Artista da Dança, pesquisadora na área de Dança, performer, bailarina e coreógrafa, professora de Yoga Sivananda Internacional, professora colaboradora do PPGAC - UFRGS. Prof. Drª. Performer de ações em intervenções públicas. Professora Doutora D.E., Escola de Dança e Associada II Programa de Doutorado DMMDC Difusão do Conhecimento UFBA, professora permanente na pós graduação no Doutorado Associativo UFBA UNEB IFBA UFFS, LCCC SENAI SEMANTEC. Líder do Grupo de Pesquisa DC-3 CNPQ. Tem experiência na área de Artes e Dança, Educação e Educação Somática BMC®, com ênfase em métodos e técnicas de ensino e composição e criação coreográfica improvisacional entre seguintes assuntos: educação somática, conscientização corporal, processos evolutivos e cognitivos corpo-mente, performance. Coordena o Projeto de Pesquisa e Extensão interação cognitiva BMC na Escola de Dança da UFBA, com a atividade de pesquisa Roda BMC Mães e Bebês desde 2010 do projeto Interação Cognitiva BMC® Dança Escola. Pesquisadora associada à Associação Nacional de Pesquisadores em Dança- ANDA. Membro das Associações Internacionais Ismeta e BMCA e da Rede Nacional e Estadual pela Primeira Infância.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
2016 - 2017 Pós-Doutorado II. Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e Artes Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: EDUCAÇÃO SOMÁTICA. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil.
2016 - 2016 Aperfeiçoamento em 4Economias. (Carga Horária: 148h). Fluxonomia 4D, FLUX4D, Brasil. Título: Linha de Ação: Interação Cognitiva BMC Dança Escola. Ano de finalização: 2016. Orientador: Lala Deheizelin.
2015 - 2016 Aperfeiçoamento Practicioner. (Carga Horária: 360h). SCHOOL FOR BODY MIND CENTERING, SFBMC, Estados Unidos. Formação Prático Terapeuta Corporal BodyMind Centering Orientador: Maryska Bygos.
2015 Especialização em andamento Practicioner. (Carga Horária: 360h). School for the Body Mind Centering, SBMC, Estados Unidos.
2015 - 2015 Formação Teacher Training Course. (Carga Horária: 250h). Asociacion de Yoga Sivananda - Montevideo, Uruguay, TCC, Uruguai. Título: Yoga Teacher Completion. Orientador: Kanti Devi Swami Dayananda e Swami Premananda.
2012 - 2012 Formação em Sustentabilidade. (Carga Horária: 180h). Gaia Education, GEE, Escócia. Título: Projeto de Hortas em Espaços Urbanos, Instituições e Áreas Residenciais. Ano de finalização: 2012. Orientador: May East.
2011 - 2014 Especialização em IDME Infant Developmental Movement Education. (Carga Horária: 192h). School for the Body Mind Centering, SBMC, Estados Unidos. Título: Baby Circles for Infant movement Development. Orientador: Mariska Bigos.
2011 - 2014 Especialização em IDME Infant Developmental Movement Education. (Carga Horária: 192h). School for the Body Mind Centering, SBMC, Estados Unidos. Título: Infant Developmental Challenges in Contemporary Society. Orientador: Mariska Bigos.
2008 - 2009 Pós-Doutorado I. URGS PPGAC Programa de Pós graduação em Artes Cênicas. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-graduação colaborador Outras informações Disciplina Tópico Especial 1- junho 2008 disciplina Atelier de Composição e Montagem II - julho/agosto 2008 Curso de Extensão Laboratório de Performance I - 2 semestre 2008 Curso de Extensão Laboratório de Performance II - janeiro 2009 Grande área: Lingüística, Letras e Artes Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance.
2005 - 2006 Aperfeiçoamento do Programa Licenciatura em Ensino de Língua Inglesa. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: Graduação em Tradução Intérprete Inglês- Português. Ano de finalização: 2006. Orientador: Victoria Claire Weischtordt
2002 - 2006 Doutorado em Comunicação e Semiótica (Conceito CAPES 4). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: CORPULAÇÕES, Ano de obtenção: 2006. Orientador: Helena Katz.
2002 - 2002 Graduação em Educação Física - Aluno Especial. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2001 - 2001 Graduação em Terapia Ocupacional - Aluno Especial. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2000 - 2000 Graduação em Educação Física - Aluno Especial. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1999 - 2001 Formação de Educador Somático. SCHOOL FOR BODY MIND CENTERING, SFBMC, Estados Unidos. Título: Somatic Movement Education BMC® Orientador: Myra Avedon.
2001- 2002 Especialização em Programa Certificado em Educação Somática - SBMC. School for the Body Mind Centering, SBMC, Estados Unidos.
1997 - 2001 Mestrado em Comunicação e Semiótica (Conceito CAPES 4). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: Cartilha Desarrumada: Trânsitos e circuitações em Klauss Vianna,Ano de Obtenção: 2001. Orientador: Helena Katz. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1995 - 1996 Programa de Licenciatura em Línguas Estrangeiras. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. 1982 - 1986 Graduação em Língua e Literatura Inglesa - Tradução. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Título: Tradução e intertextualidade. Orientador: Rosimere Arrojo.
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Artes e Dança Educação e Educação Somática Meio Ambiente e Sustentabilidade Comunicação e Intersemiótica Cultura e Difusão do Conhecimento