa área é marcada por ações fragmentadas, investimentos descontínuos e priorização das cidades, no lugar do campo. O resultado dessa política foi a desigualdade de acesso ao saneamento básico e o elevado deficit, especialmente nas áreas rurais. Diante desse cenário, as zonas rurais de municípios de pequeno porte, tiveram que encontrar o caminho para superação destes desafios. Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo analisar quais as potencialidades e limitações da gestão comunitária par a prestação dos serviços públicos de abastecimento de água em comunidades rurais. Para realização desse estudo exploratório foram escolhidas localidades rurais no Semiárido Nordestino que possuíssem gestão comunitária e que fosse de fácil acesso pelos pesquisadores. Dessa forma, foram escolhidas três localidades do município de Brotas de Macaúbas: Lagoa do Capim, Mata do Bom Jesus e Lagoa do Maciel. A metodologia de coleta dos dados foi baseada na aplicação de entrevistas coletivas em quatro grupos, sendo um em cada localidade e outro com representantes do poder público local e a análise dos dados foi feita por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Além das informações obtidas pelas entrevistas, também foram necessárias complementações em informações públicas sobre o município e as localidades estudadas. Para avaliar os serviços prestados pelas associações, foi elaborada uma matriz GUT para cada uma das localidades estudadas. Como resultado das matrizes pode ser percebido que as localidades rurais estudadas apresentam, via de regra, elevada estrutura de organização social, com poder decisório nas assembleias, o que favorece à gestão dos serviços públicos de abastecimento de água por meio das associações de moradores, contudo ainda verificam-se diversas limitações como, por exemplo, dificuldade na manutenção econômico-financeira baseada apenas na tarifa, fazendo necessária a ajuda da Prefeitura Municipal (seja para pagamento do operador ou seja para pagamento da energia elétrica). Adicionalmente, foi feito um quadro comparativo sobre diversos instrumentos legais e de programas de Governo, bem como outras experiências em saneamento rural e na própria gestão comunitária para as dimensões política, institucional, legal, técnica e social sobre as potencialidades e limitações que cada um possui. Ao final, pôde-se concluir que a gestão comunitária apresenta-se como uma ferramenta importante para melhoria na prestação dos serviços públicos de saneamento básico em zonas rurais, contudo ela não encerra em si. É importante preservar a autonomia de cada localidade, respeitando seu nível de independência, bem como a necessidade de intervenção maior ou menor do Estado.


  • Mostrar Abstract
  • The problem of access to basic sanitation in rural areas has yet to be tackled and overcome. Even with the advances made in recent years, historically, this area is marked by fragmented actions, discontinuous investments and prioritization of cities, rather than the countryside. The result of this policy was the inequality of access to basic sanitation and the high deficit in service coverage, especially in rural areas. Given this scenario, the rural areas of small municipalities had to find the way to overcome these challenges. That way, this research aims to analyze the potential and limitations of community management for the provision of public water supply services in rural communities. In order to carry out this exploratory study, rural areas were chosen in the Brazilian Northeastern Semi-arid region that had community management and were easily accessible by the researchers. Therefore, three districts within the municipality of Brotas de Macaúbas were chosen: Lagoa do Capim, Mata do Bom Jesus and Lagoa do Maciel. The methodology of data collection was based on the application of collective interviews in four groups, one in each district and another with representatives of the local public administration and data analysis was done through the Discourse of the Collective Subject. In addition to the information obtained from the interviews, it was also necessary to add public information about the municipality and the studied disctricts. To evaluate the services provided by the associations, a GUT matrix was elaborated for each one of the studied districts. As a result of the matrices, it can be seen that the rural areas studied have, as a rule, a high social organization structure, with decision-making power in the assemblies, which favors the management of public water supply services through resident associations, however there is still a number of limitations, such as difficulty in maintaining economic and financial resources based only on tariffs, requiring the help of the City Hall (either for payment by the operator or for payment of electricity). In addition, a comparative table was drawn up on various legal instruments and government programs, as well as other experiences in rural sanitation and in the community management itself for the political, institutional, legal, technical and social dimensions of the potentialities and limitations that each one has. At the end, it can be concluded that community management presents itself as an important tool for improving the provision of public basic sanitation services in rural areas, yet it does not end in itself. It is important to preserve the autonomy of each district, respecting its level of independence, as well as the need for greater or lesser intervention of the State.

5
  • ALINE COELHO NOGUEIRA
  • PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO

  • Orientador : PATRICIA CAMPOS BORJA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • PATRICIA CAMPOS BORJA
  • LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES
  • IRIS GOMES DOS SANTOS
  • Data: 07/11/2019

  • Mostrar Resumo
  • O Brasil possui um deficit histórico de acesso aos serviços públicos de saneamento
    básico nas componentes de serviços de abastecimento de água, esgotamento
    sanitário, manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais e drenagem urbana.
    Em 2007, o marco legal do saneamento básico reconheceu o planejamento como
    estratégico para a reversão desse cenário e a promoção da universalização dos
    serviços, sendo instituída a necessidade da formulação da política de saneamento
    básico e a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB),
    instrumento da política, ação indelegável a outro ente, e de competência do titular dos
    serviços. Em 2019, diversos municípios já tinham desenvolvido seus PMSB e
    passaram à etapa de implementação. No entanto, ainda não se tem registro de
    avaliações da implementação de Planos pelo poder público, como também é parca a
    literatura sobre o tema. A avaliação da implementação dos PMSBs é uma importante
    ação para analisar os avanços dos programas e projetos executados e a necessidade
    de correção de percursos. Dada a importância dessa temática para o processo da
    universalização dos serviços de saneamento básico, este trabalho tem como objetivo
    delimitar uma proposta metodológica para avaliação da implementação de PMSB,
    visando contribuir na construção de um referencial metodológico para essa importante
    ação pública. Para tanto, inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura sobre o
    planejamento, e, em específico, em saneamento básico, e sobre a implementação de
    políticas públicas, permitindo com isso a delimitação do marco conceitual de
    referência do estudo. Tal esforço possibilitou a definição de 6 dimensões e 22
    variáveis analíticas, consideradas relevantes no processo, totalizando 6 dimensões e
    22 variáveis para avaliação de implementação de PMSBs. Após a identificação, essas
    dimensões foram validadas por meio de consulta a especialistas pela técnica do Grupo
    Focal e consulta a informantes-chaves de alguns municípios do estado da Bahia com
    PMSB elaborados. Essa matriz proposta foi submetida aos participantes para a
    identificação da influência das relações entre as dimensões, que posteriormente foi
    analisada a partir da técnica de Análise Estrutural, proposta por Michel Godet, com a
    utilização do software MICMAC, que identifica de forma gráfica as relações diretas e
    indiretas da matriz avaliada. Além disso, as variáveis também foram hierarquizadas
    para a identificação das mais relevantes no processo de implementação. Os
    resultados obtidos permitem a delimitação de uma proposta de matriz de avaliação de
    PMSB, incorporando aspectos relacionados às dimensões Política, Jurídico-Legal,
    Institucional, Técnico-Operacional, Econômico-Financeira e Social relacionadas à
    implementação de uma política pública em saneamento básico.


  • Mostrar Abstract
  • Brazil has a historical deficit of access to public basic sanitation services, which refers
    to drinking water, wastewater, solid waste and urban drainage. In 2007, the National
    Basic Sanitation Law recognized Planning as a strategic element to overcome this
    scenario and to promote the services universalization, establishing the need to
    formulate basic sanitation policy and to elaborate the Municipal Basic Sanitation Plan
    (Plano Municipal de Saneamento Básico - PMSB) as a policy tool, which is
    responsibility of the municipality. In 2019, several municipalities had developed their
    PMSB and had initiated the implementation process, however, until now there is no
    evaluation record of sanitation plans from the public sector, as the same way it is a
    scarce theme in academic literature. The implementation evaluation of PMSB’s is an
    essential measure to analyse projects and programs progress and the need to correct
    the process. Given the relevance of this theme for universalizing basic sanitation
    services, this work aims to delimit a methodological proposal to evaluate the
    implementation of PMSB’s, contributing with a methodological framework for this
    important public action. Firstly, a literature review was developed on planning, and
    specifically, on basic sanitation, and on public policies implementation, allowing to
    delimit the study conceptual framework. This effort enabled the definition of 6
    dimensions and 22 analytical key variables for evaluation of PMSB implementation.
    After this, the dimensions were validated through consultation with experts using the
    Focus Group technique and consultation with key informants from municipalities in the
    state of Bahia which already had elaborated PMSB.This proposed matrix was
    submitted to the participants to identify the influence of the six dimensions, which
    posteriorly was analyzed using the Structural Analysis technique, through MICMAC
    software proposed by Michel Godet, which identifies on graphic basis the direct and
    indirect relations of the evaluated matrix. Furthermore, the analytical variables were
    weighting in order to identify the most relevant ones in the implementation process.
    The results allow the set up of a proposal of PMSB evaluation matrix, incorporating
    Political, Legal, Institutional, Technical-Operational, Economic-Financial and Social
    dimensions related to the implementation of basic sanitation public policy.

2018
Dissertações
1
  • MARIA TERESA ARAÚJO PINHEIRO MENESCAL
  • CIANOBACTÉRIAS E CIANOTOXINAS EM UMA FLORAÇÃO NO RESERVATÓRIO JOANES I

  • Orientador : EMERSON ANDRADE SALES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • VANIA PALMEIRA CAMPOS
  • DORIEDSON FERREIRA GOMES
  • LOUISA WESSELS PERELO
  • Data: 31/01/2018

  • Mostrar Resumo
  • As cianobactérias podem produzir metabólitos secundários com propriedades
    altamente tóxicas, que são conhecidas como cianotoxinas. Váriosepisódios de
    intoxicação em humanos e animais têm sido relatados nos mais diversos países.
    Algumas espécies de cianobactérias tóxicas desenvolvem-se em ambientes de
    água doce, principalmente em reservatórios, formando florações intensas
    sobcondições favoráveis. Florações de cianobactérias têm sido observadas
    frequentemente no reservatório Joanes I (Região Metropolitana de Salvador-RMS,
    Bahia) que é responsável pelo abastecimento da cidade de Salvador e RMS, além
    de possuir intenso uso recreativo, aquicultura, navegação, pesca e irrigação.
    Deste modo, avaliar a comunidade de cianobactérias e identificar a presença de
    genes de cianotoxinas, bem como detectar a produção de toxinas em florações do
    reservatório Joanes I é de fundamental importância para os órgãos de gestão das
    águas e saúde pública de modo a permitir a utilização segura desse recurso
    hídrico. Neste trabalho, as amostras de água de quatro pontos distintos no
    reservatório Joanes I foram analisadas, em uma campanha, no período úmido. As
    análises físico-químicas e biológicas da água seguiram a metodologia do Standard
    Methods for the Examination of Water and Wastewater. Observou-se que os
    parâmetros oxigênio dissolvido, fósforo total, cor verdadeira, demanda bioquímica
    de oxigênio e coliformes termotolerantes apresentaram-se fora dos limites
    estabelecidos pela Resolução CONAMA 357/05 para águas classe 2. O cálculo do
    índice de estado trófico da água dos pontos amostrais indicaramcondições
    eutróficas. As investigações microscópicas das amostras preservadas com
    lugol,identificaram dez gêneros cianobacterianos, sendo cinco deles conhecidos
    como potencialmente produtores de toxinas. As contagens de células pelo método
    de Utermöl nas quatro amostras, mostraram que nos pontos P3 e P4 os valores
    excederam os recomendados pela Resolução CONAMA 357/05 para águas classe
    2 (<50.000 células mL-1), e três pontos amostrais (P1, P3 e P4) excederam valores
    indicados pela Portaria Nº 2914/2011 do Ministério da Saúde, a qual estabelece
    análises e coletas semanais da água acima de 20.000 células mL-1. O potencial
    genético para produção das toxinas cilindrospermopsina, microcistina e
    saxitoxinas foi avaliado a partir da extração do DNA genômico total das amostras
    e observou-se amplificações por PCR dos genes PS e mcyE. Os produtos da PCR
    foram sequenciados e comparados com banco de dados utilizando a ferramenta
    BLASTe mostraram que elas se agruparam com sequências homólogas de
    cianobactérias conhecidas como produtoras das respectivas toxinas. As análises
    químicas por LC-MS/MS das amostras ambientais buscando a
    cilindrospermopsina, anatoxina-a e homoanatoxina-a detectaram a presença
    somente da cilindrospermopsina nos pontos P1 e P2. Os resultados deste estudo
    contribuem para o aumento de informações sobre o reservatório Joanes I, a
    importância da utilização conjunta de diferentes métodos para análises das
    cianobactérias e suas toxinas, e alertam para preocupante situação deste
    reservatório em relação à saúde pública.


  • Mostrar Abstract
  • Cyanobacteria produce secondary metabolites with highly toxic properties, which
    are known as cyanotoxins. Numerous cases of intoxication in humans and animals
    have been reported in several countries. Some species of toxic cyanobacteria
    develop in freshwater environments, mainly in reservoirs, forming intense blooms
    under favorable conditions. Cyanobacterial flora have frequently been observed in
    the Joanes I reservoir (Metropolitan Region of Salvador-RMS, Bahia), which is
    responsible for supplying the city of Salvador and RMS, besides having intense
    recreational use, fishing and irrigation. Thus, evaluating the cyanobacteria
    community and identifying the presence of cyanotoxin genes, as well as detecting
    toxin production in the Joanes I reservoir blooms is of fundamental importance to
    water management and public health bodies in order to allow the use water
    resource. In this work, water samples from four distinct points in the Joanes I
    reservoir were analyzed in a wet season. The physical-chemical and biological
    analyzes of water followed the methodology of the Standard Methods for the
    Examination of Water and Wastewater. It was observed that dissolved oxygen,
    total phosphorus, true color, biochemical oxygen demand and thermotolerant
    coliforms were outside the limits established by CONAMA Resolution 357/05 for
    class 2 waters. The calculation of the trophic status index of the water sample
    points indicated eutrophic conditions. Microscopic investigations of the samples
    preserved with lugol identified ten cyanobacterial genera, five of them being known
    as potential toxin producers. Cell counts by the Utermöl method in the four
    samples showed that at points P3 and P4 the values exceed those recommended
    by CONAMA Resolution 357/05 for class 2 waters (<50,000 cells mL-1), and all
    sampling points exceeded values recommended by Ordinance No. 2914/2011 of
    the MS, which establishes weekly analyzes and collections of water above 20,000
    mL-1 cells. The genetic potential for the production of the toxins,
    cylinderspermopsin, microcystin and saxitoxins was evaluated by extracting the
    total genomic DNA from the samples and PCR amplifications of the PS and mcyE
    genes were observed. PCR products were sequenced and phylogenetic analyzes
    of the amino acid sequences showed that they were clustered with homologous
    sequences of cyanobacteria known to produce the respective toxins. The chemical
    analyzes by LC-MS / MS of the environmental samples searching for the
    cylindrospermopsina, anatoxin-a and homoanatoxin-a detected the presence of
    only cylindrospermopsina at points P1 and P2. The results of this study contribute
    to the increase of information on the Joanes I reservoir, the importance of the joint
    use of different methods to analyze the cyanobacteria and their toxins, and alert to
    the worrying situation of this reservoir in relation to public health.

2
  • LUAN MARCOS DA SILVA VIEIRA
  • ANÁLISE DOS MECANISMOS FÍSICOS DE INSTABILIDADE DE CORPO HUMANO PARA DEFINIÇÃO DE ZONAS DE RISCO CONSTANTE NO PLANO DE AÇÕES EMERGENCIAIS DE BARRAGENS. ESTUDO DE CASO: BARRAGENS DE SANTA HELENA – BA

  • Orientador : ANDREA SOUSA FONTES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA SOUSA FONTES
  • ANDRE LUIZ ANDRADE SIMOES
  • YVONILDE DANTAS PINTO MEDEIROS
  • JORGE LUIZ RABELO
  • Data: 26/07/2018

  • Mostrar Resumo
  • Os impactos produzidos pelas ondas de cheias decorrentes de ruptura de barragens geralmente causam danos irreversíveis à população residente, e em casos mais críticos, acarretam em perdas de vidas. Um fator responsável por contribuir nos riscos aos habitantes durante as inundações é a perda de equilíbrio do corpo, geralmente causada pela atuação de diferentes forças, que podem acarretar no seu deslizamento ou tombamento, caso as condições de equilíbrio não sejam atendidas. Buscando assim, contribuir para melhor gestão do risco em inundações, decorrentes de rupturas de barragens, esse trabalho teve como objetivo analisar a consideração dos mecanismos físicos que causam instabilidade no corpo humano na definição de zonas de risco presentes nos mapeamentos constantes no Plano de Ações de Emergência de barragens, requisito essencial para prevenção de desastres e minimização de impactos. Para isso, foi feita a simulação da propagação da onda de cheia decorrente da ruptura hipotética da barragem de Santa Helena na Bahia com auxílio do modelo hidrodinâmico HEC-RAS, em versão bidimensional, por meio das equações de Saint-Venant. De posse dos resultados de velocidades de escoamento e alturas de escoamento, foram relacionados e comparados os diferentes critérios de zoneamentos de risco e mecanismos que causam a instabilidade do corpo.
    Percebeu-se que a consideração dos mecanismos de instabilidade do corpo humano pode contribuir efetivamente na gestão do risco, através do conhecimento dos gestores de risco e defesa civil, acerca das áreas que os diferentes indivíduos possam tombar ou deslizar, ainda que sejam classificadas como de baixo risco ou zona de julgamento. Foi confirmado que em regimes de escoamento supercríticos é mais provável que o indivíduo deslize e que nos subcríticos que o indivíduo tombe. Além disso, notou-se que a inclusão de alguns parâmetros nas formulações de instabilidade do corpo humano, como a força de empuxo e o ângulo referente à capacidade adaptativa do corpo humano em inundações, influenciam na definição das zonas de risco.


  • Mostrar Abstract
  • The impacts caused by flood waves due to dam ruptures usually cause irreversible
    damage to the resident population, and in more critical cases, they lead to loss of life.
    One factor responsible for contributing to the risks to the inhabitants during the floods
    is the loss of balance of the body, usually caused by the action of different forces in
    the body, which can lead to their sliding or tipping if the equilibrium conditions are not
    met. Thus seeking to contribute to better risk management in floods due to dam
    ruptures. This study aimed to analyze the physical mechanisms that cause instability
    in the human body in the definition of risk zones present in the mappings contained in
    the Action Plan of Dam emergency, an essential requirement for disaster prevention
    and minimization of impacts. For this, the propagation of the flood wave due to the
    hypothetical rupture of the Santa Helena dam in Bahia was carried out using the
    hydrodynamic model HEC-RAS, in a two-dimensional version, using the complete
    equations of Saint-Venant. Given the results of flow velocities and flow heights, the
    different criteria of risk zoning and mechanisms that cause instability of the body
    were related and compared. It was noticed that the consideration of the mechanisms
    of instability of the human body can effectively contribute to the risk management,
    through the knowledge of risk managers and civil defense, about the areas that
    different individuals can tumble or slide, even though they are classified as low risk or
    judgment zone. It has been confirmed that in supercritical flow regimes it is more
    likely that the individual will slip and that in the subcritical ones the individual will fall.
    In addition, it was noted that the inclusion of some parameters in the instability
    formulations of the human body, such as the thrust force and the angle referring to
    the adaptive capacity of the human body in floods, influence the definition of risk
    zones.

3
  • POLYANA ALCÂNTARA GALVÃO DOS REIS
  • AVALIAÇÃO DAS VAZÕES DE CONTRIBUIÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GRANDE À CALHA DO RIO SÃO FRANCISCO PARA ATENDIMENTO DOS USOS MÚLTIPLOS

  • Orientador : ANDREA SOUSA FONTES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA SOUSA FONTES
  • IARA BRANDAO DE OLIVEIRA
  • YVONILDE DANTAS PINTO MEDEIROS
  • JORGE LUIZ RABELO
  • Data: 20/08/2018

  • Mostrar Resumo
  • Esse trabalho teve como objetivo avaliar as vazões de contribuição de água da bacia hidrográfica do rio Grande ao rio São Francisco para atendimento aos usos múltiplos da água armazenada no reservatório de Sobradinho. Para alcançar esse objetivo caracterizou-se a área de estudo, realizou-se o balanço hídrico da bacia hidrográfica do rio Grande, considerando a interação rio-aquífero e por fim, avaliaram-se as vazões mínimas que o rio Grande entrega à calha do rio São Francisco e como essas vazões influenciam no atendimento às demandas de água. Para isto, coletaram-se dados de 16 estações fluviométricas e 21 estações pluviométricas da ANA; e 1 estação meteorológica do INMET. Quanto às outorgas de água da bacia do rio Grande e do trecho estudado na calha do rio São Francisco, obteve-se do INEMA e da ANA, respectivamente. Com as informações de 5 normais climatológicas da estação meteorológica de código 83236, disponibilizada pelo INMET, encontrou-se a evapotranspiração de cultura dessa bacia supracitada para cálculo da recarga do aquífero Urucuia. Para caracterização da interação dos rios da bacia do rio Grande e o Urucuia, separou-se o escoamento superficial e subterrâneo de vazões diárias naturalizadas de quatro estações fluviométricas, localizadas no limite do aquífero, pelos métodos dos Intervalos Fixos, Intervalos Móveis e Mínimos Locais, e avaliou-se, sazonalmente, a contribuição subterrânea para manutenção das vazões dos rios abastecidos por esse sistema poroso. Utilizaram-se duas metodologias para cálculo da vazão explotável: baseada na razão entre a recarga e a precipitação na bacia e retirada constante de 20% ao mês. Com os dados necessários de disponibilidade mensal e demanda mensal de água, foi possível realizar a representação do sistema hídrico da bacia hidrográfica do rio Grande no WEAP. Após a simulação dessa bacia hidrográfica, avaliaram-se as alternativas de alocação de água considerando as vazões mínimas afluentes oriundas da bacia hidrográfica do rio Grande para atendimento aos usos múltiplos da calha do rio São Francisco que estão localizadas no trecho entre a foz do rio Grande e Sobradinho. Após a aplicação das metodologias citadas, verificou-se que em rios dessa bacia, o fluxo de base chega a ser de 96,97%, nos meses mais secos, e que no período de estudo a vazão do rio Grande nunca chegou a ultrapassar 150 m³/s, indicando a presença da manutenção da vazão por parte do aquífero Urucuia. A recarga média na sub-bacia do Alto Grande foi de aproximadamente 129 m³/s, valor menor do que
    a recarga na sub-bacia do Médio Baixo Grande. Com relação às vazões entregues da bacia hidrográfica do rio Grande para a bacia do rio São Francisco cenário de referência do sistema, tem se que a vazão mínima que a BHRG contribui para a BHRSF, no período de estudo, é de 199 m³/s. Ao avaliar as vazões de contribuição da bacia hidrográfica do rio Grande ao rio São Francisco, considerando o aumento das demandas de águas em um período seco, concluiu-se que uma vazão mínima remanescente de 118,2 m³/s satisfaz ambas as bacias hidrográficas, atendendo as demandas de água na área de estudo.


  • Mostrar Abstract
  • The objective of this work was to evaluate the water contribution flows from the Grande river basin to the São Francisco river to meet the multiple uses of water stored in the Sobradinho reservoir. In order to reach this objective, the study area was characterized, the water balance of the river basin of the Rio Grande was considered, considering the interaction between the river and the aquifer, and finally, the minimum flows that the Rio Grande delivered to the river channel San Francisco and how these flows influences the service of water demands. For this, data were collected from 16 fluviometric stations and 21 rainfall stations from ANA; and 1 INMET weather station. Regarding the water concessions of the Grande river basin and the section studied in the São Francisco river channel, it was obtained from INEMA and ANA, respectively. With the information of 5 normal climatologicals of the meteorological station of code 83236, made available by INMET, the evapotranspiration of culture of this basin was found to calculate the recharge of the Urucuia aquifer. In order to characterize the interaction of the rivers of the Grande river basinr and Urucuia, the surface and underground flow of daily flow rates of four fluviometric stations, located at the aquifer boundary, were separated by the methods of Fixed Intervals, Mobile Intervals and Local Minima, and the underground contribution for the maintenance of the flows of the rivers supplied by this porous system was evaluated seasonally. Two methodologies were used to calculate the explatable flow: based on the ratio between recharge and precipitation in the basin and constant withdrawal of 20% per month. With the necessary data of monthly availability and monthly water demand, it was possible to perform the representation of the water system of the river basin of Rio Grande in WEAP. After the simulation of this hydrographic basin, the alternatives of water allocation were evaluated considering the minimum tributaries flowing from the Rio Grande watershed to serve the multiple uses of the São Francisco river channel that are located in the stretch between the mouth of the Grande River and Sobradinho. After applying the mentioned methodologies, it was verified that in rivers of this basin, the base flow reaches 96.97%, in the driest months, and that during the study period the Rio Grande flow never exceeded 150 m³/s, indicating the presence of the maintenance of the flow by the Urucuia aquifer. The average recharge in the Alto Grande subbasin was approximately 129 m³/s, which is lower than the recharge in the Middle Low
    Basin subbasin. In relation to the flows delivered from the Grande river basin to the São Francisco river basin, the system's baseline scenario shows that the minimum flow that the BHRG contributes to the BHRSF during the study period is 199 m³ / s. When assessing the contribution flows of the Grande river basin to the São Francisco River, considering the increase of water demands in a dry period, it was concluded that a minimum remaining flow of 118.2 m³/s satisfies both hydrographic basins, attending the water demands in the study area.

4
  • GRICE ANNE DOS SANTOS VAZ
  • GESTÃO E GERENCIAMENTO DE EMBALAGENS DE SANEANTES DESINFESTANTES DE USO PROFISSIONAL: O CASO DE ALAGOINHAS COMO UM MUNICÍPIO DE MÉDIO PORTE NA BAHIA

  • Orientador : LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES
  • PATRICIA CAMPOS BORJA
  • SANDRA MARIA FURIAM DIAS
  • Data: 22/08/2018

  • Mostrar Resumo
  • Embora a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) tenha estabelecido diretrizes e indicado instrumentos para o adequado manejo dos resíduos sólidos, por diversos fatores nem sempre eles são seguidos. E tratando-se das embalagens pós-consumo dos saneantes desinfestantes, os quais assemelham-se as embalagens dos agrotóxicos, o cenário ainda é pouco evidente, e são escassos os trabalhos que se preocupam com esses resíduos. Conforme a Resolução n° 52/2009 da Anvisa eles devem ser devolvidos onde foram adquiridas ou em postos ou centrais de recebimento para que o revendedor/fabricante realize a destinação adequada. A Lei n° 12.305/2010 estabelece como obrigatória a logística reversa para agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso. Diante desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo conhecer as principais potencialidades, obstáculos ou dificuldades para o cumprimento da PNRS quanto a gestão e gerenciamento das embalagens primárias de saneantes desinfestantes de uso profissional em Município de médio porte da Bahia, a partir de um estudo em Alagoinhas. Para tanto foi realizada a triangulação de métodos utilizando-se a pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada com os principais agentes envolvidos no ciclo de vida do produto, análise documental, observação em campo e entrevista informal com grupo obtido por meio da utilização da técnica “bola de neve”. Observou-se que o Município dispõe de alguns instrumentos favoráveis a gestão e gerenciamento desses resíduos, mas a falta de controle, fiscalização e acompanhamento das ações no setor de controle de pragas reflete negativamente no cenário das embalagens. Estima-se que o mercado formal descarte pelo menos 22,29kg de recipientes trimestralmente, com a média de 4,46kg por empresa. As embalagens laváveis representam 30,68% desse total e as não laváveis 69,32%. Das empresas investigadas apenas uma consegue devolver as embalagens vazias ao fornecedor. Já existe um programa para o recebimento dessas embalagens apoiado por alguns fabricantes, porém ainda é incipiente na Bahia. Os principais problemas verificados quanto às embalagens dos produtos utilizados nas campanhas de saúde pública foi quanto às condições de armazenamento e ao longo intervalo entre as coletas. Ainda não foi discutido sobre esses resíduos nos Conselhos investigados, e a participação popular nas instâncias de controle social ainda é baixa. O princípio da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto ainda não foi assimilado por todos os agentes envolvidos.


  • Mostrar Abstract
  • Although the National Solid Waste Policy (PNRS) has established guidelines and indicated instruments for the adequate management of solid waste, several factors are not always followed. And in the case of the post-consumer packaging of sanitizing disinfectants, which resemble the packaging of pesticides, the scenario is still not very clear, and there are few jobs that are concerned with these wastes. According to Anvisa Resolution n°. 52/2009, they must be returned where they were purchased or at receiving stations or centers for the reseller / manufacturer to make the appropriate allocation. Law n°. 12305/ 2010 establishes as mandatory the reverse logistics for pesticides, their residues and packaging, as well as other products whose packaging, after use, constitutes hazardous waste. In view of this context, this research had as objective to know the main potentialities, obstacles or difficulties for compliance with the PNRS regarding the management and management of the primary packaging of sanitizing disinfectants for professional use in a medium-sized Municipality of Bahia, based on a study in Alagoinhas. For this purpose, the triangulation of methods was done using bibliographical research, semi-structured interviews with the main agents involved in the product life cycle, documentary analysis, field observation and informal interview with a group obtained through the use of the technique "snowball" ". It was observed that the municipality has some favorable instruments for the management and management of this waste, but the lack of control, supervision and monitoring of the actions in the pest control sector reflects negatively on the packaging scenario. The formal market is estimated to discard at least 22.29 kg of containers quarterly, averaging 4.46 kg per company. The washable packaging represents 30.68% of this total and the non-washable 69.32%. Of the companies investigated, only one can return the empty packaging to the supplier. There is already a program for the receipt of these packages supported by some manufacturers, but it is still incipient in Bahia. The main problems regarding the packaging of the products used in the public health campaigns were regarding the storage conditions and the long interval between the collections. It has not yet been discussed about these residues in the councils investigated, and popular participation in social control is still low. The principle of shared responsibility for the product life cycle has not yet been assimilated by all the agents involved.

5
  • PATRÍCIA SILVA SOUZA
  • GESTÃO REGIONALIZADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS: AVANÇOS E DIFICULDADES A PARTIR DE EXPERIÊNCIA NA BAHIA

  • Orientador : PATRICIA CAMPOS BORJA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA LÚCIA NOGUEIRA DE PAIVA BRITTO
  • ANTONIO ANGELO MARTINS DA FONSECA
  • LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES
  • PATRICIA CAMPOS BORJA
  • Data: 23/10/2018

  • Mostrar Resumo
  • A Constituição Federal de 1988, quando reconheceu os municípios como entes federados e, consequentemente, a autonomia municipal trouxe a descentralização das políticas públicas, resultando em transferências de competência para o município. Entretanto, essa transferência não assegurou o exercício da autonomia municipal. Como estratégia de promover ações conjuntas entre municípios, o Art. 241 autoriza a gestão associada por meio de consórcios públicos ou convênios de cooperação para a prestação de serviços públicos, dentre eles o de saneamento básico. Porém, apenas em 2005 com a Lei dos Consórcios Públicos, houve a definição desse marco legal. A gestão associada foi estimulada pela Lei Nacional de Saneamento Básico de 2007 e pela Política Nacional de Resíduos Sólidos de 2010. Com isso, a União, em 2007, incentivou a celebração de convênio entre os Estados e o Ministério do Meio Ambiente para elaboração de estudos de regionalização da gestão integrada de resíduos sólidos com objetivo de propor soluções regionais de gestão, além de arranjos territoriais para a formação de consórcios públicos. Frente a esse cenário, a pesquisa buscou identificar e analisar fatores que vêm influenciando nos avanços e nas dificuldades da implementação da gestão regionalizada de resíduos sólidos. A metodologia do estudo, de base quali-quantitaviva, envolveu o uso da pesquisa documental, consulta a rede de especialistas, estudo de caso e grupo focal. Os resultados indicaram como fatores mais significativos para a gestão supracitada: a alternância de poder na gestão pública, o exercício da autonomia municipal, os interesses do nível central, estadual, regional e local e recursos orçamentários e financiamento. Identificou-se, ainda, a relevância da vontade política do gestor para implementar a ação pública, principalmente em regiões que não possuem tradição associativista, como o Nordeste. Percebeu-se que os critérios utilizados para a definição dos arranjos territoriais incentivamos pelo MMA se sustentaram em aspectos técnicos, como malha rodoviária, população, relevo, etc. não contemplando elementos relacionados à própria associação, a exemplo da tradição associativista, sentimento de pertencimento, identidade regional etc. Portanto, dada a complexidade da gestão associada e dos processos de regionalização subsequentes, os esforços governamentais que busquem implementá-las devem considerar tal complexidade, envolvendo a perspectiva política, econômica, administrativa e sociocultural e dialogando com os acordos de vontades relacionados ao consorciamento e aos interesses comuns. Embora haja a necessidade do aperfeiçoamento e diálogo no campo da gestão regionalizada de resíduos, os incentivos da União e Estados trouxeram bases orientadoras para as regiões que não possuem tradição associativista, entretanto, podem ser mais efetivos com a participação dos atores envolvidos na área de manejo de resíduos e consórcios públicos, com a participação e controle social assegurada, e a partir daí esses serem os catalizadores de uma nova base de referência para regionalização em seus Estados.


  • Mostrar Abstract
  • The Brazil Federal Constitution of 1988, when it recognized municipalities as federated entities and consequently their municipal autonomy, brought the decentralization of public policies, resulting in transfers of competence to the municipality. However, this transfer did not ensure the exercise of municipal autonomy. As a strategy to promote joint actions among municipalities, Article 241 authorizes associated management through public consortia or cooperation agreements for the provision of public services, including basic sanitation. However, only in 2005 with the Public Consortia Law, was the definition of this legal framework. The associated management was stimulated with the National Basic Sanitation Law of 2007 and the National Solid Waste Policy of 2010. With this, the Union, in 2007, encouraged the conclusion of an agreement between the States and the Ministry of the Environment to elaborate of regionalization studies of integrated solid waste management with the aim of proposing regional management solutions, as well as territorial arrangements for the formation of public consortia. In view of this scenario, the research sought to identify and analyze factors that have influenced the advances and difficulties of the implementation of regionalized solid waste management. The methodology of the study, with qualitative basis, involved the use of documentary research, consult the network of specialists, case study and focus group. The results indicated the most significant factors for the aforementioned management: budgetary resources and available financing; the political interests of governments at the central, state, regional and local levels; priorities of public action; and associative tradition of the municipalities involved. It was also identified the relevance of the manager's political will to implement public action, which may be superior to any variable, especially in regions that have no associative tradition, such as the Northeast. It was noticed that the criteria used for the definition of the territorial arrangements were based on technical aspects, such as road network, population, relief, etc. not contemplating elements related to the association itself, such as the associative tradition, feeling of belonging, regional identity, etc. Therefore, given the complexity of associated management and subsequent regionalization processes, government efforts that seek to implement them should consider such complexity, involving the political, economic, administrative and socio-cultural perspective, and dialoguing with the will agreements related to the consortium to the interests common. Although there is a need for improvement and dialogue in the field of regionalized waste management, the incentives of the Union and States have provided guiding principles for regions that do not have associative tradition, however, they may be more effective with the participation of stakeholders involved in management of public waste and consortia, and from there on, are the catalysts for a new reference base for regionalization in their states.

6
  • JOSSY MARA SIMÕES CARDOSO
  • Perdas de água e tipos de prestação de serviços públicos de abastecimento: um estudo de fatores intervenientes em cidades baianas

  • Orientador : PATRICIA CAMPOS BORJA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES
  • PATRICIA CAMPOS BORJA
  • RENAVAN ANDRADE SOBRINHO
  • SILVIO ROBERTO MAGALHÃES ORRICO
  • Data: 28/11/2018

  • Mostrar Resumo
  • O controle e a redução dos níveis de perdas de água mostram-se importantes por se caracterizarem como indicadores de eficiência dos prestadores de serviços. As perdas de água interferem nos custos e nas tarifas, na saúde financeira do prestador, na escassez hídrica e na credibilidade junto à população. No Brasil, os serviços públicos de abastecimento de água são organizados por diferentes tipos de prestador de serviços. A literatura indica que estudos voltados para os fatores que têm influenciado nas perdas em cada tipo de prestador ainda são incipientes. Assim, a presente dissertação objetiva analisar os fatores que têm influenciado nas perdas de água, segundo os diferentes tipos de prestador de serviços na Bahia. Para tanto, utilizou-se a pesquisa de dados secundários, por meio de indicadores do Snis; a pesquisa documental, com análise dos Planos Municipais de Saneamento e dos Planos de Ação dos prestadores dos serviços; e estudo de campo em quatro municípios com diferentes tipos de prestador, sendo dois municípios atendidos por autarquias municipais e dois pela Empresa estadual. Os dados foram analisados de forma comparativa, descritiva e por meio da análise de conteúdo. A avaliação permitiu verificar que existem diferentes comportamentos quanto aos tipos de prestadores de serviços e a gestão das perdas, com vantagens e desvantagens em cada um. O estudo do cenário das perdas de água nos sistemas de abastecimento na Bahia indicou uma menor eficiência no grupo da Administração Pública direta, com grande perda no faturamento, além da indicação da não cobrança de tarifas, da falta de receita e de investimentos regulares e da inexistência de micromedição. O grupo das Autarquias apresentou um desempenho superior ao da Administração Púbica direta e indicadores de perdas menores que a Empresa Estadual, embora com índice de hidrometração menor. A Empresa Estadual fez mais investimentos e teve desempenho financeiro similar ao das Autarquias. Nos municípios estudados, as análises das séries históricas dos indicadores (2006-2015) não indicaram melhorias substanciais nos índices de perdas na distribuição, por ligação, e, no faturamento, nenhum prestador apresentou melhorias, podendo tais resultados estar associados a uma baixa efetividade das ações implantadas e à necessidade de mais investimentos específicos para a área. As pesquisas de campo e a percepção dos funcionários indicaram que os principais fatores da ocorrência das perdas de água são limitações quanto ao corpo técnico em qualificação e quantidade; o gerenciamento da infraestrutura; a política de controle das fraudes; o controle da pressão; a falta de automatização e modernização do sistema de água; e um planejamento estratégico com foco no controle e redução das perdas de água. O estudo verificou a necessidade de abordagens multidimensionais, com ações pautadas no planejamento estratégico, com fortalecimento da política de gestão das perdas de água, abordando fatores políticos, econômico-financeiros, institucionais, técnicos-operacionais, socioculturais e ambientais, com ações estruturais e estruturantes e a participação e controle social.


  • Mostrar Abstract
  • The control and reduction of water loss levels are important because they are characterized as efficiency indicators for service providers. Water losses affect costs and tariffs, the provider's financial health, water scarcity and credibility with the population. In Brazil, public water supply services are organized by different types of service providers. The literature indicates that studies focused on the factors that have influenced losses in each type of provider are still incipient. Thus, this dissertation aims to analyze the factors that have influenced water losses, according to the different types of service providers in Bahia. For that, secondary data research was used, using Snis indicators; documentary research, with analysis of Municipal Sanitation Plans and Action Plans of service providers; and field study in four municipalities with different types of provider, with two municipalities served by municipalities and two by the state company. The data were analyzed comparatively, descriptively and through content analysis. The evaluation showed that there are different behaviors regarding the types of service providers and the management of losses, with advantages and disadvantages in each one. The study of the scenario of water losses in the supply systems in Bahia indicated less efficiency in the group of direct public administration, with a large loss in billing, in addition to the indication of non-collection of tariffs, lack of revenue and regular investments and lack of micro-measurement. The Autarchies group outperformed the Direct Public Administration and had lower loss indicators than the State Company, although with a lower hydrometer index. The State Company made more investments and had financial performance similar to that of the Municipalities. In the municipalities studied, the analysis of the historical series of indicators (2006-2015) did not indicate substantial improvements in the rates of losses in distribution, by connection, and, in billing, no provider showed improvements, and these results may be associated with a low effectiveness of actions implemented and the need for more specific investments for the area. Field surveys and the perception of employees indicated that the main factors for the occurrence of water losses are limitations regarding the technical staff in qualification and quantity; infrastructure management; the fraud control policy; pressure control; the lack of automation and modernization of the water system; and strategic planning focused on controlling and reducing water losses. The study verified the need for multidimensional approaches, with actions based on strategic planning, with strengthening of the water loss management policy, addressing political, economic-financial, institutional, technical-operational, socio-cultural and environmental factors, with structural and structural actions and social participation and control.

7
  • ALBA VIVIAN AMARAL FIGUEIREDO
  • EFEITOS DA REGULAÇÃO DA VAZÃO SOBRE OS ATRIBUTOS ECOLÓGICOS DA ICTIOFAUNA NO BAIXO CURSO DO RIO SÃO FRANCISCO

  • Orientador : SEVERINO SOARES AGRA FILHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SEVERINO SOARES AGRA FILHO
  • LAFAYETTE DANTAS DA LUZ
  • SORAIA BARRETO AGUIAR FONTELES
  • ALEXANDRE CLISTENES DE ALCANTARA SANTOS
  • Data: 17/12/2018

  • Mostrar Resumo
  • A fragmentação do rio por meio de barragens elimina a variabilidade interanual,
    diminuiu a força das águas doces e facilita a intrusão salina. A sazonalidade no
    ecossistema aquático é o fator-chave que afeta vários aspectos inter-relacionados
    da vida das comunidades. Neste contexto, o estudo se propôs a caracterizar a
    composição, abundância e estrutura da ictiofauna do Baixo Curso do Rio São
    Francisco, determinando seus atributos ecológicos que venham a subsidiar o estudo
    de hidrogramas ambientais para a área em estudo. A abordagem metodológica
    adotada se deu por meio da caracterização dos parâmetros bióticos e abióticos com
    observações em campo, registros fotográficos, medição in loco, dados primários e
    secundários. As análises das vazões foram realizadas por consulta a hidrogramas,
    correlacionados aos parâmetros físico-químicos da água e índices ecológicos. Os
    resultados indicaram o empobrecimento da vegetação aquática e ciliar, a
    vulnerabilidade alta a moderada na perda do solo e altos valores de temperatura,
    pH, salinidade e sólidos totais dissolvidos, em oposição a baixos valores de
    condutividade e oxigênio dissolvido. Os índices de diversidade demonstraram maior
    influência da vazão nos pontos amostrais 01 e 04 e a análise de similaridade
    possibilitou visualizar a formação de dois grupos, com excessão do ponto amostral
    04 com predomínio de espécies marinhas. Os atributos ecológicos sinalizaram:
    diminuição de espécies nativas, migradoras e de valor comercial; aumento das
    espécies introduzidas e marinhas; predomínio das espécies com longevidade baixa,
    taxa de crescimento rápido, de pequeno a médio porte, estrategistas r e mais
    tolerantes. Conclui-se que as alterações ocorridas nos habitats afetam vários
    aspectos da comunidade de peixes, tais como alimentação, migração, crescimento e
    reprodução, e que, o conhecimento dos atributos ecológicos das espécies é
    fundamental para a implementação de programas de restauração, inclusive projetos
    para a definição de hidrogramas ambientais.


  • Mostrar Abstract
  • The fragmentation of the river through dams eliminates interannual variability,
    diminishes the strength of fresh water and facilitates saline intrusion. Seasonality in
    the aquatic ecosystem is the key factor affecting several interrelated aspects of
    community life. In this context, the study proposed to characterize the composition,
    abundance and structure of the ichthyofauna of the Lower Course of the São
    Francisco River, determining its ecological attributes that will subsidize the study of
    environmental hydrograms for the study area. The methodological approach adopted
    was through the characterization of biotic and abiotic parameters with field
    observations, photographic records, in loco measurement, primary and secondary
    data. The flow analyzes were performed by hydrographs, correlated to the physicalchemical
    parameters of the water and ecological indexes. The results indicated
    impoverishment of aquatic and ciliary vegetation, high to moderate vulnerability to
    soil loss and high values of temperature, pH, salinity and total dissolved solids, as
    opposed to low values of conductivity and dissolved oxygen. The diversity indexes
    showed greater influence of the flow in sample points 01 and 04 and the analysis of
    similarity allowed to visualize the formation of two groups, with the exception of
    sampling point 04 with predominance of marine species. The ecological attributes
    indicated: decrease of native species, migratory species and commercial value;
    increase of introduced and marine species; prevalence of species with low longevity,
    rapid growth rate, small to medium size, and more tolerant strategists. It is concluded
    that changes in habitats affect several aspects of the fish community, such as
    feeding, migration, growth and reproduction, and that knowledge of the ecological
    attributes of species is fundamental to the implementation of restoration programs,
    including the definition of environmental hydrograms.

2017
Dissertações
1
  • AMANDA DOS SANTOS CARTEADO SILVA
  • DIREITO AO SANEAMENTO BÁSICO: UM ESTUDO EM LOCALIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO DESIDÉRIO/BA

  • Orientador : LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES
  • PATRICIA CAMPOS BORJA
  • SARA DA NOVA QUADROS CORTES
  • SILVIO ROBERTO MAGALHÃES ORRICO
  • Data: 28/03/2017

  • Mostrar Resumo
  • As desigualdades acerca do acesso aos serviços públicos, existentes no meio rural e meio urbano, e o direcionamento da atenção dos profissionais, governos e empresas aos núcleos urbanos em detrimento do rural, são fenômenos intrigantes e sugere estudos aprofundados que reflitam criticamente suas causas e consequências. A reflexão sobre a negação do direito ao saneamento básico no meio rural é, na maioria das vezes, simplista, e apega-se à ausência de recursos dos governos municipais e/ou à ausência de utilização de tecnologias apropriadas à tal realidade. A presente dissertação objetiva estudar as contradições relacionadas à promoção do direito ao saneamento básico em localidades rurais, por meio de estudo nas localidades Derocal e Penedo no município de São Desidério/BA, considerando o recente processo de acumulação do capital na região. O delinear da pesquisa constituiu numa metodologia qualitativa, por meio da triangulação dos métodos: questionário; Observação participante; Grupo Focal; e Análise documental. As técnicas de coleta foram escolhidas para coletar dados que identifiquem as condições sanitárias das famílias das localidades com enfoque em abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos; identificando leis, programas e projetos referentes à promoção do direito ao saneamento básico nas localidades rurais e verificando qual a percepção das localidades e da gestão pública local sobre saneamento básico como direito para possibilitar uma compreensão sobre a dificuldade na promoção deste e as contradições que o permeia. Ao analisar a percepção dos moradores das localidades rurais e do Poder Público Municipal quanto ao saneamento básico como um direito, constatou-se primeiramente que a percepção dos moradores das localidades sobre o conceito de saneamento básico apresentou-se mais ampla que a dos técnicos representantes da gestão municipal. As contradições das relações capitalistas e seus efeitos nos espaços rurais, mesmo que estes estejam a margem dos benefícios da modernidade, são bem caracterizadas no estudo das localidades rurais que se por um lado não têm acesso adequado aos serviços públicos de saneamento básico, essenciais à uma vida digna, por outro lado, vivenciam um conflito de uso da água, fruto de interesses globais que fogem às capacidades locais de enfrentamento, pelo menos nas relações de forças.


  • Mostrar Abstract
  • The inequalities in access to public services of rural and urban areas and the focus of attention of professionals, governments and companies to urban centers to the detriment of the rural are intriguing phenomena and suggests in-depth studies that critically reflect their causes and consequences. Reflection on the denial of the right to basic sanitation in rural areas is, in most cases, simplistic, and is attached to the absence of resources from municipal governments and / or the absence of utilization of appropriate technologies. This dissertation aims to study the contradictions related to the promotion of the right to basic sanitation in rural localities, through a study in the localities of Derocal and Penedo in the municipality of São Desidério / BA, considering the recent process of capital accumulation in the region. The delineation of the research constituted a qualitative methodology, through the triangulation of the methods: questionnaire; Participant observation; Focus Group; and Documentary analysis. The collection techniques were chosen to collect data that identify the sanitary conditions of the families of the localities with focus on water supply, sanitary sewage and solid waste management; Identifying laws, programs and projects regarding the promotion of the right to basic sanitation in rural areas and verifying the perception of localities and local public management on basic sanitation as a right to enable an understanding of the difficulty in promoting it and the contradictions that permeate it. When analyzing the perception of thein habitants of the rural localities and of the Municipal Public Power regarding the basic sanitation as a right, it was first verified that the perception of thein habitants of the localities on the concept of basic sanitation appeared more ample than the technicians representing the Municipal management. The contradictions of capitalist relations and their effects on rural areas, even if they are at the margins of the benefits of modernity, are well characterized in the study of rural localities which, on the one hand, do not have adequate access to basic sanitation services essential to a life worthy, on the other hand, they experience a conflict of water use, the result of global interests that escape local coping capacities, at least in the relations of forces.

2
  • GILSÂMARA CATARINA ALVES CONCEIÇÃO
  • INVENTÁRIOS MUNICIPAIS DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA (GEE) NO BRASIL: Uma análise de sua prática, potencialidades e desafios

  • Orientador : MARCIA MARA DE OLIVEIRA MARINHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCIA MARA DE OLIVEIRA MARINHO
  • SEVERINO SOARES AGRA FILHO
  • ANA LUCIA LAGE PEREIRA
  • OSVALDO LIVIO SOLIANO PEREIRA
  • Data: 06/09/2017

  • Mostrar Resumo
  • Apesar do destaque que as cidades tem recebido como regiões com potencial de contribuição para o desenvolvimento de estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, poucos municípios brasileiros conhecem suas emissões. A elaboração de inventários municipais de emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil tem se desenvolvido de forma lenta. A partir de 2011, cidades além do Rio de Janeiro e São Paulo começam a contabilizar suas emissões, utilizando também a nova metodologia desenvolvida: Global Protocol for Comunitities – GPC. O objetivo deste trabalho é analisar a prática da elaboração de inventários municipais no Brasil – neste cenário de novas publicações e utilização de uma nova metodologia – e identificar os desafios que ainda são encontrados 14 anos após a publicação do primeiro inventário municipal. A comparação entre inventários é uma estratégia analítica que fornece informações relevantes para o aprimoramento da ferramenta e para gestão das emissões de GEE; além de ser também, por si e só, objeto de análise. Onze inventários municipais brasileiros tiveram suas emissões setoriais desagregadas de modo a compatibilizar as metodologias e torná-los mais comparáveis. Neste processo, foi possível identificar as dificuldades, divergências e similaridades na aplicação das metodologias IPCC e GPC, bem como os perfis de emissão dos municípios brasileiros. Entrevistas com gestores e consultores permitiram uma melhor compreensão das questões encontradas e forneceram também novos pontos de vista sobre os desafios técnicos e relacionados à gestão. O trabalho mostra que o inventário é um instrumento com grande potencial de contribuição para a gestão municipal porém, de modo geral, a qualidade dos inventários municipais de GEE brasileiros ainda não atende aos princípios para a elaboração de inventários definidos pelo IPCC e pelo GPC. A comparabilidade é ainda um desafio, agravado pela falta de consistência e transparência do reporte.


  • Mostrar Abstract
  • Despite cities have been recognized as key actors with the potential to contribute to mitigation and adaptation strategies to deal with climate change, few municipalities in Brazil are aware of their emission values. Since 2011, other cities besides Rio de Janeiro and São Paulo began to make their inventories. Some of them applied the new framework for urban greenhouse gases (GHG) inventories: the Global Protocol for Communities – GPC. In view of this scenario of production of new local inventories and the use of a new framework, this research has the aim to analyze how the municipal inventories of Brazil have been accomplished and what are the challenges faced by these municipalities to count its emissions. Comparison between inventories is an analytical strategy that provides relevant information to improve the tool, and it is also an object of analysis itself. Eleven Brazilian municipal inventories had their sectoral emissions disaggregated in order to make them as comparable as possible. Throughout this process, it was possible to identify the differences, similarities and difficulties of applying IPCC and GPC frameworks. The GHG emission profiles of municipalities in Brazil were also analyzed. Interviews with managers and consultants provided new points of view regarding technical and management aspects of the inventories. The research shows that the inventory has considerable potential to contribute to municipal management. Nevertheless, the quality of Brazilian municipal inventories still does not meet the principles established by IPCC and GPC. The comparison shows up to be a challenge aggravated by the lack of consistency and transparency of the reports.

2015
Dissertações
1
  • SOLANGE CONCEIÇÃO SILVA
  • AVALIAÇÃO DE ATRIBUTOS QUÍMICOS E FÍSICOS DE SOLO NO SEMIÁRIDO BAIANO EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE ESGOTO DOMÉSTICO TRATADO POR PROCESSO ANAERÓBIO

  • Orientador : IARA BRANDAO DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • IARA BRANDAO DE OLIVEIRA
  • LUCIANO MATOS QUEIROZ
  • YVONILDE DANTAS PINTO MEDEIROS
  • VITAL PEDRO DA SILVA PAZ
  • Data: 29/06/2015

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho avaliou as alterações de atributos químicos e físicos de amostras de solo, submetidas à aplicação de esgotos domésticos tratados por processo anaeróbio, com vista à produção agrícola em região semiárida. A unidade experimental foi implantada na área adjacente ao conjunto habitacional de Ouro Verde, zona rural do município de São Domingos, estado da Bahia. Foram avaliadas as alterações nos atributos químicos (Ca, Mg, Soma de Bases, Nitrogênio total, Al, H+Al, Na, K, P, MO) e nos atributos físicos (pH, CTC, V, PST, RAS e CE). As amostras de solo receberam a aplicação de esgoto doméstico na forma de cinco diferentes tratamentos, compostos por cinco níveis de diluição de água residuária com água de abastecimento nas porcentagens de: 0% (T1), 25% (T2), 50% (T3), 75 % (T4) e 100% (T5). As amostragens foram feitas nas profundidades de 0-35 cm e 35-70cm. Para os mesmos parâmetros químicos e físicos acima, este trabalho investigou a qualidade do efluente tratado aplicado no solo e a qualidade do solo sem receber o tratamento (Branco). As principais conclusões foram que a aplicação do esgoto doméstico tratado no solo das Unidades Amostrais (com plantas) não foi suficiente para promover um estoque significativo de nutrientes no solo (Ca, Mg, P, K, MO); nem de significativo conteúdo de nitrogênio residual (NTK), o qual foi minimamente suficiente para o consumo pelas plantas. Também que, a água da região, devido a seu elevado teor de sódio, contribuiu na elevação da PST, da RAS e da Condutividade Elétrica (CE) nas duas profundidades do solo das Unidades Amostrais, com vulnerabilidade à sodificação. Verificou-se também predisposição à salinização, devido à elevação da (CE) na camada mais profunda do solo. Dentre as alterações da qualidade do solo submetido ao reuso de esgoto doméstico tratado, com o objetivo da produção agrícola em região semiárida, os da CE, RAS e PST foram preponderantes. Esses resultados concordam com o encontrado na literatura, de que a qualidade de efluente doméstico tratado aplicado no solo pode propiciar, tanto efeitos positivos nos atributos químicos e físicos do solo, como efeitos negativos, gerando fragilidade ambiental, à exemplo da intensificação da salinidade e sodicidade do solo, como encontrado neste trabalho.


  • Mostrar Abstract
  • This work evaluated the changes in the values of chemical and physical attributes of soil samples, submitted to the application of domestic sewage treated by anaerobic process, with the objective of agricultural production in a semi-arid region. The experimental unit occupied an area adjacent to the housing complex of Ouro Verde, a rural area of São Domingos municipality, state of Bahia. The research involved the changes in the soil chemical attributes (Ca, Mg, Sum of Cations, Total Nitrogen, Al, H + Al, Na, K, P, MO); and the physical attributes (pH, CEC, V, PST, RAS and CE). The soil samples received the application of domestic sewage in the form of five different treatments composed of five levels of dilution of wastewater with water in the percentages of: 0% (T1), 25% (T2), 50% (T3), 75% (T4) and 100% (T5), and the sampling depths were 0-35 cm and 35-70 cm. For the chemical and physical parameters indicated above, this work also investigated the quality of the treated effluent applied to the soil, and the quality of the soil without receiving any treatment (white sample). The main conclusions were, the application of treated domestic sewage in the soil of the Units with plants was not sufficient to promote a significant inventory of nutrients in the soil (Ca, Mg, P, K, MO); neither of a significant soil residual nitrogen content (NTK), which was minimally sufficient for the consumption by the plants. In addition, water from the region, due to its high sodium content, was important in increasing PST, RAS and Electrical Conductivity (EC) in the two soil depths of the Units with plants, indicating a greater vulnerability to sodification. The soil also presented predisposition to salinization, due to the elevation of (EC) observed in the deepest soil layer. These results showed that the evaluation of the Electrical Conductivity, PST and RAS were fundamental to identify changes in the quality of the soil subjected to the application of treated wastewater, with the objective of agricultural production in the semi-arid region. These results agree with the literature that the quality of treated domestic effluent applied to the soil can provide both, positive effects on the chemical and physical attributes of the soil, and negative effects, generating environmental fragility, such as intensification of salinity and sodicity of the soil, as it was found in this work.

SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA