Banca de DEFESA: MAIARA DO ESPÍRITO SANTO CERQUEIRA DE ARAUJO

DISCENTE : MAIARA DO ESPÍRITO SANTO CERQUEIRA DE ARAUJO
DATA : 06/03/2023
LOCAL: Instituto de Ciências da Saúde

Efeito combinado da Atividade Física no Tempo Livre e Redução do Comportamento Sedentário na Obesidade Abdominal em participantes do ELSA-Brasil.

Atividade física no tempo livre, comportamento sedentário, obesidade abdominal, ELSA-Brasil

Introdução: A obesidade abdominal é um padrão de obesidade que tem sido considerada um problema de saúde pública. A atividade física é considerada um fator importante para a prevenção da obesidade abdominal. O aumento do tempo em comportamento sedentário tem sido associado a desfechos negativos para a saúde, dentre eles, a obesidade abdominal. Objetivos: Identificar qual combinação entre atividade física no tempo livre e comportamento sedentário que mais contribui para a prevenção da obesidade abdominal em adultos participantes do ELSA-Brasil. Método: Estudo transversal com os participantes do primeiro seguimento da coorte ELSA-Brasil (2012-2014). Foram selecionados um total de 14.014 participantes. As variáveis independentes foram a atividade física e o comportamento sedentário; a variável dependente foi a obesidade abdominal. As associações entre a variável dependente e as variáveis independentes foram analisadas por meio de regressão logística. Foi feita a estimativa da OR (odds ratio) com IC a 95%. As variáveis idade, renda, escolaridade, consumo semanal de cerveja, tabagismo e menopausa foram testadas como possíveis confundidoras e/ou modificadoras de efeito. Resultados: Para os homens, as combinações se mostraram mais significativas quando, os memos, eram mais ativos fisicamente e gastavam menos tempo nos comportamentos sedentários analisados, tanto em um dia na semana quanto em um dia no final de semana. Para as mulheres com menopausa, tanto nas mais jovens quanto nas mais velhas, todas as associações das combinações entre AFTL suficiente e pouco tempo em comportamentos sedentários contribuíram para a prevenção da obesidade abdominal. Já nas mulheres sem menopausa, observou-se associações positivas, apenas, quando existe AFTL suficiente e pouco tempo nos comportamentos sedentários. Discussão: Os achados encontrados entre os homens e nas mulheres com menopausa corroboram com os artigos que tratam da mesma temática, ou seja, ser ativo e ficar menos tempo em comportamento sedentário previne a obesidade abdominal e outras doenças. Nas mulheres sem menopausa, poucas associações foram positivas, sendo necessário investigações mais aprofundadas acerca dessa temática. Conclusão: A combinação que mais contribuiu para a prevenção da obesidade abdominal foi ser mais ativo fisicamente e gastar menos tempo em comportamento sedentário, apesar de algumas diferenças nos resultados das mulheres sem menopausa.

Externo à Instituição - CIRO OLIVEIRA QUEIROZ
Presidente - ***.128.075-** - FRANCISCO JOSE GONDIM PITANGA - UFBA