|
Dissertações |
|
1
|
-
LORENA PENNA SILVA
-
ESTUDO SOBRE O PROJETO DE EXTENSÃO CULTURA E NEGRITUDE: Suas implicações no âmbito da cultura e da formação com ênfase nas religiões de matriz africana
-
Orientador : CLÁUDIO ORLANDO COSTA DO NASCIMENTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANILLO SILVA BARATA
-
DYANE BRITO REIS SANTOS
-
EDUARDO DAVID DE OLIVEIRA
-
Data: 25/02/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem como escopo o estudo sobre o Projeto de Extensão Cultura e Negritude: suas implicações no âmbito da cultura e da formação com ênfase nas religiões de matriz africana. O projeto supracitado é de iniciativa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), situado em Santo Amaro (BA). O objetivo da pesquisa é compreender as práticas formativas descolonizadas, multiculturais e em dialogicidade com o território de inserção, além das suas contribuições para as políticas afirmativas no Recôncavo e as discussões da lei 11.645, de 10 de março de 2008, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- brasileira e Indígena”. A pesquisa é na área de educação superior, cuja linha de pesquisa é gestão, formação e universidade. A abordagem metodológica adotada foi a etnopesquisa crítica aplicada à educação que se baseia na multirreferencialidade, complexidade e subjetividade, trazendo à voz do sujeito implicado que não se separa do objeto estudado e dos participantes da pesquisa. Como dispositivos de pesquisa foram utilizados a revisão de literatura, a observação participante, as entrevistas abertas e as pesquisas documentais que trouxeram uma profusão rica de elementos formativos consubstanciados na multiculturalidade, diversidade, afirmação da identidade e da cultura afro-brasileira em conexão de saberes com a comunidade, reafirmando a necessidade de incitar e institucionalizar projetos de extensão atrelados à ecologia de saberes e às ações afirmativas como práticas de combate ao racismo e inclusão social
-
Mostrar Abstract
-
The present work has as scope the study on the Project of Extension Culture and Negritude: its implications in the scope of culture and of the formation with emphasis in the religions of African matrix. The above-mentioned project is an initiative of the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB), located in Santo Amaro (BA), at the Center for Culture, Languages and Applied Technologies (CECULT). in dialogue with the territory of insertion, in addition to its contributions to the affirmative policies in the Recôncavo and the discussions of law 11.645, of March 10, 2008, which includes in the official curriculum of the Teaching Network the obligatoriness of the theme "Afro History and Culture "The research is in the area of higher education, whose line of research is management, training and university.The methodological approach adopted was the critical ethnographic research applied to education that is based on multireferentiality, complexity and subjectivity, bringing to the voice of the implied subject that does not separate from the object studied and from the research participants. research were used to review literature, participant observation, open interviews and documentary research that brought a rich profusion of formative elements embodied in multiculturalism, diversity, affirmation of Afro - Brazilian identity and culture in connection with knowledge with the community, reaffirming the need to encourage and institutionalize extension projects linked to the ecology of knowledge and affirmative actions as practices to combat racism and social inclusion.
|
|
2
|
-
VITOR GUIMARÃES MORAIS
-
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: A PERSPECTIVA DOCENTE
-
Orientador : JORGE LUIZ LORDELO DE SALES RIBEIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLAUDIA SA MALBOUISSON ANDRADE
-
FRANSLEY LIMA SANTOS
-
MARCELO NUNES DOURADO ROCHA
-
Data: 29/03/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação está apresentada no formato de coletânea, composta por dois artigos, e teve o objetivo de investigar as concepções de qualidade utilizada por docentes de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O primeiro artigo, intitulado Qualidade da Educação Superior brasileira: Um modelo de análise, buscou apresentar os diferentes conceitos e categorias de qualidade que existem na literatura e discutir a utilização dessas definições na prática da Educação Superior brasileira. Para isso, baseou-se em livros sobre qualidade na educação, artigos e nas referências contidas nos trabalhos encontrados. Este primeiro trabalho foi estruturado em três seções principais, abordando o desenvolvimento histórico e a utilização do conceito de qualidade na educação; apresentação dos conceitos e categorizações encontrados na literatura e finalmente, a formalização de uma proposta para análise da qualidade. Verificou-se que os conceitos, apesar de variados, podem ser agrupados com base na perspectiva política em que foram pensados, entretanto, as categorizações não refletem essa forma de organização. Conclui-se que, para analisar a qualidade na educação, é preciso partir do viés político encontrado entre os conceitos, resultando na criação de duas categorias, a qualidade crítica e a qualidade instrumental. O segundo artigo, intitulado Qualidade na Educação Superior brasileira: A perspectiva docente, buscou identificar e compreender a concepção de docentes da UFBA acerca da qualidade de cursos de graduação. Para isso, utilizou-se entrevistas semiestruturadas com 12 professores de cursos variados, sendo possível identificar os principais descritores de qualidade nos seus discursos e verificar que, em sua maioria, pensam a Educação Superior através da qualidade crítica. Além disso, observou-se a emergência de temas comuns entre eles, indicando que a qualidade da educação deve partir de reflexões sobre os temas elencados.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation is presented in a collection format, composed by two articles, and had the objective of investigating the conceptions of quality used by professors of different undergraduate courses of the Federal University of Bahia (UFBA). The first article, titled Quality of Brazilian Higher Education: A model of analysis, sought to present the different concepts and categories of quality that exist in the literature and to discuss the use of these definitions in the practice of Brazilian Higher Education. For this, it was based on books on quality in education, articles and in the references contained in the works found. This first work was structured in three main sections, addressing the historical development and the use of the concept of quality in education; presentation of the concepts and categorizations found in the literature and, finally, the formalization of a proposal for quality analysis. It was found that the concepts, although varied, can be grouped based on the political perspective in which they were thought, however, categorizations do not reflect this form of organization. It is concluded that, in order to analyze quality in education, it is necessary to start from the political bias found between concepts, resulting in the creation of two categories, critical quality and instrumental quality. The second article, titled Quality in Brazilian Higher Education: The teaching perspective, sought to identify and understand the UFBA faculty conception about the quality of undergraduate courses. For this, we used semi-structured interviews with 12 teachers of varied courses, being possible to identify the main quality descriptors in their speeches and to verify that, for the most part, they think of Higher Education through the critical quality. In addition, it was observed the emergence of common themes among them, indicating that the quality of education should be based on reflections on the topics listed.
|
|
3
|
-
BIANCA CAROLINE SOUZA DE LIMA
-
ESTÁGIOS NO CURSO DE PSICOLOGIA DA UFRB: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS, INSITUCIONAIS, CURRICULARES E FORMATIVAS PROFISSIONAIS
-
Orientador : CLÁUDIO ORLANDO COSTA DO NASCIMENTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DJENANE BRASIL DA CONCEIÇÃO
-
RITA DE CACIA SANTOS CHAGAS
-
RITA DE CASSIA DIAS PEREIRA DE JESUS
-
Data: 29/03/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo tem como objeto as experiências dos estudantes na etapa dos estágios obrigatórios do curso de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) com os objetivos de contribuir para a análise do impacto da política nacional e institucional de estágios na formação dos estudantes, descrever para compreender a concepção de estágio do curso, conhecer as experiências dos estudantes e professores no campo dos estágios, apontar referenciais através dos campos de estágio que possam integrar o currículo, a formação e a qualificação do estudante para atuar no mundo do trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva baseada na etnopesquisa-implicada e na pesquisa da experiência, em que a experiência do/a pesquisador/a e dos atores sociais se fortalece nas narrativas e na interpretação dos seus etnométodos. A pesquisa ocorreu durante o semestre letivo 2018.1 e foram entrevistados três discentes matriculados e cursando componentes curriculares de estágio e quatro docentes orientadores de estágios obrigatórios que participaram da entrevista compreensiva. O estudo apoiou-se nos conceitos de construção identitária, formação e os seis aspectos que envolvem os estágios na graduação que são: currículo, políticas, operacionalização, concepção, regulamentação e gestão. Os resultados destacaram a importância dos estágios para formação profissional, para a sociedade e as implicações entre/dos participantes desta formação, bem como, avaliaram os estágios do curso de Psicologia no âmbito estrutural, organizacional, curricular, política e legal.
-
Mostrar Abstract
-
The objective of this study is to study the students' experiences during the compulsory internships of the Psychology course of the Health Sciences Center (CCS) of the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB), with the objectives of contributing to the analysis of the impact of the national policy and institutionalization of internships in the training of students, to describe to understand the conception of the internship of the course, to know the experiences of students and teachers in the field of internships, to point out references through the internship fields that can integrate the curriculum, the formation and qualification of the student to work in the world of work. It is a qualitative, descriptive research based on research-implied research and experience, in which the experience of the researcher and social actors is strengthened in the narratives and in the interpretation of their ethnomethods. The research was carried out during the academic semester 2018.1 and three students enrolled and attending curricular components of the internship and four compulsory trainees who participated in the comprehensive interview were interviewed. The study was based on the concepts of identity construction, training and the six aspects that involve the undergraduate stages that are: curriculum, policies, operationalization, conception, regulation and management. The results emphasized the importance of internships for professional formation, for the society and the implications among the participants of this training, as well as, evaluated the stages of the Psychology course in the structural, organizational, curricular, political and legal spheres.
|
|
4
|
-
CAILLAN FARIAS SILVA
-
Concepções de saúde e doença dos discentes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da UFRB
-
Orientador : JORGE LUIZ LORDELO DE SALES RIBEIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRAN DEMETRIO SILVA SANTOS
-
MICHELI DANTAS SOARES
-
RENATA MEIRA VERAS
-
Data: 29/03/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) desponta com uma proposta de experiência inovadora na formação em saúde, estruturada a partir da promoção da saúde e da perspectiva de uma reforma cultural e epistemológica do modelo de atenção à saúde. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo compreender as concepções de saúde e doença dos discentes recém-ingressos e formandos do BIS da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratório e analítico, do qual participaram 70 discentes recém-ingressos de um universo de 90 e 18 dos 28 formandos, no período de setembro de 2016 a fevereiro de 2017. Os dados produzidos foram inseridos no software Microsoft Excel e analisados conforme a análise temática proposta por Bardin (2009). O primeiro artigo analisou as concepções de saúde desses discentes a partir das seguintes categorias: bem-estar, equilíbrio/harmonia, qualidade de vida, ausência de doença, estilo de vida, normalidade e outros. O segundo artigo objetivou compreender as concepções de doença a partir das seguintes categorias: alteração do bem-estar, estado patológico, alterações na qualidade de vida, desequilíbrio e/ou desarmonia, incapacidade funcional e anormalidade. Nos dois artigos, observou-se uma maior diversidade de percepção da saúde e da doença no grupo dos discentes recém-ingressos do que no dos formandos. Portanto, há uma uniformização da compreensão da saúde e da doença entre os últimos. Também se evidenciou, nos dois artigos, que nenhum formando possuía concepções reducionistas e negativas de saúde e doença, enquanto que alguns discentes recém-ingressos as possuíam. Dessa forma, fica evidente a contribuição da formação interdisciplinar para superar algumas concepções reducionistas e negativas da saúde.
-
Mostrar Abstract
-
The Interdisciplinary Bachelor in Health (BIS) starts with a proposal of innovative experience in health education, structured from the promotion of health and the perspective of a cultural and epistemological reform of the healthcare model. In this context, the present work aims to understand the conceptions of health and illness of the newly enrolled students and BIS graduates of the Federal University of Recôncavo of Bahia (UFRB). This is a qualitative, exploratory and analytical study, involving 70 newly enrolled students from a universe of 90 and 18 of the 28 graduates, from September 2016 to February 2017. The data produced were inserted in the Microsoft Excel software and analyzed according to the thematic analysis proposed by Bardin (2009). The first article analyzes the health conceptions of these students from the following categories: well-being, balance / harmony, quality of life, absence of illness, lifestyle, normality and others. The second article aims to understand the conceptions of disease from the following categories: altered well-being, pathological state, changes in quality of life, imbalance and / or disharmony, functional disability and abnormality. In both articles, a greater diversity of perception of health and illness was observed in the group of students who are new entrants than in those of the graduates. Therefore, there is a standardization of understanding of health and disease among the latter. It was also evidenced, in both articles, that no graduate had reductionist and negative conceptions of health and disease, while some new students had them. In this way, the contribution of interdisciplinary formation is evident to overcome some reductionist and negative conceptions of health.
|
|
5
|
-
JUAN FELIPY FELIX DE OLIVEIRA
-
Representações Sociais de estudantes universitários acerca do HIV
-
Orientador : MARIA THEREZA AVILA DANTAS COELHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCELO NUNES DOURADO ROCHA
-
MIRIAN SANTOS PAIVA
-
JEANE FREITAS DE OLIVEIRA
-
Data: 29/03/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Após quase 40 anos passados desde a contabilização dos primeiros casos de infecção pelo HIV, estima-se que, até junho de 2018, apenas no Brasil, 982.129 pessoas tenham contraído o vírus. O HIV/AIDS é uma doença de múltiplas faces, que pode sofrer a influência de diversos fatores, sejam eles demográficos, socioespaciais, financeiro, de gênero, etc. Vários são os campos de saber que o estudam, inclusive com a abordagem das Representações Sociais. Objetivo: analisar as Representações Sociais de estudantes universitários, participantes de um projeto de extensão sobre o HIV/AIDS. Metodologia: Trata-se de um trabalho quanti-qualitativo, realizado em dois momentos, com estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares, da Universidade Federal da Bahia, que participaram do Projeto de extensão universitária AIDS: Educar para Desmitificar, nos anos de 2017 e 2018. Num primeiro momento, buscou-se identificar a estrutura das representações dos estudantes sobre o HIV. Em seguida, foram discutidas as Representações Sociais propriamente ditas. Para a coleta de dados foi utilizado o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), além da realização de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados com o auxílio do aporte teórico e metodológico da Teoria das Representações sociais, proposta por Moscovici, e da Análise de Conteúdo de Bardin, de forma a explorar a complexidade das respostas dos participantes. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e os participantes assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Resultados e Discussões: Ao contrário do que acontece em outros 10 estados brasileiros, as taxas de detecção do HIV/AIDS no estado da Bahia apresentam tendência de aumento, com 11% a mais no ano de 2017, quando comparado com 2007. Os casos estão concentrados, para homens e mulheres, na faixa etária de 25 a 39 anos. Em relação à estrutura representacional dos estudantes acerca do HIV, percebe-se que o seu Núcleo Central é constituído pela ideia de doença, embora se disponha hoje de um cuidado em saúde que pode evitar o desencadeamento da AIDS. A análise dos TALP e das entrevistas possibilitaram uma série de reflexões, notadamente sobre a percepção que os jovens têm acerca do não uso do preservativo. Segundo eles, essa prática se configura como o principal comportamento de risco frente às infecções do HIV, porém os mesmos acabam não se considerando expostos a esse risco, praticando o sexo desprotegido. Isso indica uma possível transferência de percepção de vulnerabilidade, quando associam, de alguma forma, as infecções a determinados ‘grupos’ ou situações específicas. Considerações: Embora existam trabalhos sobre as representações sociais ligados à temática do HIV/AIDS, o tema faz relações com diversas questões, não se limitando apenas ao vírus ou à síndrome. Foram identificados os conhecimentos e as percepções de aspectos que se relacionam direta ou indiretamente com o vírus, como comportamentos de risco, formas de transmissão, tratamento, etc. Também se percebeu que certos aspectos individuais e coletivos podem exercer influências nessas representações. Pode-se afirmar que o HIV carrega até hoje uma série de elementos relacionados aos processos de saúde e doença, como fatores de vulnerabilidade, formas de prevenção ao contágio, fatores socioculturais, pauperização, dentre outros. Levando essas questões em consideração, bem como o aumento de infecções entre jovens, se mostra de exímia importância o incentivo à pesquisas e ações voltadas especificamente para a população universitária. Além disso, também deve ser incentivada a criação de espaços para diálogos, onde os estudantes possam expor suas opiniões, dúvidas e questionamentos
-
Mostrar Abstract
-
After almost 40 years since counting the first cases of HIV infection, it is estimated that by June 2018, in Brazil alone, 982,129 people have contracted the virus. HIV / AIDS is a multiple-sided disease that can be influenced by a variety of factors, whether demographic, socio-spatial, financial, gender, etc. There are several fields of knowledge that study it, including the Social Representations approach. Objective: to analyze the Social Representations of university students, participants in an extension project on HIV / AIDS. Methodology: This is a quantitative and qualitative study, carried out in two moments, with students from the Interdisciplinary Bachelor Degree, from the Federal University of Bahia, who participated in the University Extension Project AIDS: Educar para Demythologica, in the years 2017 and 2018. In a The first step was to identify the structure of students' representations about HIV. Next, the Social Representations themselves were discussed. For data collection, the Free Word Association Test (TALP) was used, as well as semi-structured interviews. The data were analyzed with the help of the theoretical and methodological contribution of the Theory of Social Representations, proposed by Moscovici, and the Bardin Content Analysis, in order to explore the complexity of participants' responses. The study was approved by the Research Ethics Committee (CEP) of the School of Nursing of the Federal University of Bahia (UFBA) and the participants signed a Free and Informed Consent Term (TCLE). Results and Discussion: Contrary to what happens in 10 other Brazilian states, HIV / AIDS detection rates in the state of Bahia show an upward trend, with 11% more in 2017 than in 2007. Cases are concentrate for men and women in the 25-39 age group. Regarding the representational structure of students about HIV, it is perceived that their Central Nucleus is constituted by the idea of disease, although there is now a health care that can prevent the onset of AIDS. The analysis of the TALP and the interviews made possible a series of reflections, especially on the perception that the young people have about the non-use of the condom. According to them, this practice is the main risk behavior towards HIV infections, but they end up not being considered exposed to this risk, practicing unprotected sex. This indicates a possible transference of vulnerability perception, when in some way associate infections with certain 'groups' or specific situations. Considerations: Although there are works on social representations related to HIV / AIDS, the theme deals with several issues, not just the virus or the syndrome. Knowledge and perceptions of aspects that are directly or indirectly related to the virus, such as risk behaviors, forms of transmission, treatment, etc., were identified. It has also been realized that certain individual and collective aspects may exert influences on these representations. It can be affirmed that HIV carries to this day a series of elements related to health and disease processes, such as vulnerability factors, forms of contagion prevention, sociocultural factors, pauperization, among others. Taking these issues into consideration, as well as the increase in infections among young people, it is of great importance to encourage research and actions aimed specifically at the university population. In addition, it should also be encouraged to create spaces for dialogues, where students can express their opinions, doubts and questions
|
|
6
|
-
DANIELA DUARTE LIMA
-
"Investindo no desconhecido”: um estudo sobre a trajetória do CETAD/UFBA
-
Orientador : CARMEN FONTES DE SOUZA TEIXEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCELO MAGALHAES ANDRADE
-
MARCELO NUNES DOURADO ROCHA
-
VANIA SAMPAIO ALVES
-
Data: 01/04/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD), criado em 1985 como um Serviço de Extensão universitária vinculado a Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, tem sido reconhecido nacionalmente como um espaço de produção de conhecimentos e práticas de atenção e cuidado a usuários de álcool e outras drogas. O presente trabalho buscou investigar esta experiência pioneira, ainda em funcionamento, analisando o desenvolvimento institucional deste serviço, a partir da trajetória profissional do professor responsável pela criação e coordenação do centro no período 1985-2013, tratando de relacionar este processo ao desenvolvimento do campo de atenção aos usuários de drogas no Brasil. Tomamos como referencial teórico a concepção relacional e sistêmica acerca do social, elaborada pelo sociólogo Pierre Bourdieu, especificamente o conceito de campo científico e a compreensão da diversidade de capitais – econômico, social, político, simbólico – que os agentes (atores) acumulam/desacumulam ao longo de suas trajetórias sociais. Foram realizadas entrevistas com o referido professor, juntamente com a análise de documentos produzidos ao longo da história do CETAD, tratando-se de estruturar uma linha do tempo pontuada pelas principais atividades realizadas no período mencionado. Neste percurso, o coordenador do centro adquiriu grande capital científico, que passou a ser usado para propor rupturas na abordagem à temática do uso/abuso de álcool e drogas, inserindo novos discursos e práticas, que se distanciam do modelo médico tradicional e introduzem um olhar para o sujeito e para o social, sempre pautado pela liberdade e autonomia dos usuários. Essa perspectiva, aliada ao fato do Centro estar vinculado à Faculdade de Medicina da Bahia, no âmbito da universidade pública, permitiu uma grande liberdade criativa, gerando a experimentação e institucionalização de diversos dispositivos de cuidado que serviram como referência para a construção de políticas públicas na esfera estadual e federal.
-
Mostrar Abstract
-
The Center for Studies and Therapy of Drug Abuse (CETAD), created in 1985 from a university extension project operated by the Faculty of Medicine of the Federal University of Bahia, has been recognized nationally as a space for the production of knowledge and practices of care and attention to alcohol and other drugs users. The present work sought to investigate this pioneering experience, still in operation, analyzing the institutional development of this service, from the professional trajectory of the teacher responsible for the creation and coordination of the center in the period 1985-2013, trying to relate this process to the development of the field of drug users attention in Brazil. We take as a theoretical reference the relational and systemic conception about the social, elaborated by the sociologist Pierre Bourdieu, specifically the concept of scientific field and the understanding of the diversity of capitals - economic, social, political, symbolic - that agents (actors) accumulate/deplete throughout their social trajectories. Interviews were conducted with the already mentioned professor, along with the analysis of documents produced throughout CETAD's history, in order to structure a time line punctuated by the main activities carried out in the period 1985-2013. In this way, the coordinator of the center acquired great scientific capital and technical power, which began to be used to propose ruptures in the approach to the use of alcohol and other drugs, inserting new discourses and practices, which distanced themselves from the traditional medical model and introduce a look at the subject and the social, always guided by the freedom and autonomy of users. This perspective, coupled with the fact that the Center is linked to the Faculty of Medicine of Bahia, within the scope and a public university, allowed a great creative freedom, generating the experimentation and institutionalization of several care devices that served as reference for the construction of public policies at the state and federal levels.
|
|
7
|
-
NATANAEL CONCEIÇÃO ROCHA
-
A Pregnância das Políticas Afirmativas na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia: Narrativas Implicadas sobre Pertencimento Etnicorracial e Permanência Estudantil
-
Orientador : RITA DE CASSIA DIAS PEREIRA DE JESUS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DELCELE MASCARENHAS QUEIROZ
-
GEORGINA GONÇALVES DOS SANTOS
-
MARTA LICIA TELES BRITO DE JESUS
-
Data: 06/06/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa visa compreender como se dá a pregnância das Políticas Afirmativas através das atividades de ensino-formação, pesquisa e extensão da UFRB, isto é, como se dá a orientação da política institucional da UFRB, e as interfaces das políticas afirmativas a partir das experiências estudantis. Com a finalidade de sustentar a defesa, afiliei-me ao campo teórico das narrativas de vida-formação (DOMINICÉ, 1985; FERRAROTTI, 1979; NÓVOA e FINGER, 2010; PINEAU, 1985; POLLAK, 1989; 1992), identidade e diferença (SILVA, 2012), pertencimento e permanência no ensino superior (JESUS, 2007; 2010; JESUS e NASCIMENTO, 2013; ALVES, 2016; ALVES e NASCIMENTO, 2018), entrelaçando-os para responder às intenções deste estudo. A pesquisa se insere no campo da Etnopesquisa, sendo uma Etnopesquisa Implicada e Multirreferencial, como a define Macedo (2000), de cunho fenomenológico, qualitativo, que tem implicação direta com os estudos no campo da história de vida-formação (JOSSO, 1978), e com o campo da complexidade e multirreferencialidade (BURNHAM, 1993; ARDOINO, 1998). Nas considerações, a partir da colaboração de oito estudantes-bolsista inseridos nos grupos de pesquisa, extensão e ensino-formação, reúno elementos proeminentes das falas destes, cruzadas às experiências do pesquisador e da teoria, para avaliar os avanços das políticas afirmativas na UFRB, bem como os pontos de fragilidades e caminhos à potencialização da pregnância das Políticas Afirmativas.
-
Mostrar Abstract
-
The aim of the research is to understand how the Affirmative Policies are predicted through UFRB's teaching-training, research and extension activities, that is, how UFRB's institutional policy is guided, and the interfaces of affirmative policies based on experiences students In order to support the defense, I joined the theoretical field of life-formation narratives (DOMINICÉ, 1985; FERRAROTTI, 1979; NÓVO and FINGER, 2010; PINEAU, 1985; (2005), JESUS and NASCIMENTO, 2013, ALVES and NASCIMENTO, 2018), interweaving them to respond to the intentions of this study. The research is part of the field of Ethnopesquisa, being an Implicated and Multirreferential Ethnopesquisa, as defined by Macedo (2000), of a phenomenological, qualitative, that has direct implication with the studies in the field of life-training history (JOSSO, 1978) , and with the field of complexity and multireferentiality (BURNHAM, 1993; ARDOINO, 1998). Based on the collaboration of eight scholarship students in the research, extension and teaching-training groups, I bring together prominent elements of their speeches, which are cross-referenced to the researcher's and theory's experiences, in order to evaluate the advances of affirmative policies at UFRB, as well as the fragility points and ways to strengthen the relevance of Affirmative Policies.
|
|
8
|
-
EDLENE ARAÚJO DO NASCIMENTO
-
PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NO ENSINO REGULAR
-
Orientador : ADRIANA MIRANDA PIMENTEL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
REGIANE DA SILVA BARBOSA
-
RENATA MEIRA VERAS
-
SHEILA DE QUADROS UZEDA
-
Data: 18/06/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo busca refletir sobre a formação dos professores na perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular. Foi realizada uma revisão sistemática da produção cientifica nacional sobre a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva. O marco temporal da pesquisa corresponde ao período de 2006 a 2016. A abordagem de análise e discussão encontra-se fundamentada na pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento dos estudos na base nacional de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Scientific Electronic Library Online (Scielo). O estudo possui uma abordagem quanti-qualitativa, através de uma revisão bibliográfica com base em 21 artigos que discutem a questão da formação de professores na perspectiva da educação inclusiva no Brasil. Os estudos apresentaram discussões sobre a formação de professores e as políticas de inclusão, destacando a necessidade de debater o contexto da formação do professor, bem como trataram da necessidade de mudanças nos modelos dos cursos de formação docente. Verificou-se que as políticas de inclusão, no Brasil, exigem uma nova perspectiva para a formação docente. Ficou evidente que as instituições de ensino superior estão proporcionando uma formação lacunar, por isso foram sinalizadas muitas propostas para uma reforma urgente das licenciaturas, pois para desempenhar um papel inclusivo, o professor necessita de uma formação que o capacite.
-
Mostrar Abstract
-
This study seeks to reflect on the training of teachers in the perspective of inclusion of people with disabilities in regular education. A systematic review of the national scientific production on the training of teachers in the perspective of inclusive education was carried out. The time frame of the research corresponds to the period from 2006 to 2016. The analysis and discussion approach is based on the bibliographical research, based on the survey of studies in the national base of journals of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and in the Scientific Electronic Library Online (Scielo). The study has a quantitative-qualitative approach, through a bibliographic review based on 21 articles that discuss the issue of teacher education in the perspective of inclusive education in Brazil. The studies presented discussions about teacher education and inclusion policies, highlighting the need to discuss the context of teacher education, as well as addressing the need for changes in the models of teacher training courses. It was verified that the policies of inclusion in Brazil require a new perspective for teacher education. It was clear that higher education institutions are providing a lack of education, so many proposals for an urgent reform of the bachelor's degree have been signaled, because in order to play an inclusive role, the teacher needs training that empowers him.
|
|
9
|
-
JAILMA CRUZ DA SILVA
-
A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL E OS DESAFIOS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
-
Orientador : ADRIANA MIRANDA PIMENTEL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AMANDA BOTELHO CORBACHO MARTINEZ
-
FLAVIA GOULART MOTA GARCIA ROSA
-
NIDIA MARIA LIENERT LUBISCO
-
Data: 27/06/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo teve como objetivo conhecer a perspectiva dos estudantes com deficiência visual sobre a experiência de formação na Universidade Federal da Bahia, especificamente em relação ao acesso aos recursos materiais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso de entrevista semiestruturada, realizada com oito estudantes com deficiência visual da Universidade. A análise das entrevistas demonstra que a Instituição ainda não atende completamente a legislação vigente, o que pode ser observado nos relatos dos estudantes, quando evidenciam os desafios no ambiente acadêmico, destacando as ausências de acessibilidade arquitetônica, metodológica, digital e atitudinal. Contudo, a inclusão educacional na Universidade requer ainda que as políticas públicas sejam mais eficazes como forma de garantia de direitos aos estudantes com deficiência visual.
-
Mostrar Abstract
-
This study aimed at the perspective of students with visual impairment on a teaching experience at the Federal University of Bahia, aiming at access to material resources. We are looking for a qualitative research, with the use of a semistructured interview, carried out with the students with the visual vision of the University. The analysis of interviews is not carried out when it comes to a complete study, such as the evidences of architectural, methodological, digital and attitudinal accessibility. However, an educational listing at the University requires students to be more detailed.
|
|
10
|
-
LUCAS CORREIA DE LIMA
-
NEGRO/A DOUTOR/A. As impugnações judiciais às políticas afirmativas étnicorraciais na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
-
Orientador : RITA DE CASSIA DIAS PEREIRA DE JESUS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DYANE BRITO REIS SANTOS
-
ELGA LESSA DE ALMEIDA
-
SAMUEL SANTANA VIDA
-
Data: 03/07/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A gestão universitária das instituições tem demonstrado sua função social, e o relevante papel no empenho por reduzir as desigualdades das sociedades em que se insere, notadamente, para segmentos populacionais historicamente vulnerabilizados pelo alijamento da educação, em especial no âmbito do ensino superior. Todavia, a inovação da academia e seu constante aprimoramento, faz surgir tensões sobre as políticas de equalização social pela via da educação, em especial no que diz respeito à celeuma que envolvem a política de reserva de vagas -das cotas etnicorraciais e sua aplicabilidade. No curso de Medicina, questionamentos acerca da efetividade das cotas, e sua aplicação ainda são objeto de disputas judiciais, cujas decisões repercutem na esfera administrativa da gestão universitária, assim como na gestão pedagógica das instituições. Como enfrentar essa judicialização, em um contexto de crescente promoção de disputas jurídicas para a implementação de direitos sociais é uma indagação do presente trabalho. Objetiva-se compreender o fenômeno da judicialização da política afirmativa universitária, seus impactos para a gestão institucional, e os meandros que envolvem a implementação das políticas públicas e institucionais de promoção da equidade etnicorracial, pela via da educação. Propõe-se a investigação das interfaces entre o exercício da autonomia universitária, e a ingerência jurídica nos casos de contestação da adoção de políticas de cotas nas universidades federais da Bahia. Tem-se como metodologia da pesquisa, a observação participante nos contextos dos processos de aferição étnica da Universidade, aliada à técnica de análise de conteúdo das decisões obtidas de processos judiciais sobre o tema. Mediante observação de contextos da atuação do órgão administrativo da gestão universitária executor da respectiva política, e a apreciação das decisões judiciais que versam sobre os questionamentos das cotas e aferição de autodeclaração, traçam-se argumentos e hipóteses para a referida judicialização e suas repercussões na missão social de mitigação das desigualdades raciais pela Universidade pública.
-
Mostrar Abstract
-
The University Management in brazilian institutions has shown its social function, and the relevant role in the effort to reduce social inequalities in which it is inserted. Particularly for population segments that have historically become vulnerable by the scorn of education, especially in higher education. However, innovation in the academic field and its constant improvement causes tensions on the policies of social equalizations through education, especially in what concerns the bustle about actions of ethno-racial quotas and their applicability. In the Medicine undergraduate programs, the questions about the effectiveness of quotas and their application are still the subject of judicial disputes. The decisions of them have repercussions in the administrative sphere of the University, as well as in the pedagogical management of the institutions. How to face this judicialization in a context of increasing promotion of legal disputes for the implementation of social rights is a question of the present work. It aims to understand the phenomenon of judicialization of the affirmative university policy, its impact on institutional management, and the meanders involving the implementation of public and institutional actions to promote ethno-racial equity through education. It proposes the investigation of the interfaces between the exercise of the university autonomy and the legal interference in cases of contestation of the adoption of quota policies in the federal universities of Bahia. It has as a research methodology the participant observation in the contexts of the University’s ethnic measurement processes together with the technique of content analysis on decisions obtained from court lawsuits on the subject. By observing context performance of the university management administrative body executor of the respective policy, and the appraisal of the judicial decisions that deal with the questioning of quotas and self-determination, arguments and hypotheses are drawn for the aforementioned judicialization and its repercussions on the mission of racial inequalities by the public university.
|
|
11
|
-
IVANA CARVALHO MARINS
-
Avaliação do docente pelo discente em instituições de ensino superior brasileiras: uma revisão integrativa de literatura.
-
Orientador : MARCELO NUNES DOURADO ROCHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO VIRGILIO BITTENCOURT BASTOS
-
JORGE LUIZ LORDELO DE SALES RIBEIRO
-
ROBERT EVAN VERHINE
-
Data: 03/07/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo tem como objetivo caracterizar a produção científica nacional relacionada à temática Avaliação Docente pelo Discente (ADD) com ênfase no ensino superior brasileiro. A metodologia incluiu revisão bibliográfica de artigos científicos utilizando sete descritores para busca e seleção de artigos indexados nas bases de dados do Portal de Periódicos Capes, do Google Acadêmico e do Scientific Electronic Library Online (SciELO). A pesquisa explorou a literatura do período de 1993 a 2017. Realizou-se a leitura na íntegra de 26 trabalhos selecionados, com o intuito de obter informações acerca do ano de publicação, tipo de estudo, temas abordados e periódicos em que foram publicados. A análise dos dados permitiu a identificação de cinco temas: Propósitos (para que se avalia?); Dimensões (o que se avalia?); Instrumentos (como se avalia?); Visões (de professores e alunos - qual a visão/percepção desses atores sobre o processo?); e Vieses (quais os vieses, limitações e problemas apontados nos estudos?). Os resultados apontam a presença de artigos do tipo empírico, todos versando sobre cursos de graduação e indica uma tendência crescente do número de trabalhos publicados a partir de 2008. A revisão de literatura fornece um panorama das principais questões relacionadas à temática da ADD e discute as principais implicações para a sua implementação na prática universitária.
-
Mostrar Abstract
-
The present study aims to characterize the national scientific production related to the subject Teacher’s Evaluation by the Student (TES) with emphasis on Brazilian higher education. The methodology included a bibliographic review of scientific articles using seven descriptors for search and selection of articles indexed in the databases of Portal de Periódicos Capes, Google Scholar and Scientific Electronic Library Online (SciELO). The research explored the literature from 1993 to 2017. A total of 26 selected papers were read in order to obtain information about the year of publication, type of study, topics covered and journals in which they were published. The analysis of the data allowed the identification of five themes: Purposes (what for is evaluated?); Dimensions (what is evaluated?); Instruments (how do you rate it?); Visions (of teachers and students - what is the view/perception of these actors about the process?); and Biases (what are the biases, limitations and problems pointed out in the studies?). The results point to the presence of articles of the empirical type, all of which deal with undergraduate courses and indicate an increasing trend in the number of papers published since 2008. The literature review provides an overview of the main issues related to the subject of TES and discusses the main implications for its implementation in university practice.
|
|
12
|
-
ROSANA NADJA SILVA REGO REGNER
-
Financiamento da educação superior brasileira: um estudo de revisão integrativa de literatura
-
Orientador : MARCELO NUNES DOURADO ROCHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FLAVIA GOULART MOTA GARCIA ROSA
-
RODRIGO DA SILVA PEREIRA
-
THAIS REGIS ARANHA ROSSI
-
Data: 03/07/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação apresenta um estudo de revisão integrativa de literatura sobre o tema do Financiamento do Ensino Superior (FES) no Brasil. O objetivo foi identificar o estado da arte da produção científica e acadêmica relativa ao financiamento da educação superior no Brasil, entre os anos 2005 a 2017. A metodologia partiu da aplicação dos descritores “financiamento” and “educação superior” or “financiamento” and “ensino superior” nas bases de dados Portal de Periódicos da Capes, Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Brasileira de Educação (BBE) do Portal do Instituto Anísio Teixeira (Inep) e Repositório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A partir dos critérios de pertinência temática, selecionou-se para análise cinquenta e dois artigos e os resultados da análise demonstraram que: a) O número de publicações ainda é relativamente pequeno em função da importância do tema; b) A maioria das publicações concentra-se em veículos da área de educação; c) Os trabalhos acerca do assunto concentraram-se em duas categorias temáticas: Políticas de financiamento da graduação e pós-graduação e Fontes e modelos de financiamento.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation presents an integrative review of literature on the theme of Financing of Higher Education (FES) in Brazil. The goal was to identify the state of the art of the scientific and academic production related to the financing of higher education in Brazil, between the years 2005 to 2017. The methodology was based on the application of the descriptors "financing" and "higher education" or "financing" and "higher education" in the Portal databases of Capes Journals, Scientific Electronic Library Online (Scielo), Brazilian Library of Education (BBE) of the Portal of the Anísio Teixeira Institute (Inep) and Repository of the Instituto de Applied Economic Research (Ipea). Based on the thematic pertinence criteria, Forty-two articles were analyzed and the results of the analysis showed that: a) O number of publications is still relatively small due to the importance of the theme; b) Most publications focus on education vehicles; c) The work on thematic areas focused on two thematic categories: graduate and postgraduate studies and sources and models of funding.
|
|
13
|
-
CAROLINE DE JESUS FONSECA DA SILVA
-
INOVAÇÕES ACADÊMICAS: SEUS ATOS E DESAFIOS NA UFRB (2008 – 2017)
-
Orientador : CLÁUDIO ORLANDO COSTA DO NASCIMENTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DINALVA MELO DO NASCIMENTO
-
PAULO GABRIEL SOLEDADE NACIF
-
RITA DE CASSIA DIAS PEREIRA DE JESUS
-
Data: 05/07/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Propostas curriculares diferenciadas, denominadas inovação, foram construídas num contexto de democratização do acesso e interiorização de universidades federais. A reestruturação acadêmica no âmbito da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), proposta a partir de sua adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), é apresentada especialmente através dos Projetos Pedagógicos dos Bacharelados Interdisciplinares e similares. As estruturas curriculares nesses projetos se justificam pela necessidade de superação de um sistema fragmentado e unilinear, convencionalmente existente. Após uma década da proposta, faz-se necessário contrastar as narrativas políticas e conceituais da inovação acadêmica a partir da realização dos cursos de Bacharelados Interdisciplinares em Saúde eem Ciências Exatas e Tecnológicas, conforme os Referenciais Orientadores para os Bacharelados e Interdisciplinares e similares, os Projetos Políticos Pedagógicos Institucionais e os atos instituintes dessa realidade na UFRB no período de2008 a 2017. Este trabalho foi realizado por meio de estudo qualitativo fenomenológico, que buscou produzir dados, descrevê-los e interpretá-los, para compreender a realidade contextualizada e posta em questão, contrastando as (des)conexões entre as forças políticas estabelecidas e instituídas com os processos instituintes no âmbito das tensões relativas às disputas das dimensões controladoras presentes na instituição, forjadas com base na lógica do pensamento e das engrenagens da modernidade. Verificou-se que a política estabelecida não foi suficiente para a adesão integral da UFRB ao modelo de ciclos; entretanto, destacam-se os protagonismos dos professores implicados, que, apoiados pela gestão, têm tornado a inovação possível e orgânica. Ficou evidente também que o estabelecimento de políticas de currículos inovadores não é suficiente para influenciar a reestruturação curricular de cursos existentes, embora mantenha o currículo permanente em pauta na instituição.
-
Mostrar Abstract
-
Differentiated curricular proposals, denominated innovators, were constructed in a context of democratization of the access and interiorization of federal universities. The academic restructuring of Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), proposed after joining the Federal University Restructuring and Expansion Plans Support Program (REUNI), is presented especially through the Pedagogical Projects of the Interdisciplinary Baccalaureate and similar. The curricular structures in those projects are justified by the need to overcome a conventionally existing fragmented and unilinear system. After a decade of the proposal, it is necessary to contrast the political and conceptual narratives of academic innovation from the accomplishment of the courses of Interdisciplinary Bachelor in Health and in Exact and Technological Sciences according to the Orientation Guidelines for Bachelor's and Interdisciplinary and suchlike, the Institutional Political Pedagogical Projects and the instituting acts from that reality at UFRB from 2008 up to 2017. This paper was carried out through a qualitative, phenomenological study, which sought to produce data, describe and interpret in order to understand the contextualized reality and put in a challenge, contrasting the (dis) connections between the established political forces, instituted and the instituting processes within the framework of the tensions related to the disputes of the controlling dimensions present in the institution forged on the basis of the logic of thought and the cogs of modernity. It was verified that the established policy was not enough for UFRB's full adherence to the cycle model, however, the protagonists of the teachers involved are highlighted, who supported by management, have made innovation possible and organic. It was also evident that the establishment of innovative curriculum policies is not sufficient to influence the curricular restructuring of existing curricula, but maintains the curriculum in the institution at all times.
|
|
14
|
-
LARISSA TRISTÃO GRAMACHO
-
A RELIGIÃO/ESPIRITUALIDADE (R/E) NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DE CUIDADOS PRIMÁRIOS À SAÚDE
-
Orientador : ANDRE LUIS MATTEDI DIAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARMEN FONTES DE SOUZA TEIXEIRA
-
MARIA BEATRIZ BARRETO DO CARMO
-
TANIA MARIA DE OLIVA MENEZES
-
Data: 10/09/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Muitos sociologistas da religião têm discutido recentemente acerca da secularização, afirmando que o que vem diminuindo com o tempo não é a crença pessoal, mas a prática institucional religiosa. Com o crescente aumento do interesse e do número de publicações científicas na área de R/E e saúde nos últimos 20 anos, há inúmeros estudos que têm identificado uma relação positiva entre religiosidade/espiritualidade e saúde, tanto física como mental. Há também evidências de que a R/E é uma dimensão importante para a maioria das pessoas, principalmente quando se encontram doentes, e que muitos pacientes desejam que estas questões sejam inseridas em seus cuidados primários de saúde. Porém, ainda são poucos os profissionais que abordam este tema no encontro com o paciente, principalmente por não terem preparo para tal. Apesar de a maioria das escolas americanas terem o ensino de R/E e saúde nos currículos das graduações em medicina, esta formação ainda é precária e apresenta falhas. A maioria dos profissionais de cuidados primários à saúde não teve contato com a temática durante a graduação. Muitos cursos e disciplinas em R/E e saúde têm sido oferecidos na formação em cuidados primários, especialmente, em medicina de família, na tentativa de melhor preparar estes profissionais para realizar um cuidado integral e multidisciplinar, que inclua a dimensão espiritual. Porém muito ainda deve ser investigado principalmente em relação às ações específicas do cuidado espiritual, como realizar a abordagem em R/E com o paciente, como ensinar este tema nos currículos médicos e quais as metodologias de ensino mais efetivas para a transformação da prática clínica dos profissionais de cuidados primários à saúde. A presente revisão mostrou a frequência em abordar a R/E nas práticas de cuidados primários ainda é baixa, e que existem muitos desafios à inserção desta temática no encontro clínico. Por outro lado, percebe-se uma grande participação dos profissionais deste nível de atenção tanto na oferta do cuidado espiritual quanto na produção científica da área. Dentre as especialidades de APS, os médicos de família são os que mais procuram conhecer as crenças espirituais/religiosas dos seus pacientes, sendo também o programa de residência ou de especialização que mais promove treinamentos e capacitação voltados para esta temática. No âmbito educacional, já existem muitos exemplos de estratégias e ferramentas de ensino em R/E e saúde que podem servir como fonte e embasar novas iniciativas na direção da efetivação deste ensino nos cursos de graduação em medicina e de pós-graduação em cuidados primários à saúde. Porém, ainda não se sabe a consistência e efetividade deste ensino, uma vez que são poucas as pesquisas que buscam avaliar as metodologias utilizadas e as intervenções realizadas. Assim, torna-se imprescindível a inserção da R/E nos cursos de graduação e pós-graduação em saúde, e da expansão deste ensino para diferentes realidades, contextos e categorias profissionais, para que os profissionais de saúde possam desenvolver uma prática clínica mais abrangente, integral e humanizada/humanizadora.
-
Mostrar Abstract
-
Many sociologists of religion have recently argued about secularization, claiming that what has been diminishing over time is not personal belief but religious institutional practice. With the growing interest and number of scientific publications in the field of R/E and health in the last 20 years, there are numerous studies that have identified a positive relationship between religiosity/spirituality and health, both physical and mental. There is also evidence that R/E is an important dimension for most people, especially when they are sick, and that many patients want these issues to be included in their primary health care. However, there are still few professionals who approach this theme in the meeting with the patient, mainly because they are not prepared for it. Although most American schools have R/E and health education in medical undergraduate curricula, this education is still precarious and flawed. Most primary health care professionals had no contact with the topic during graduation. Many R/E and health courses and disciplines have been offered in primary care training, especially in family medicine, in an attempt to better prepare these professionals for comprehensive and multidisciplinary care that includes the spiritual dimension. However, much remains to be investigated, especially regarding the specific actions of spiritual care, how to approach the R/E with the patient, how to teach this topic in medical curricula and what are the most effective teaching methodologies for transforming the clinical practice of patients. primary health care professionals. The present review showed that the frequency of approaching R/E in primary care practices is still low, and that there are many challenges to the insertion of this theme in the clinical meeting. On the other hand, there is a large participation of professionals of this level of attention both in the provision of spiritual care and in the scientific production of the area. Among the PHC specialties, family physicians are the ones who most seek to know the spiritual/religious beliefs of their patients, as well as the residency or specialization program that most promotes training focused on this theme. In the educational field, there are already many examples of strategies and teaching tools in R/E and health that can serve as a source and support new initiatives towards the realization of this teaching in undergraduate medical and postgraduate courses in primary care. Cheers. However, the consistency and effectiveness of this teaching is still unknown, since there is little research that seeks to evaluate the methodologies used and the interventions performed. Thus, the inclusion of R/E in undergraduate and postgraduate courses in health is essential, and the expansion of this teaching to different realities, contexts and professional categories, so that health professionals can develop a broader clinical practice. integral and humanized/humanizing.
|
|
15
|
-
DAVILENE SOUZA SANTOS
-
O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA: VERIFICAÇÃO DA ADESÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA I
-
Orientador : FLAVIA GOULART MOTA GARCIA ROSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
KATIA DE OLIVEIRA RODRIGUES
-
NIDIA MARIA LIENERT LUBISCO
-
RENATA MEIRA VERAS
-
Data: 17/10/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Um Repositório Institucional é uma ferramenta que permite o armazenamento, preservação e memória de uma universidade, elevando a visibilidade da produção acadêmica e científica. Disponibilizar o conhecimento produzido nas Instituições de Federais de Ensino Superior é um dos pilares que sustenta a existência dos repositórios. Já a democratização do acesso à informação é parte integrante do Movimento de Acesso Aberto, do qual originaram-se os repositórios. Nesse sentido, este estudo propõe-se a verificar como vem ocorrendo a disponibilização de conteúdo resultante da produção científica dos cursos de pós-graduação da Área I, no período de 2010 a 2018 no Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia. Dessa forma, objetivou-se analisar a disponibilização de conteúdo resultante da produção científica nos programas de pós-graduação da Área I entre 2010 e 2018 no Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia, através da observação sistemática das subcomunidades dos programas de pós-graduação no Repositório; assim como a identificação dos tipos de documentos inseridos, e investigar, junto aos coordenadores de curso, os critérios utilizados pelos programas para inserção da produção acadêmica e científica nesse ambiente virtual. Para o alcance dos objetivos propostos, adotamos com instrumento de coleta de dados, a observação sistemática da subcomunidades no Repositório e das homapage dos programas, além da aplicação de questionário aos coordenadores dos cursos de pós-graduação da Área I, através da ferramenta SurveyMonkey. A pesquisa possui natureza qualitativa-quantitativa, que visa descrever os fenômenos de modo categorizados e numericamente. A estrutura deste trabalho apresenta-se dividida em: apresentação; percurso metodológico; artigo publicado na revista Acesso Livre, intitulado “Panorama de consumo da informação: da oralidade ao Movimento de Acesso Aberto”; segundo artigo publicado, agora na revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, intitulado “A comunicação científica no repositório institucional da UFBA: levantamento na Área I”. Em seguida, apresentamos as análises e discussões dos resultados, divididas em três subseções. Por fim, trazemos as considerações finais com recomendações para trabalhos futuros. O estudo revela a necessidade de intervenção das instâncias superiores da instituição, junto à comunidade acadêmica e científica, para alavancar o uso e a disponibilização de conteúdo no Repositório Institucional, não como mais uma base de dados local e superficial, como alguns coordenadores colocaram, mas como um espaço de preservação, memória e visibilidade da instituição. Consideramos, de todo modo, que o estudo foi satisfatório, ao possibilitar a identificação de possíveis entraves e dificuldades da Área I da universidade, para a disponibilização de conteúdo em acesso aberto. Constatamos que, na sua maioria, os programas tendem a incentivar a inserção de conteúdo, mas ainda de forma irrelevante, sem definições de procedimentos e mesmo incentivos.
-
Mostrar Abstract
-
An Institutional Repository is a tool that allows the storage, preservation and memory of a university, raising the visibility of academic and scientific production. Making available the knowledge produced in Federal Higher Education Institutions is one of the pillars that supports the existence of repositories. The democratization of access to information is an integral part of the Open Access Movement, from which the repositories originated. In this sense, this study aims to verify how the availability of content resulting from the scientific production of Area I postgraduate courses has been available, from 2010 to 2018 in the Institutional Repository of the Federal University of Bahia. Thus, the objective was to analyze the availability of content resulting from scientific production in the Postgraduate Programs of Area I between 2010 and 2018 in the Institutional Repository of the Federal University of Bahia, through the systematic observation of the subcommunities of the postgraduate programs in the repository; as well as the identification of the types of documents inserted, and investigate with the course coordinators, the criteria used by the programs to insert academic and scientific production in this virtual environment. To achieve the proposed objectives, we adopted with data collection instrument, the systematic observation of subcommunities in the Repository and program homapage, as well as the application of a questionnaire to Area I graduate coordinators, through the SurveyMonkey tool. The research has a qualitative and quantitative nature, which aims to describe the phenomena in a categorized and numerical way. The structure of this paper is divided into: presentation; methodological route; article published in the magazine Acesso Livre, entitled “Panorama of information consumption: from orality to the open access movement”; second article published, now in the magazine Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, entitled “Scientific Communication in the UFBA Institutional Repository: Survey in Area I”. Then we present the analysis and discussion of the results, divided into three subsections. Finally, we bring the final considerations with recommendations for future work. The study reveals the need for intervention by the higher levels of the institution, within the academic and scientific community, to leverage the use and availability of content in the Institutional Repository, not as another local and superficial database, as some coordinators put, but as a space for preservation, memory and visibility of the institution. In any case, we considered that the study was satisfactory, as it allowed the identification of possible obstacles and difficulties of the university Area I, for the availability of open access content. We find that for the most part, programs tend to encourage content insertion, but still irrelevant, with no procedural definitions or even incentives.
|
|
16
|
-
EDINOGLEDE NERY DOS SANTOS
-
A TEMÁTICA AMBIENTAL NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: O BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
-
Orientador : ADRIANA MIRANDA PIMENTEL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARMEN FONTES DE SOUZA TEIXEIRA
-
LUCIANA ALAIDE ALVES SANTANA
-
MILSON DOS ANJOS BATISTA
-
Data: 21/10/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa realizado no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, com o objetivo de analisar como a temática ambiental é desenvolvida na formação dos estudantes, bem como o sentido que seus atores atribuem a essa discussão na formação acadêmica em saúde. Os sujeitos da pesquisa foram discentes concluintes no semestre 2018.2 e docentes do referido curso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada nos meses de novembro de 2018 a fevereiro de 2019. Os dados foram analisados com base na técnica análise de conteúdo. Observou-se que a temática ambiental esteve presente na formação dos estudantes através, principalmente, das atividades de ensino, na extensão algumas ações foram desenvolvidas, entretanto, no âmbito da pesquisa a presença da discussão ambiental foi pouco percebida. A perspectiva interdisciplinar e a concepção ampliada de saúde desenvolvidas no curso favoreceram o debate sobre temas ambientais, assim como as atividades desenvolvidas na comunidade externa. Os docentes possuem uma compreensão ampliada do meio ambiente e da relação existente com a saúde, mas a concepção sistêmica carece ser fortalecida no processo formativo considerando que alguns discentes não se apropriaram desse entendimento.
-
Mostrar Abstract
-
This is a study with a qualitative approach performed at Health Sciences Center of the Recôncavo of Bahia Federal University, in the Interdisciplinary Bachelorship in Health, in order to analyze how the environmental theme is developed in the student’s education, as well as the meaning its actors attribute to this discussion in the academic education in health. The research individuals were graduating students of the 2018.2 semester and professors of the course. The data collection was realized through semistructured interviews from November, 2018 to February, 2019. The data were analyzed based on the content analysis technique. It was observed that the environmental theme was present in the student’s education, mainly, through teaching activities; in extension courses, some actions were developed, although, in the research area, the presence of environmental discussion was little noticed. The interdisciplinary perspective and the health’s expanded concept developed in the course provided the debate about environmental themes, as well as the activities developed in the outer community. The professors have a wider understanding about the environment and its relation with health, but the systemic conception needs to be strengthened in the educational process, considering that some students have not assimilated this understanding.
|
|
17
|
-
ABDIAS DE SOUZA ALVES JUNIOR
-
Uso de metodologias ativas de ensino – aprendizagem no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
-
Orientador : CARMEN FONTES DE SOUZA TEIXEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA CONSTANTINA CAPUTO
-
LILIANA SANTOS
-
RITA DE CASSIA DE SOUZA NASCIMENTO
-
Data: 26/10/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A Universidade tem sido tema de debates internacionais, que apontam a necessidade de implementação de mudanças em várias dimensões, entre as quais destaca-se a proposta de incorporação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem (MAEA) que favoreçam a autonomia e o protagonismos dos estudantes em sua formação. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa no âmbito do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com o objetivo de analisar como têm sido utilizadas as MAEA pelos docentes envolvidos no componente curricular Processo de Apropriação da Realidade (PAR). Trata-se de um estudo descritivo e analítico que adotou como referencial teórico a pedagogia problematizadora de Paulo Freire e contemplou a aplicação de um questionário a 10 docentes do BIS-UFRB que ministram o PAR ao longo de cinco semestres do curso, bem como a análise de documentos que contém informações acerca do projeto pedagógico e ementas, documentos de domínio público sobre o curso e outros documentos disponibilizados pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados incluem, inicialmente, a descrição do projeto pedagógico do BIS-UFRB e a análise do conteúdo e das atividades propostas no âmbito do PAR, e, em seguida a descrição das atividades de gestão, planejamento e desenvolvimento docente no âmbito do BIS, que constituem o contexto em que se desenvolveu a implantação do curso. Posto isso, apresenta-se o perfil dos docentes entrevistados e os programas dos diversos módulos e as respostas acerca do uso das MAEA. Com base nesses achados, discute-se a relevância do PAR no projeto pedagógico do BIS, por tratar-se de um espaço de articulação da universidade com a comunidade, que propicia aos estudantes e docentes a produção de conhecimentos sobre a realidade de saúde da população do município onde se insere a UFRB, ao tempo que que favorece o desenvolvimento de habilidades necessárias aos futuros profissionais para atuarem no âmbito do sistema de saúde. Ressalta-se a importância da utilização de MAEA nos diversos módulos do PAR, porém aponta-se que, apesar da totalidade dos docentes referirem utilizá-las, constata-se certa fragilidade no conhecimento e no domínio dessas metodologias, concluindo-se pela necessidade de maior incentivo aos docentes para que utilizem as MAEA, recomendando-se a realização de atividades de educação continuada sobre este tema.
-
Mostrar Abstract
-
ABSTRACT: The University has been the subject of international debates, which point to the need to implement changes in various dimensions, including a proposal to incorporate Active Teaching-Learning Methodologies (ATLM), which favor performance and the protagonists. of the studies in its formation. From this perspective, a research was conducted within the Interdisciplinary Bachelor of Health (IBH) course at the Federal University of Recôncavo da Bahia (FURB), with the aim of analyzing how these were used as ATLM by the documents involved in the Curriculum Component Reality Appropriation Process (RAP). This is a descriptive and analytical study that adopted Paulo Freire's problematic theoretical and pedagogical framework and contemplated the application of a questionnaire to 10 IBH-FURB teachers who taught or RAP throughout five semesters of the course, as well as an analysis. documents containing information about the pedagogical project and menus, public domain documents about the course and other documents available to the research subjects. The selected, permitted results describe the IBH-FURB pedagogical project and analyze the content and application activities under the RAP, and then describe the document management, planning and development activities at IBH, which makes the context in which a course deployment will be developed. That said, we present the profile of the teachers interviewed and the programs of the various modules and the answers about the use of ATLM. Based on the findings, we discuss the relevance of RAP in the pedagogical project of IBH, as it deals with a space of articulation between the university and the community, which enables students and teachers to produce knowledge about the health reality of the population in the city where they live. FURB is inserted, as long as the development of skills is allowed or the use of skills for future professionals working in the health system. The importance of using ATLM in the various RAP modules is emphasized, but it does not apply to them. Despite the reference indices used, there is a certain weakness in knowledge and domain-methods, concluding that a greater incentive is used. For documents for use as ATLM, continuing education activities on this topic are recommended
|
|
|
|
18
|
-
YASMIN ALVES FERRAZ
-
MEMÓRIAS DE MULHERES DIRIGENTAS E RELAÇÕES DE GÊNERO NO MOVIMENTO ESTUDANTIL DA UFBA ENTRE AS DÉCADAS DE 1970 E 2010
-
Orientador : SONIA MARIA ROCHA SAMPAIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GEORGINA GONÇALVES DOS SANTOS
-
ROSANGELA JANJA COSTA ARAUJO
-
SONIA MARIA ROCHA SAMPAIO
-
Data: 07/11/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Localizada em uma encruzilhada de campos de saber, esta dissertação pretendeu colaborar para a produção de conhecimento dos estudos sobre mulheres e feministas, dos estudos sobre a universidade e dos estudos de movimentos sociais, utilizando como lente o feminismo negro interseccional. A pesquisa teve por objetivo visibilizar histórias de oito mulheres dirigentas do movimento estudantil da Universidade Federal da Bahia, desde as décadas de 1970 até 2010, e analisar, por meio das memórias presentes nas suas narrativas, como se davam as relações de gênero nesse contexto, utilizando como aporte teórico-metodológico a História Oral. Os resultados apontam que o espaço político em questão foi fecundo para a criação de novos paradigmas e descobertas pessoais e coletivas, mas igualmente revelou-se como (re)produtor das violências e desigualdades de gênero que atravessam a sociedade. Assim, o processo para tornar-se dirigenta envolveu um movimento de assimilação da cultura política dominante, através do aprendizado das suas regras e códigos, e o seu rompimento para construir uma nova cultura política, regida por outros valores que possibilitem práticas distintas, capazes de criar espaços potentes e plurais. A análise dos relatos produzidos gerou uma memória coletiva sobre o que significa ser mulher dirigente do movimento estudantil da UFBA, evidenciando uma relação imbricada entre passado e presente.
-
Mostrar Abstract
-
Located at a crossroads of fields of knowledge, this dissertation aimed to contribute to the production of the fields of women’s and feminists’ studies, university’s studies and social movements’ studies, using intersectional black feminism as a lens. The research aimed to make visible stories of eight leaderships of the student movement of the Federal University of Bahia, from the 1970s to 2010s, and to analyze, through the memories present in their narratives, how the gender relations occurred in this context, using as theoretical-methodological contribution the Oral History. The results indicate that the political space in question was fruitful for the creation of new personal and collective paradigms and discoveries, but also revealed to be (re)producer of the violence and gender inequalities that cross society. Thus, the process of becoming a leader involved a movement of assimilation of the dominant political culture through the learning of its rules and codes, and its disruption to build a new political culture, governed by other values that enable distinct practices capable of create powerful and plural spaces. The analysis of the reports produced generated a collective memory about what it means to be a woman that leads the UFBA’s student movement, highlighting an intertwined relationship between past and present.
|
|
19
|
-
TÂNIA GUIMARÃES LAPA
-
AS CONTROVÉRSIAS EM TORNO DA MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS
-
Orientador : MARCELO NUNES DOURADO ROCHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARMEN FONTES DE SOUZA TEIXEIRA
-
IEDA MARIA BARBOSA ALELUIA
-
LUIZ CLAUDIO LEMOS CORREIA
-
Data: 14/11/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Entre o final da década de 1980 e a primeira metade da década de 1990, a Medicina Baseada em Evidências (EBM) foi apresentada como um novo paradigma para a prática médica, que propunha novas bases epistemológicas para a tomada de decisão clínica, rebaixando ao máximo o valor epistêmico para a intuição, a experiência clínica e os raciocínios fisiopatológicos, e elevando ao máximo as evidências obtidas por meio de ensaios randomizados controlados (RCT). Trouxe consigo uma proposta de inovação das práticas médicas e do ensino médico, na medida em que passou a requerer novas habilidades para os médicos, principalmente as técnicas de avaliação das evidências mediante revisão sistemática da literatura científica disponível. Imediatamente após a divulgação dos manifestos do Evidence Based Medicine Working Group no ACP Journal Club (1991) e no Journal of American Medical Association (JAMA, 1992), tiveram início controvérsias acerca das ideias e propostas da EBM, que perduram até hoje, focando principalmente nas bases epistemológicas e nos aspectos éticos da proposta. Nessa época, foi criada uma revista específica (British Medical Journal – Evidence Based Medicine ou BMJ-EBM), enquanto fascículos especiais em periódicos médicos acumulavam as críticas e os debates (e.g. Journal of Evaluation of Clinical Practice). O objetivo desse trabalho é identificar e analisar as controvérsias ocorridas em torno da EBM, desde a década de 1990, precisamente nesses periódicos (JAMA, BMJ, Journal of Evaluation of Clinical Practice), além do The Lancet, que empreendeu a primeira reação institucional à EBM. Seguiremos essas controvérsias até 2018, quando irrompeu uma importante crise no âmbito da Cochrane Collaboration. Busca-se apresentar uma visão mais ampla, complexa e rica da EBM, para além de uma visão instrumental, como habitualmente é encontrada nos seus manuais e tutoriais. A expectativa é oferecer subsídios para uma reflexão que oriente um pensamento crítico, permita balancear as influências predominantes dos conceitos e métodos das ciências analíticas e das tecnologias, e seus impactos não apenas na medicina, mas também na educação médica universitária, e no campo mais geral da saúde. Depois de realizada a análise das controvérsias em torno da EBM, concluímos que para problematizar criticamente o que sejam as melhores evidências científicas, seus limites e possibilidades, é de grande relevância uma base histórica, epistemológica e ética.
-
Mostrar Abstract
-
Between the late 1980s and the first half of the 1990s, Evidence-Based Medicine (EBM) was introduced as a new paradigm for medical practice, which proposed new epistemological foundations for clinical decision-making, lowering as much as possible epistemic value for intuition, clinical experience and pathophysiological reasoning, and maximizing the evidence obtained through randomized controlled trials (RCT). It claimed the reform of medical education and training to provide clinicians with the skills and techniques for evidence evaluation through systematic review of available scientific literature. Immediately after the publication of the Evidence-Based Medicine Working Group manifesto in the ACP Journal Club (1991) and the Journal of the American Medical Association (JAMA, 1992), controversies about EBM's ideas and proposals started focusing mainly on the epistemological bases and the ethical aspects of the proposal, and has remained to this day. At that time, a specific journal (British Medical Journal - Evidence Based Medicine or BMJ-EBM) was created, while special issues of medical journals accumulated criticism and debate (e.g., Journal of Evaluation of Clinical Practice). In this paper, we will discuss controversies around EBM since the 1990s, precisely in these journals (JAMA, BMJ, Journal of Evaluation of Clinical Practice), as well as The Lancet, which undertook the first institutional reaction to EBM. We will continue these controversies until 2018, when a major crisis broke out within the Cochrane Collaboration. The goal is to present a broader, more complex and richer view of EBM, besides the instrumental view as commonly found in its manuals and tutorials. The expectation is to promote reflections and critical thinking to balance the predominant influences of the concepts and methods of the analytical sciences and technologies, and their impacts not only on medicine, but also on medical education, and on the wider field of healthcare. Depois de realizada a análise das controvérsias em torno da EBM, concluímos que para problematizar criticamente o que sejam as melhores evidências científicas, seus limites e possibilidades, é de grande relevância uma base histórica, epistemológica e ética. After analysing the controversies about EBM, After analyzing the controversies about EBM, we conclude that a historical, epistemological and ethical framework is relevant in order to critically approach the best scientific evidence and to establish its limits and possibilities
|
|
20
|
-
GENÁRIO DOS SANTOS
-
INTERDISCIPLINARIDADE: concepções e práticas de docentes em um Instituto da Universidade Federal da Bahia
-
Orientador : MARIA THEREZA AVILA DANTAS COELHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARMEN FONTES DE SOUZA TEIXEIRA
-
MARCELO NUNES DOURADO ROCHA
-
REJANE DE OLIVEIRA ALVES
-
Data: 04/12/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação aborda questões cruciais acerca da interdisciplinaridade. Tem como objetivo geral compreender as concepções e práticas interdisciplinares de docentes do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, da Universidade Federal da Bahia (IHAC-UFBA), que lecionam os componentes curriculares ‘Estudos sobre a Contemporaneidade I’ e ‘Estudos sobre a Contemporaneidade II’, discutindo os seus limites, as suas possibilidades e os desafios da interdisciplinaridade nos Bacharelados Interdisciplinares deste Instituto. Inicialmente, foi desenvolvida uma pesquisa de revisão integrativa sobre o tema, utilizando-se 29 artigos indexados na base de dados Scielo.org e publicados entre os anos de 2014 a 2018. Nessa revisão, a interdisciplinaridade foi contextualizada histórica e filosoficamente, problematizando-se seus aspectos conceituais, metodológicos, ideológicos e práticos relativos ao ensino superior. Posteriormente, passou à fase da pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas com onze docentes dos componentes curriculares citados acima. Também foi desenvolvida uma observação participante no ambiente da sala de aula de quatro desses docentes. A partir dessas observações, foi construído um diário de campo utilizado na etapa da análise dos dados. A partir da revisão integrativa e da pesquisa de campo, os resultados apontaram que o paradigma interdisciplinar tem crescido nos ambientes acadêmicos, sobretudo nas pesquisas de pós-graduação. Caracterizada como multiconceitual, polissêmica e multifacetada, a interdisciplinaridade abrange complexos modos de entendimento da nova estrutura hiperdinâmica do conhecimento. Todavia, mesmo em crescimento, existem diversas resistências a tais renovações, ainda muito presentes na academia, visto que os vários obstáculos à interdisciplinaridade ainda se configuram como entraves à maior ampliação do ensino e da pesquisa no âmbito interdisciplinar. Sobre as práticas docentes, foram identificadas que muitas delas são também realizadas no contexto disciplinar, sendo, aqui, consideradas como interdisciplinares pelo modo com que são realizadas. Por fim, apresenta- se, como resultado deste trabalho, reflexões frutos de problematizações elaboradas no decorrer das análises, cujo foco foi direcionado à ação docente, que tem como função mediar a aprendizagem, promovendo a autonomia crítico-reflexiva dos seus educandos.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation addresses crucial questions about interdisciplinarity. Its general objective is
to understand the interdisciplinary conceptions and practices of professors from the Professor Milton Santos Institute of Humanities, Arts and Sciences of the Federal University of Bahia (IHAC-UFBA). They teach the curriculum components' Studies on Contemporaneity I 'and' Studies on Contemporaneity II ', discussing its limits, its possibilities and the challenges of interdisciplinarity in the Interdisciplinary Bachelors of this Institute. Initially, the researcher did an integrative review using 29 articles indexed in the Scielo.org database and published between 2014 and 2018. In this review, interdisciplinarity was contextualized historically and philosophically, problematizing its conceptual, methodological, ideological and practical aspects related to higher education. Subsequently, he moved to the field research phase through semi-structured interviews with eleven professors of the curriculum components mentioned above. A participant observation was also developed in the classroom environment of four of these professors. From these observations, a field diary was used in the data analysis step. From the integrative review and field research, the results showed that the interdisciplinary paradigm has grown in academic environments, especially in postgraduate research. Characterized as multi-conceptual, polysemic and multifaceted, interdisciplinarity encompasses complex ways of understanding the new hyperdynamic structure of knowledge. However, even growing, there are several resistances to such renewals, still very present in academia, since the various obstacles to interdisciplinarity are still obstacles to further expansion of teaching and research in the interdisciplinary framework. Regarding teaching practices, it was identified that many of them are also performed in the disciplinary context, being here considered as interdisciplinary by the way they are performed. Finally, as a result of this work, the researcher presents reflections resulting from problematizations elaborated during the analyzes, which focus was directed to the teaching action, whose function is to mediate the learning, promoting the critical- reflexive autonomy of its students.
|
|
21
|
-
CARLA CRISTINA ANDRADE DE ARAÚJO
-
Desempenho acadêmico no curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia: um comparativo entre estudantes oriundos do Bacharelado Interdisciplinar e do Vestibular
-
Orientador : GEORGINA GONÇALVES DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA MARIA RICO
-
LETICIA SILVEIRA VASCONCELOS
-
VANESSA PRADO DOS SANTOS ALVAREZ
-
Data: 05/12/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação traz informações sobre o perfil e desempenho de estudantes que ingressaram, em 2012, no curso mais concorrido da Universidade Federal da Bahia (UFBA), após a reserva de 20% das vagas de todos os cursos de graduação da UFBA para os estudantes egressos dos Bacharelados Interdisciplinares (BI). O BI é uma nova modalidade de curso de graduação implantada na instituição no ano de 2009, que promoveu uma mudança significativa na estrutura curricular da universidade, devido a sua proposta formativa interdisciplinar, flexível e mais abrangente que valoriza a autonomia dos estudantes na sua formação. A reserva de vagas para os estudantes que concluíram o Bacharelado interdisciplinar nos cursos de maior demanda e, consequentemente, mais concorridos trouxe à tona a antiga discussão da meritocracia, qualidade e excelência do ensino e o questionamento em relação à diferença de desempenho dos estudantes egressos do BI em um curso de alto prestígio como é o caso do curso de Medicina. O objetivo desta pesquisa foi verificar se há diferença de desempenho acadêmico e de características socioeconômicas entre os alunos do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia ingressantes em 2012. Os alunos foram classificados em dois grupos distintos de acordo com a sua forma de ingresso: oriundos dos processos seletivos Vestibular e Egressos do Bacharelado Interdisciplinar. Foram considerados 162 estudantes, sendo 130 ingressos pelo vestibular e 32 egressos do Bacharelado Interdisciplinar. A partir da análise dos dados referentes ao perfil dos estudantes foram encontradas diferenças nas variáveis de sexo, idade, ano de conclusão do ensino médio e formação escolar do pai, porém essas diferenças encontradas são justificadas pela tendência atual em outras universidades, pela predominância de mulheres no BI, ou apenas pelo fato dos estudantes do BI já terem cursado 3 anos de curso, influenciando em variáveis como o tempo de conclusão do ensino médio e idade de ingresso no curso de Medicina. Baseado no estudo do desempenho acadêmico dos estudantes, foram verificadas algumas diferenças significantes quando combinadas a forma de ingressos com algumas variáveis, sendo consideradas positivas em todas elas para os estudantes ingressantes pelo vestibular. Quando aplicados os testes apenas por forma de ingresso, essa diferença positiva para o grupo do vestibular se confirmou com média de 7,797 e os ingressos pelo BI apresentaram média do CR igual a 7,331. Foi possível determinar também que as maiores médias foram encontradas, nesta pesquisa, entre os pardos de escola particular, do sexo feminino e com renda familiar maior que 40 salários mínimos.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation provides information about the profile and performance of students who entered in the most popular course at the Federal University of Bahia (UFBA), in 2012, after reserving 20% of the vacancies of all UFBA undergraduate courses for graduating students of Interdisciplinary Bachelor Degrees (BI). BI is a new modality of undergraduate course implemented in the institution in 2009, which promoted a significant change in the curricular structure of the university, due to its interdisciplinary, flexible and broader formative proposal that values the autonomy of students in their education. Reserving vacancies for students who have completed interdisciplinary Bachelor degrees in the most demanding and, consequently, the most sought after courses has brought to light the old discussion of meritocracy, quality and excellence of teaching and the questioning regarding the difference in performance of students graduating from the university BI in a course of high prestige as is the case of the medical course. The objective of this research was to verify if there is a difference of academic performance and socioeconomic characteristics among the students of the Medical School of the Federal University of Bahia who joined in 2012. The students were classified in two distinct groups according to their form of admission: coming from the entrance exam selection processes and graduates of the Interdisciplinary Bachelor. One hundred and sixty-two students were considered, of which 130 were admitted through college entrance exams and 32 were graduates from the Interdisciplinary Bachelor. From the analysis of the data related to the student profile, differences were found in the variables of gender, age, year of high school completion and father's educational background, but these differences are justified by the current trend in other universities, by the predominance of women in BI courses, or just because BI students have already attended 3 years of higher education, influencing variables such as the time of completion of high school and age of entry into medical school. Based on the study of the students' academic performance, some significant differences were verified when the form of admission with some variables was combined, being considered positive in all of them to the group of students admitted through the entrance exam. When applying the tests considering only the form of admission, this positive difference for the entrance exam group was confirmed with an average CR of 7.797 while the BI admission students presented an average CR equal to 7.331. It was also possible to determine that the highest averages were found, in this research, among private school, with tanned complexion, female and with family income greater than 40 minimum wages.
|
|
22
|
-
ITAMIRES LIMA SANTOS ALCANTARA
-
Itinerâncias acadêmicas de estudantes negros(as) do curso de Serviço Social na UFBA e suas experiências formativas no âmbito do currículo.
-
Orientador : RITA DE CASSIA DIAS PEREIRA DE JESUS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLÁUDIO ORLANDO COSTA DO NASCIMENTO
-
GEORGINA GONÇALVES DOS SANTOS
-
MAGALI DA SILVA ALMEIDA
-
Data: 06/12/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Ao longo dos anos pessoas negras vêm sendo abordadas nas produções acadêmicas como sujeitos cognoscíveis, sob a justificativa da objetividade dos métodos científicos, são transformadas em objetos de pesquisa. Diante deste quadro, este trabalho tem como objetivo problematizar as itinerâncias acadêmicas de estudantes negras(os) do Curso de Serviço Social na UFBA, com ênfase em suas experiências curriculares e formativas relativas à questão étnicorracial, realocando-os(as) como sujeitos cognoscentes na produção do conhecimento, neste caso, na construção do currículo. Para tanto, entrevistamos estudantes negros(as) concluintes do curso de Serviço Social da UFBA, considerando a experiência da autora como estudante negra na universidade, oriunda do curso de Serviço Social da UFBA; a observação de algumas apreensões de estudantes, em sua maioria negras, quanto ao currículo e formação do curso; como também, por acreditarmos que estes (as) estudantes já haviam vivenciado boa parte da formação, estando em estágio final, e que, portanto, teriam um olhar mais ampliado sobre esse processo. Recorremos também ao levantamento de documentos que dizem respeito ao curso de Serviço Social na UFBA, particularmente, seu Projeto Pedagógico e matriz curricular, com o objetivo de compreender sua criação, a perspectiva de transversalidade étnicorracial presente no currículo e estrutura do curso. Utilizamos como recurso metodológico a análise documental e a entrevista narrativa semiestruturada. Consideramos, a partir deste trabalho que as estudantes possuem entendimentos próprios sobre currículo e sobre as suas formações, e interagem dialogicamente com o currículo e a formação em Serviço Social na UFBA, fazendo críticas e proposições. Percebemos através das falas das estudantes, que estas, enfrentaram diversas violências causadas pelo racismo em suas trajetórias, que o entrar na universidade representou uma conquista muito significativa, não apenas para elas próprias, como também para as suas famílias. Evidenciamos também que, historicamente, os saberes relativos à história negra foram sumariamente excluídos ou deformados na história oficial, construindo silenciamentos. Fato que as estudantes destacam, de como a nossa história não é contada nos diversos espaços educacionais em todos os níveis e da invisibilização de intelectuais negros (as) e referenciais positivos, apontando para a necessidade de um reposicionamento epistemológico. As estudantes ressaltam a maneira tópica como é tratada e questão étnicorracial no curso de Serviço Social da UFBA, ficando como discussão obrigatória apenas em uma disciplina no segundo semestre, quando deveria perpassar por toda a formação profissional. Observamos também, a partir do levantamento feito da matriz curricular que esta nos surpreendeu positivamente, por constar, em 11 disciplinas obrigatórias, referência à questão étnicorracial, ainda que, de maneira incipiente. Consideramos ainda, no que se refere às aproximações e tensionamentos entre o serviço social e a questão étnicorracial que houveram avanços no âmbito da categoria de assistentes sociais no que concerne à ampliação do debate sobre a questão étnicorracial pelo protagonismo, principalmente, de assistentes sociais negras que têm pautado o debate. Muita coisa tem sido produzida pela categoria nos últimos anos sobre a questão étnicorracial que cabe ainda uma análise
mais aprofundada.
-
Mostrar Abstract
-
A lo largo de los años, los negros han sido abordados en producciones académicas como sujetos reconocibles, bajo la justificación de la objetividad de los métodos científicos, se transforman en objetos de investigación. Dado este escenario, este trabajo tiene como objetivo problematizar los itinerarios académicos de los estudiantes negros del Curso de Trabajo Social en la UFBA, con énfasis en sus experiencias curriculares y formativas relacionadas con el tema etnocorracial, reasignándolos como sujetos cognitivos en la UFBA. producción de conocimiento, en este caso, en la construcción del currículum. Con este fin, entrevistamos a estudiantes negros que se graduaron del curso de Trabajo Social de la UFBA, considerando mi propia experiencia como estudiante negro en la universidad del curso de Trabajo Social de la UFBA, observando algunas de las incautaciones de estudiantes en su mayoría negros En cuanto al currículum y la formación del curso, además de creer que ya habían experimentado una buena parte de la capacitación, estar en la etapa final y, por lo tanto, tendrían una visión más amplia de este proceso de formación. También utilizamos la encuesta de documentos que se refieren al curso de Trabajo Social en la UFBA, particularmente su Proyecto Pedagógico y matriz curricular, para comprender su creación, la perspectiva de transversalidad etno-racial presente en el currículo y la estructura del curso. Utilizamos como recurso metodológico el análisis documental y la entrevista narrativa semiestructurada. A partir de este trabajo consideramos que los estudiantes tienen su propia comprensión sobre el plan de estudios y su capacitación, e interactúan dialógicamente con el plan de estudios y la capacitación en Trabajo Social en la UFBA, haciendo críticas y proposiciones. Por los discursos de los estudiantes, nos damos cuenta de que enfrentaron diversas violencias causadas por el racismo en sus trayectorias, que ingresar a la universidad representó un logro muy significativo, no solo para ellos, sino también para sus familias. También evidenciamos que, históricamente, el conocimiento relacionado con la historia negra fue sumariamente excluido o deformado en la historia oficial, construyendo silencios. Hecho que los estudiantes destacan, cómo nuestra historia no se cuenta en los diversos espacios educativos en todos los niveles y la invisibilidad de los intelectuales negros y las referencias positivas, lo que señala la necesidad de un reposicionamiento epistemológico. Los estudiantes
enfatizan la forma tópica en que se trata y el tema etno-racial en el curso de Trabajo Social de la UFBA, siendo solo una discusión obligatoria en una disciplina en el segundo semestre, cuando debe pasar por toda la formación profesional. También observamos, en la encuesta realizada sobre el plan de estudios, que nos sorprendió positivamente, ya que incluía, en 11 materias obligatorias, una referencia al tema étnico- racial, aunque de manera incipiente. También consideramos, con respecto a las aproximaciones y tensiones entre el servicio social y el tema étnico-racial, que ha habido avances en la categoría de trabajadores sociales con respecto a la ampliación del debate sobre el tema étnico-racial por parte del protagonismo, especialmente de los trabajadores sociales negros que Han guiado el debate. La categoría ha producido mucho en los últimos años sobre el tema etno-racial que aún necesita más análisis.
|
|