Banca de QUALIFICAÇÃO: HOSANA SANTOS DE JESUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HOSANA SANTOS DE JESUS
DATA : 20/07/2022
HORA: 13:00
LOCAL: conferencia web
TÍTULO:

LITERATURA ÉTNICO-RACIAL: POR UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Língua e literatura. Literatura negra. Educação das relações étnico-raciais. Pedagogia decolonial


PÁGINAS: 73
RESUMO:

Este memorial em construção, desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras vinculado à Universidade Federal da Bahia, está fundamentado numa abordagem de pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e objetiva refletir sobre o processo de autoformação da professora-pesquisadora, à medida que desenvolve um projeto de intervenção que tem por objetivo investigar como a literatura negra pode contribuir para construção afirmativa das identidades negras e para o combate ao racismo na escola Municipal Carlos Drummond de Andrade com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, possibilitando desenvolver uma educação interessada na diversidade étnico-racial. A intervenção será desenvolvida em uma turma constituída por 35 estudantes pré-adolescentes e a fim de propor um ensino de Língua Portuguesa que esteja de acordo com a realidade do educando este trabalho pauta-se em uma pedagogia contra-hegemônica, nesse contexto, busca-se, através da literatura negra, relacionar aspectos ligados à cultura, ao pensamento e à história dos povos negros aos modos de construção do texto literário. Pensando em possibilitar aos alunos uma experiência significativa para sua formação como cidadãos que se apropriam do poder da leitura literária, é que serão desenvolvidas rodas de conversas sobre temas que levem os alunos a refletirem acerca das relações étnico-raciais. O embasamento teórico para a consolidação dessa pesquisa se constituiu nas ideias de: Debus (2017) com os estudos acerca da literatura afro-brasileira na literatura infantil e juvenil; Gomes (2011) com discussões no tocante à diversidade, à cultura e à educação das relações étnico-raciais; Candau; Oliveira (2010) com o conceito de pedagogia decolonial; Cosson (2011) com estudos sobre letramento literário. Tem-se como expectativa a superação das desigualdades raciais, bem como, destacar os desafios e as possibilidades de se construir um outro projeto de educação que se configure como transformador, em que a educação exerça um papel significativo na transformação do sujeito, possibilitando tornar o ambiente da escola em um espaço privilegiado para aceitação das diferenças. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6287231 - ALBA VALERIA TINOCO ALVES SILVA
Externa à Instituição - Ana Virgínia Lima da Silva Rocha - UFRN
Externa à Instituição - ELIANE DEBUS - UFSC
Notícia cadastrada em: 19/07/2022 16:10
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA