Banca de QUALIFICAÇÃO: MAIARA DO ESPÍRITO SANTO CERQUEIRA DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAIARA DO ESPÍRITO SANTO CERQUEIRA DE ARAUJO
DATA : 03/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

Efeito combinado da atividade física no tempo livre e do comportamento sedentário na obesidade abdominal em participantes do ELSA-Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Atividade Física no Tempo Livre; Comportamento Sedentário; Obesidade Abdominal.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Introdução: A obesidade é um dos maiores problemas de saúde das sociedades contemporâneas estando relacionada com o surgimento de várias morbidades, porém quando o acúmulo de gordura é mais acentuado na região central do corpo (obesidade abdominal) parece haver um maior risco para desenvolvimento dos diferentes agravos metabólicos e cardiovasculares.

Objetivo: Verificar qual a combinação entre atividade física no tempo livre e comportamento sedentário que mais contribui para prevenção da obesidade abdominal em adultos participantes do ELSA-Brasil.

Métodos: Estudo transversal com dados da onda 2 de 13.931 participantes de ambos os sexos, com idade entre 35-74 anos do Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA-Brasil). A atividade física foi mensurada por meio do International Physical Activity Questionnary (IPAQ). O comportamento sedentário foi identificado por meio de entrevista sobre a quantidade de horas sentado acumulado e também sobre a quantidade de tempo de tela no lazer durante um dia da semana e durante um dia no final de semana. A obesidade abdominal foi identificada por meio da antropometria. Foram propostos diferentes modelos de regressão logística utilizando-se diferentes combinações entre atividade física no tempo livre e comportamento sedentário ajustados por variáveis de confundimento. Em todos os modelos de análise foi fixada como referência a combinação atividade física insuficiente (< 150 min/sem) e muito comportamento sedentário (≥ 8 horas/dia para tempo sentado acumulado e ≥ 4 horas dia para tempo de tela). Utilizou-se intervalo de confiança a 95%.

Resultados: As combinações atividade física no tempo livre e pouco tempo sentado acumulado, OR = 0,49 (0,41-0,58) e 0,47 (0,40-0,55), além de atividade física no tempo livre e pouco tempo de tela no lazer, OR = 0,50 (0,43-0,58) e 0,40 (0,35-0,46), respectivamente para homens e mulheres, foram as que apresentaram associações inversas mais significativas com obesidade abdominal.

Conclusões: Além da prática de atividade física no tempo livre deve-se reduzir o tempo sentado acumulado e o tempo de tela no lazer para que a obesidade abdominal possa ser prevenida.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 089.128.075-87 - FRANCISCO JOSE GONDIM PITANGA - UFBA
Externo à Instituição - CIRO OLIVEIRA QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 25/07/2022 16:17
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA