Banca de DEFESA: CLAIRE MARCIA SANTANA LIMA

DISCENTE : CLAIRE MARCIA SANTANA LIMA
DATA : 02/03/2023
LOCAL: Sala de Qualificação e Defesa Tese do Instituto de Ciência da Saúde

Fatores relacionados à acurácia da avaliação auditiva com dispositivo baseado em smartphone hearTest em trabalhadores expostos à ruído

Perda auditiva, trabalhadores, perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR) aplicativo para smartphone, acurácia, fatores relacionados.

Objetivo: Identificar fatores sociodemográficos, ocupacionais e atencionais relacionados à acurácia da avaliação auditiva com o dispositivo baseado em smartphone hearTest, em comparação com a audiometria convencional, em trabalhadores expostos à ruído. Métodos: Trata-se de um estudo de acurácia, de caráter exploratório, conduzido com trabalhadores expostos à ruído. Todos os participantes responderam ao questionário de investigação de dados sociodemográficos,
ocupacionais e atencionais, e realizaram meatoscopia, avaliação auditiva com o hearTest e audiometria convencional. Foi realizada análise estatística descritiva dos dados sociodemográficos, ocupacionais e atencionais, e estimadas as medidas de sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo (VPP), valor preditivo negativo (VPN) e índice de Youden (J). Resultados:O hearTest demonstrou boa acurácia para a identificação de “qualquer perda auditiva” para todos os fatores avaliados, exceto em trabalhadores com idade entre 40 e 49 anos, de cor branca,com baixa escolaridade, e renda superior a cinco salários-mínimos. Para a identificação da Perda Auditiva Induzida pelo Ruído, o hearTest não apresentou boa acurácia apenas para trabalhadores com idade entre 40 e 49 anos, com baixa escolaridade, renda inferior a dois salários mínimos e que referiram sono irregular na noite anterior à avaliação auditiva. Para ambos os critérios de PA, constatou-se que o hearTest apresentou pior acurácia de acordo com o aumento da faixa etária. Os estratos com maior nível educacional alcançaram maiores percentuais de acurácia e o J foi mais elevado entre mulheres, trabalhadores com idade entre 18 e 29 anos, não brancos, com ensino superior, renda de dois a cinco salários-mínimos, que exerciam função técnica e que negaram jejum, para ambas as classificações de PA. Conclusão: Os resultados obtidos com o presente estudo sugerem que fatores sociodemográficos e atencionais podem influenciar na acurácia da avaliação auditiva com dispositivo baseado em smartphone hearTest na população de trabalhadores. A acurácia do hearTest foi mais elevada entre mulheres, trabalhadores com idade entre 18 e 29 anos, não brancos, com ensino superior, renda de dois a cinco salários-mínimos, que exerciam função técnica e que negaram jejum, para ambas as classificações de PA adotadas por este estudo.

Presidente - 2325330 - ANA PAULA CORONA
Externa à Instituição - SHEILA ANDREOLI BALEN - UFRN